Reserve Agora logo

10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores

Priscila Reis| Ago 13, 2015 | O que fazer

10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores

Trancoso faz parte da Costa do Descobrimento na Bahia. Afinal, foi lá que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou, tomando posse do solo brasilis em nome dos portugueses. E com o tempo, o que era uma pequena tribo indígena tornou-se uma aldeia jesuíta, para disseminar o catolicismo entre os que ali habitavam. Ficou esquecida por muitos anos, até ser “encontrada” por hippies nos anos 70, e desde então, passou a ser um dos destinos turísticos mais cobiçados do Brasil.

1. Praias de Trancoso
Para quem não conhece Trancoso, é bom esclarecer que o Quadrado fica no alto das falésias, onde existe a vila de Trancoso propriamente dita. Para chegar às praias, é preciso caminhar ou seguir de carro. Abaixo selecionamos as melhores praias de Trancoso:

Na Praia dos Nativos você encontra pousadas maravilhosas pé na areia, sobre as quais falamos no post: Melhores pousadas de Trancoso: dicas de hospedagem e bares de praia abertos a não hóspedes (exceto em períodos de altíssima temporada), como o da Estrela D’Água (foto abaixo) e o da Villas de Trancoso.

Trancoso 10 programas NATIVOS(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores)

A Praia dos Coqueiros, Praia Rio da Barra, Praia Rio Verde, são consideradas as mais belas. A Praia de Itaquena é a escolha dos surfistas e as Praias de Itapororoca e Patimirim, por serem mais longe e desertas, para quem adora fazer caminhadas.

A Praia Barra do Rio Trancoso se destaca pelo encontro do rio com o mar e beleza natural.

Trancoso 10 programas 1(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores)

2. O Uxuá Praia Bar é um lindo bar de praia localizado na Praia Barra do Rio Trancoso, em frente a um lindo manguezal e bem ao lado do ponto onde o rio se encontra com o mar. Além da bela decoração, os petiscos e drinks são ótimos e o atendimento muito amistoso. Os hóspedes do Uxuá têm lugar garantido nesse bar, mas é também aberto a não hóspedes. 

Trancoso 10 programas 3(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores)

Trancoso 10 programas 2(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores)

3. Visitar a igreja do Quadrado em Trancoso, linda por dentro, com seus bancos e altares turquesa, e por fora, com arquitetura colonial original. É tão especial que dá vontade de casar ou até mesmo renovar os votos nela.

Trancoso como chegar 1(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores)

Trancoso 10 programas IGREJA(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores)

4. Passar um final de tarde no Quadrado, vendo as crianças correrem no gramado, malabaristas fazendo graça, artistas expondo artesanato. Vale a pena ir na parte do fundo da igreja no momento do pôr do sol, que embora não se ponha nesse lado, colore o céu e o mar com tons maravilhosos. Ao cair a noite, siga para algum dos restaurantes indicados no post Melhores restaurantes de Trancoso – Bahia: onde comer e se delicie com a culinária local e o atendimento simpático dos moradores da vila. Não deixe de apreciar as casinhas coloridas que ficam ao redor dessa área verde.

Trancoso 10 programas QUADRADO(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores)

Trancoso 10 programas quadrado 2(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores)

5. Taipe é uma praia deserta e bela, cheia de falésias, entre Arraial d’Ajuda e Trancoso. Há duas barracas que costumam estar bem tranquilas durante todo o ano, exceto na época de Reveillon, quando as areias “fervem” tamanha a agitação. 

6. A Praia do Espelho (Curuípe)  foi eleita diversas vezes como a praia mais bonita do Brasil e já entrou para o rol de uma das praias mais bonitas do mundo. Na maré baixa, o reflexo do sol prateia a água, e na lua cheia, acontece o fenômeno do espelho, refletindo as falésias na água. Há alguns bares de praia como o Bar do Baiano, com espreguiçadeiras e boa comida. Se quiser algo mais local e exótico, tente encontrar a casa da famosa Silvinha, que cozinha para pouquíssimas pessoas pratos com influência asiática, preparados com ingredientes frescos locais.

Praia do Espelho P(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores – Praia do Espelho)

7. A Aldeia de Itaporanga fica próxima da Praia do Espelho e é uma boa oportunidade para apreciar e comprar, se desejar, artesanato local feitos por índios Pataxo.

8. Fazer um passeio de barco pela praias da Costa do Descobrimento também é uma opção interessante para quem tem pouco tempo, e pretende conhecer várias praias de uma só vez. É possível fazer snorkeling em praias como Itaquena e Itapororoca, na maré baixa.

Trancoso 10 programas barco(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores)

9. Caraíva é uma vila de pescadores muito antiga, que preserva tradições dos seus antepassados, inclusive o hábito de viver sem energia elétrica. Para chegar na vila, é preciso seguir por quase 40km de carro, partindo de Trancoso, e depois atravessas o rio de barco e ainda seguir de carro por um pequeno trecho. O ideal é contratar esse passeio com alguma agência local, para não ter erro. Lá também existe uma tribo de índios pataxós, onde poderá apreciar o artesanato local e conhecer um pouco mais sobre o dia a dia dessa comunidade.

10. Conhecer o Teatro L’Occitane de Trancoso, principalmente durante a época do Festival de Música de Trancoso, que acontece, normalmente, no mês de março de cada ano. www.musicaemtrancoso.org.br.

Trancoso 10 programas teatro(10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores)

E então? Viram quanta coisa legal tem pra fazer em Trancoso e arredores?

Reveillon em Trancoso: melhores festas e dicas – em breve

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • VALDÁLIA NEHRING

    fev 01, 2017

    Parabéns! explicações bem didáticas! muito legal!

    Responder
    • Priscila Reis

      fev 01, 2017

      Que bom que gostou Valdália :) Obrigada Priscila

      Responder
    • Ana Tavares

      out 02, 2017

      Parabens! muito explicativo amei

      Responder
      • Lais

        jun 14, 2018

        Parabens, muito bom as dicas de Trancoso.

        Responder