Reserve Agora logo

Dicas de Jericoacoara com crianças: quando ir, como chegar, hotéis, restaurantes e passeios

Priscila Reis| Maio 7, 2013 | O que fazer , Com crianças

Em julho de 2011, resolvemos fazer uma aventura pelas praias do Ceará rumo à Jericoacoara, com crianças. Fiz um post com detalhes de como chegar, quando ir, melhores hotéis, restaurantes e os passeios mais bacanas para se fazer com os pequenos. Eles amaram tanto que pretendemos voltar em breve! 


Quando ir
:
A melhor época para ir à Jericoacoara é no inverno, pois cessa o período das chuvas e as lagoas ficam bem cheias. A partir de meados de julho, é possível ver o sol se pondo dentro da Pedra Furada.

Jeri Pedra Furada (1)


Como chegar em Jericoacoara
:
A forma mais rápida de se chegar em Jericoacoara é saindo de Fortaleza pela estrada. São cerca de 300 km, com um pequeno trecho pela praia. A viagem leva, em média, 4 horas. Mas se estiver disposto a se aventurar e quiser curtir um visual incrível, vá pela praia num carro 4×4, parando nas pequenas vilas de pescadores, nas cidadezinhas, almoce em Flecheiras no Hotel Orixás Art e siga viagem até Jeri. É uma forma deliciosa de curtir o caminho, mas pode ser cansativo,  já que leva, em média, 8 horas para chegar. Tudo depende da proposta da viagem!

Jeri carro 4x4

 

Jeri barca

Como tinha baixado em nós o espírito aventureiro, optamos por contratar um carro 4×4 para nos levar  e seguimos pela costa rumo à Jericoacoara. Passamos por Cumbuco, Paracuru, Lagoinha, dentre outras praias super bonitas. Almoçamos em Flecheiras, no restaurante do Hotel Orixás Art, onde nos deliciamos com um camarão no côco verde e iscas de peixe fresco. Aproveitamos para visitar esse hotel, que era o único do Ceará, na época, integrante da rede Roteiros do Charme. Quartos bem rústicos, espaçosos, com piscinas em cada um deles e ar condicionado em alguns. O hotel é ricamente decorado com obras de arte do acervo pessoal do dono. São inúmeros quadros, esculturas, cocares, etc., vindos de todas as partes do mundo. Bem interessante! Leia nosso post: Roteiros de Charme em Flecheiras – Ceará: Hotel Orixás Art

(Hotel Orixás Art)

Jeri Flecheiras 1(Praia de Flecheiras – CE)

Após os vilarejos de Mundaú e Baleia, saímos da praia e pegamos a estrada até chegar em Preá, de onde seguimos novamente pela areia, até finalmente chegar ao nosso destino: Jericoacoara!

Jeri CAPA pescadores

Depois de um dia inteiro viajando, a natureza nos presenteou com esse céu cor de rosa em Jeri. Foi amor à primeira vista!

Jeri chegada

Antiga vila de pescadores, há 300 km de Fortaleza, Jeri, como é carinhosamente tratada pelos locais, hoje atrai amantes da natureza, do kitesurf, do windsurf, do sandboard, e muitos estrangeiros, tanto pela beleza natural quanto pelos ventos que sopram forte o ano inteiro e chegam a 70km/h, fazendo a festa dos esportistas. Atualmente, é habitada pelas famílias desses antigos pescadores e por visitantes que encontraram por lá a poesia e beleza que faltava nas suas vidas.

A sua localização geográfica torna Jericoacoara ainda mais especial, pois como ela fica no extremo norte, tem mar tanto no leste quanto no oeste…e isto quer dizer que o sol nasce e se põe no mar. É lindo de morrer!

Jeri dunas no sol (1)


(Visual da duna do pôr do sol)


(O sol no chão)

No ano de 2002, Jericoacoara foi transformada em  um Parque Nacional, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O número de espécies de aves que existe por lá é impressionante. Na vila, não há ruas asfaltadas, semáforos, nem é permitido trafegar livremente…Apenas bugres e carros 4X4 cadastrados podem transitar por dentro da vila. Os viajantes que chegam de carro devem deixar o veículo num enorme estacionamento, a 5 km do centrinho da vila, e pegar um transporte oferecido no local.

Onde ficar em Jericoacoara:
Este vilarejo, que há pouco mais de vinte anos não possuía sequer energia elétrica, hoje já oferece ao viajante algumas boas opções de hotéis, além das muitas pousadas rústicas, quartinhos para alugar e campings. O The Chilli Beach é, na minha opinião, o melhor hotel da Vila. Simplesmente amamos aquele lugar! Se quiser saber o porquê, leia nosso post: The Chilli Beach: um hotel boutique em Jericoacoara.

Jeri Chilli

Outra boa opção, porém menos exclusiva, é o Vila Kalango. Esse hotel possui quartos rústicos, sem televisão e apenas poucas unidades com ar condicionado. Em compensação, fica de frente para a principal praia da vila, onde se vê o pôr do sol mais lindo do mundo, tomando banho de piscina!

Gastronomia:
Um dos pontos altos da viagem à Jeri é a gastronomia. Por conta disso, fiz um post detalhando tudinho pra você que também adora comer bem: Onde comer em Jericoacoara: os melhores restaurantes dentro e fora da vila


Passeios:
Jericoacoara oferece um sem número de passeios legais para o visitante. Para saber o que fazer por lá, leia o post: Passeios imperdíveis em Jericoacoara: para adultos e crianças


Jeri bugre passeios


Outras dicas de Jericoacoara:
Os passeios em Jeri foram feitos com o bugueiro Geules, super gente boa e membro da Associação dos Bugueiros de Jeri. 88-9616.2274

Faça uma massagem maravilhosa na vila, com a terapeuta Mailu. 88-9650.3747

Para tranfers entre Fortaleza e Jeri, indico a empresa “Sol Nascente”, que possui bons carros 4×4, cobrando preço justo. 88- 3669.1115/ 88- 9913.3965

Se a idéia é aproveitar os ventos fortes e fazer kitesurf, procure na empresa “Freewind”, Ari ou Carmen. 88- 3669.2188

Jeri kite 

Site oficial da vila: www.portaljericoacoara.com.br

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

  • roberta vitorino

    out 23, 2015

    Será que vale a pena ir com um bebê de 6 meses??

    Responder
    • Priscila Reis

      nov 01, 2015

      Roberta,Eu não iria. Há lugares mais próximos. A viagem de carro pode ser cansativa!

      Responder
    • Valeria

      mar 24, 2016

      Estou querendo ir em Julho 2016 com a minha filha de 5 anos e a bebe e 2 anos sera que vale apena?

      Responder
      • Priscila Reis

        abr 03, 2016

        Valeria, Para a de 5 anos com certeza vale a pena. 2 anos, já acho muito novo, pois os melhores passeios tem que ir no bugre, sob o sol apino. Se pretender ficar mais tranquila na praia da cidade, aí tudo bem. Mas o trajeto pode ser cansativo. Recomendo para crianças acima de 4 anos.

        Responder