Reserve Agora logo

Curso de vinho em Saint-Émilion, região de Bordeaux

Priscila Reis| Abr 5, 2011 | O que fazer

Essa viagem não foi só de passeios, comida e muita, mas muuuita bebida mesmo. Melhor que isso. Foi uma viagem rumo ao descobrimento do mundo dos vinhos, onde passei a entender um pouco dessa atividade fantástica, através de um curso de vinhos espetacular feito da cidade de Saint-Émilion – Bordeaux – França.

Vignobles & Chateaux, além de ser uma loja super completa, com excelentes vinhos, também proporciona aos clientes ou apenas interessados no assunto, diversos cursos sobre vinhos, com degustação.  Os cursos podem ser privados, no que eles chamam de Le Package, ou dentro de uma sala de aula, ministrados pela École Du Vin de Saint-Émilion, dentro da própria loja. Recomendo a todos!!!


(Loja Vignobles & Chateaux)

Como éramos um grupo de 12 pessoas, optamos por fazer o curso privado – “Le Package” -, seguido de degustação de alguns vinhos Grand Crus Classé e Premier Grand Cru Classé – sobre essa classificação de vinhos, falaremos depois. O nosso professor, Patrick Marchal, foi simplesmente genial. Além de ser francês e entender TUDO sobre vinhos, para a nossa alegria, Patrick já morou no Brasil por 4 anos e fala português “brasileiro” com Perfeição. O “P” maiúsculo foi proposital mesmo. É que foi sensacional estar em Saint-Émilion – uma cidadezinha medieval bem pequena – e fazer um curso tão maravilhoso, com um professor falando o nosso idioma fluentemente, e ainda, degustando vinhos de 1ª qualidade. A experiência foi realmente fascinante. Eu, que era totalmente leiga no assunto, saí “me achando”. Claro que aprendemos o apenas o “Bê-a-bá”, mas já foi um começo grandioso.

O curso começou com Patrick nos explicando o mapa da região de Bordeaux; as diferenças entre os vinhos das principais subregiões, que são Médoc, Paulliac, Pomerol, Margaux, e Saint-Émilion; a produção e mistura das uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (essas que são as 3 usadas usadas na produção dos vinhos daquela região); o significado de “terroir”; plantação das vinhas; época da colheita; regras a serem observadas pelos produtores, etc.. Em seguida, nos mostrou como se faz a verdadeira degustação, passando pelos exames visual, olfativo e gustativo do vinho.

Depois de tanta informação, era chegada a hora mais esperada daquela manhã: a prova! Experimentamos alguns vinhos da região, sempre com Patrick nos fazendo identificar as suas características e nos explicando as diferenças. Meio tontos, como não podia deixar de ser, encerramos a aula  – que deveria durar 1hora e 30 minutos, e que acabou durando 3 horas – com o gostinho não só dos maravilhosos vinhos na boca, mas também de quero mais! Merci Patrick et à très bientôt!

 

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rodrigo

    set 20, 2013

    Parabéns pelo blog. Gostei muito. Qual o custo do curso de vinhos?

    Responder
    • Priscila Reis

      set 20, 2013

      Rodrigo, Tudo bem? As aulas privativas custam a partir de 75 euros por pessoa. Esse valor pode variar a depender do pacote que você escolher. Veja o link para a Vignobles Chateaux, onde fiz o curso, que eles detalham os preços: http://www.vignobleschateaux.fr/eng/formules Vale a pena! Abraços Priscila

      Responder
    • Marcela

      jan 20, 2014

      Ola, parabens pelo site...adorei a materia!!! Estou planejando uma viagem para bordeaux e adorei a dica...vc tem o contato desse professor? Obrigada!

      Responder
      • Priscila Reis

        jan 27, 2014

        Prezada Marcela, O contato de Patrick é: patrick@vignobleschateaux.fr Ele é maravilhoso e fala português do Brasil. abraços Priscila

        Responder
      • Mara Pereira Lalia

        abr 12, 2014

        Olá

        Responder
        • Mara Pereira Lalia

          abr 12, 2014

          Olá Priscila ,tudo bem ????,primeiro parabéns pelo blog ,tudo de muito bom gosto ,somos seus fãs !!Vou fazer uma viagem a Bordeaux com meu marido em julho próximo , somos amantes de vinhos e de viagens ,desta vez iremos sozinhos ...nosso filhote estará em Toronto .. Priscila ,quantos dias são necessários em Bordeaux/St Emillion ??? Vamos reservar o curso de vinhos tbm Obrigado Abs Mara

          Responder
          • Priscila Reis

            abr 14, 2014

            Mara, Que delícia que vcs farão essa viagem! O curso de vinhos vale super a pena, e eu recomendo ficar na região de 3 a 5 dias. Tudo depende da quantidade de vinícolas vcs querem conhecer e em que passo. Aproveitem :) Priscila

            Responder
          • Mércia Araújo

            abr 22, 2015

            Priscila, tenho interesse de fazer o curso porém não domino o idioma, tem opções para outros idiomas?

            Responder
            • Priscila Reis

              maio 11, 2015

              Mércia, O Patrick o curso que indiquei fala português!

              Responder
            • Marcelo Tapety

              set 07, 2015

              Priscila, que dica maravilhosa, irei fazer o curso.... Estou indo a Bordeaux em outubro ficarei 4 dias, tenho dificuldade com o idioma francês ( inglês só o básico) gostaria de saber se é interessante alugar carro para conhecer as vinícolas ou qual melhor forma, e também se é melhor agendar as visitas no próprio site dos chateaus?? Obrigado, abraços!!!

              Responder
              • Priscila Reis

                set 07, 2015

                Olá Marcelo, Tudo bem? Acho sempre melhor alugar um carro para explorar a região, e com o GPS, a barreira da língua não será um problema para se locomover por lá. O melhor é sempre agendar as visitas pelos sites ou telefonando (a maioria fala inglês). Caso não consiga, Patrick, quem eu indico nesse post, também presta o serviço de levar nas vinícolas, embora não seja barato, já que é um profissional hiper qualificado e que entende tudo sobre o assunto. O seu hotel também poderá ajudar. Espero ter contribuído e aproveite essa região que eu amo! abraços Priscila

                Responder
              • Marcelo Tapety

                set 15, 2015

                Oi Priscila, muitíssimo obrigado pelas dicas, já agendei o curso com o Patrick, estou super ansioso, depois conto como foi minha viagem, abraço !!!

                Responder
                • Priscila Reis

                  set 19, 2015

                  Que maravilha Marcelo! Manda abraços para Patrick e aproveita :)

                  Responder
                • Adriana Louback

                  mar 08, 2017

                  Puxa, espero que esse curso ainda esteja sendo oferecido, pois estarei indo pra Bordeaux em Junho. Adorei as informações, vou entrar em contato.

                  Responder
                  • ANDERSON BARRETO DOS SANTOS

                    mar 28, 2017

                    Somos um casal de brasileiros (so falamos o português), estamos interessados em fazer um curso rápido de vinhos em Bordeaux. Qual a melhor ocasião? Quanto tempo? Quanto custaria?

                    Responder
                    • Priscila Reis

                      abr 12, 2017

                      Andersom, Tudo bem? Esse é o curso que recomendamos. Fizemos hea bastante tempo. O ideal é entrar em contato e ver o que eles estão oferecendo hoje em dia! Mas valeu muito a pena :)

                      Responder