Reserve Agora logo

Dicas de Moreré: passeios, pousadas e restaurantes

Priscila Reis| Abr 17, 2017 | O que fazer

Dicas de Moreré: passeios, pousadas e restaurantes

A Praia de Moreré fica na grande ilha de Boipeba, a cerca de 1 hora e meia a pé pela praia. A modernidade por lá parece não ter chegado. Os moradores vivem em outra velocidade, bem mais calma que Boipeba. É muito comum ver gente em Moreré durante o dia, pois há passeios partindo de Boipeba e Morro de São Paulo para as famosas piscinas naturais de Moreré. No entanto, é à noite que a vila de Moreré mostra todo o seu charme, com restaurantes gostosos escondidos nas pousadas, povo amigável e a certeza de que o mode off está ligado.  Se, assim como nós, você gostaria de dormir em Moreré para senti-la de verdade, não perca o nosso post Melhores pousadas de Morere: onde ficar.

Você pode ir para Moreré de trator, partindo de Boipeba. Se optar por isso, vá até o centrinho da vila, no atracadouro de Boipeba, e peça para algum dos carregadores te acompanhar. O trajeto demora cerca de 30 minutos. De barco, partindo da vila, vai demorar uns 15 minutos, a depender da maré.

A vila é pé na areia, muito simples, e com pouquíssimo movimento. 

Ao chegar na vila de Moreré, você vai se deparar com a linda igrejinha de São Pedro. 

 

Passeios em Moreré e arredores

Um dos passeios mais conhecidos na ilha de Boipeba te levará até as piscinas naturais de Moreré. Há barcos que partem de Boipeba ou até mesmo de Morro de São Paulo para lá. Também é possível chegar às piscinas naturais de Moreré a pé, partindo da vila e seguindo o caminho da praia à sua esquerda. Você vai andar por uns 15 minutos e já vai avistar os barcos no meio do mar. Como tem corais no chão que, além de serem preservados, ainda cortam o pé, vale acenar para os canoeiros que ficam nessa área e pedir para te buscar. Cobram R$10 por pessoa.

A lambreta servida pelos barqueiros no meio do mar é sensacional. Eles vendem bebidas também, então o passeio acaba 

Se você continuar andando pela praia, vai chegar na Praia de Cueira, onde fica a Barraca de Guido, famosa pelas lagostas frescas e ensopados feitos em panelas de barro. Como já ficou conhecida na região, nos finais de semana sempre tem movimento, já que lanchas conseguem parar facilmente nessa praia. Seguindo mais adiante, vai chegar na Praia de Tassimirim, onde tem a barraca de Luciano, que serve o melhor ensopado do mundo, e logo depois a famosa Boca da Barra de Boipeba, sobre a qual falamos no post O que fazer em Boipeba: dicas e passeios.

Se tiver tempo, você pode fazer um passeio no sentido contrário do que indiquei acima, saindo da Vila de Moreré e andando para a sua direita, onde irá encontrar a Praia de Bainema, que tem umas piscinas bem gostosas já no final. Seguindo adiante, tem a Praia de Castelhanos também. É comum fazer um passeio de barco passando por Bainema, Castelhanos, Cova da Onça e depois entra no rio para fazer o que chamam de “volta a ilha”, numa linda paisagem formada por manguezais. Nesse caminho, todo mundo para para comer ostras no Portal das Ostras em Tapuias, e depois retorna para Moreré passando pela Boca da Barra de Boipeba.

 

 Onde comer em Moreré

Moreré é imbatível em termos de gastronomia. Simplesmente amamos jantar à luz de velas no restaurante da Pousada A Mangueira, sobre o qual falamos acima. Durante o dia, não deixe de almoçar no restaurante Paraíso, cujo nome já diz tudo. É o local perfeito para fazer um boa refeicão depois de curtir o banho nas piscinas naturais. A moqueca de polvo e camarão com banana da terra é dos deuses e as redes montadas nos coqueiros são perfeitas para quem terminou o almoço e quer tirar aquele cochilo, sem medo de ser feliz. 

 

Ainda temos a indicação dos seguintes restaurantes, embora tenham ficado para uma próxima viagem:

Restaurante Mar e Coco, famoso pela moqueca com banana da terra

Restaurante Colibri, que propõe um prato diferente a cada dia no jantar.

Ligeirinho, restaurante da pousada Dos Ventos Moreré, também de culinária baiana local.

Restaurante Mar e Brisa, bem simples mas com moqueca deliciosa e atendimento simpático do dono Tonho.

O’ ba –restaurante da pousada homônima em Moreré, com boas indicações

 

Moreré é isso. Praia, sombra e água fresca, num ambiente tranquilo e seguro. Amei com todas as forças e pretendo voltar mais que breve!

 

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta