rbbv


15/10
2011
Postado as 19:21
por:

Priscila Reis

Feira de Trufas Brancas em Alba, na região do Piemonte, ao norte da Itália, é um evento para amantes da boa mesa! Acontece todo ano no mês de outubro, e marca a abertura da temporada da caça às trufas na Itália!

Nesse ano de 2014, a Feira de Trufas Brancas acontece de 11 de outubro a 16 de novembro, nos finais de semana (sábado e domingo).

Durante toda a temporada das trufas brancas, que ocorre de outubro a dezembro, o Piemonte se transforma num reduto para gourmets.

Em qualquer restaurante da região, é possível comer o famoso talharim fresco com trufas brancas. Uma verdadeira maravilha! Estive lá no ano de 2011 e curti muito.

Vejam abaixo as minhas dicas do Piemonte, os melhores hotéis da região de Alba, informações sobre a Feira de Trufas Brancas de Alba, caça às trufas brancas, as melhores cidades da região, dicas dos melhores restaurantes do Piemonte e também lojas para se comprar trufas e vinhos.

Piemonte alba trufas capa 2 Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia


Como chegar:
A melhor maneira de chegar à região do Piemonte é via Milão. Em Milão, recomendo alugar um carro e seguir em direção a Alba, trajeto este de aproximadamente 160km. Também é possível ir de trem para Alba ou Turim, partindo de Milão, mas mesmo assim, será necessário alugar um carro para fazer passeios, visitar vinícolas, e as cidadezinhas.


Hotéis próximos à Feira de Trufas Brancas de Alba:
Há algumas opções de hotéis na região. O mais luxuoso é o Relais San Maurizio, próximo a Asti. Fica no alto de uma colina, possui vinícola própria, restaurante com uma estrela no Guia Michelin e ainda tem um spa maravilhoso que faz talassoterapia.

No mesmo padrão alto luxo tem o moderno Il Boscareto Resort & Spa, que fica em Serralunga e também possui um restaurante estrelado.

Villa d’Amelia , onde me hospedei, não é tão luxuoso quanto os outros. Apesar do bar agradável e do delicioso restaurante, também estrelado, os quartos são ruidosos, sendo possível ouvir passos nos andares superiores, e não possuem blackout. Pra mim, 2 itens importantíssimos. Mas vale ressaltar que é o mais bem localizado, pois fica bem pertinho de Alba, e além do mais, tem uma bonita vista para os Alpes, é tudo limpo e bem arrumadinho.

Piemontevilla d amelia relais Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia
(Feira de trufas brancas em Alba: Villa d’Amelia)

Em La Morra, o Palas Cerequio também pode ser uma boa opção.

Em Monforte, a 5 minutos a pé da cidade, está o Villa Beccaris.

Ainda tem o Castello di Sinio, pequeno hotel cujos donos americanos entendem tudo sobre a região.


O Fascínio pelas Trufas Brancas:
A viagem ao Piemonte, região situada nos arredores de Milão e Turim, no norte da Itália, teve um motivo: curtir a temporada das trufas brancas.

Sempre tive fascínio por aquele aroma. Digo aroma pois o sabor é muito leve, e o que te leva a comer mais e mais é aquele cheiro inebriante. Inclusive, o grande momento de comer um prato com trufas é quando são cortadas aquelas finíssimas lâminas e aquele aroma toma conta de todo o ambiente!

Piemonte%20processo%20trufas Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia Para quem não sabe, a trufa branca é um fungo, do gênero Tuber, encontrado sob o solo, de 20 cm a 1 metro abaixo da terra. Esse fungo se forma num processo de simbiose com as raízes de 4 tipos de árvores: álamo, tília, salgueiro e carvalho. Todo o ciclo leva aproximadamente 2 meses e é na última semana que a trufa cria consistência e começa a produzir e liberar o seu maravilhoso aroma. É justamente nessa fase que os cães ou porcos caçadores de trufas, treinados para encontrar e não comer o fungo, conseguem sentir o cheiro, mesmo que esteja a 1 metro de profundidade. E então cavam, cavam, até dar esse maravilhoso presente ao seu caçador de trufas.

Quando a trufa está madura, liberando aroma e pronta para ser consumida, ela dura apenas 1 a 2 semanas. À medida que os dias passam, ela vai perdendo aroma e água, até murchar e ficar bem escura.

Diante desse paixão, programei com quase um ano de antecedência essa viagem para participar da Feira de Trufas Brancas na cidade de Alba, Itália. Mas vale dizer que nem só de trufas brancas vive o Piemonte. Essa região também é famosa pela grande produção de avelã, sediando, a fábrica da Ferrero. Além do mais, por lá são produzidos maravilhosos vinhos, tais como: Barolo, Barbaresco, Barbera, Dolcetto, Nebbiolo, Grignolino, Malvasia e Asti Spumante. Se você procura degustaç∫ao de Barolos e Barbarescos na região, leia o post sobre Degustação de vinhos no Piemonte.


Feira de Trufas Brancas em Alba:
A Feira de Trufas Brancas de Alba ocorre nos finais de semana, sempre entre outubro e novembro. Como as datas não são fixas, vale visitar o site oficial da feira para saber exatamente o período que estará funcionando. O início da Feira serve para marcar o início da temporada de trufas na região. É quando os restaurantes espalhados pelas milhares de cidadezinhas do Piemonte começam a servir seu taglierini fresco com trufas brancas! Ai que saudade de começar e terminar o dia comendo a mesma coisa!!! Uma das melhores monotonias da minha vida! Ah…Não posso esquecer do meu ovo frito com trufas! Divino também!

Piemonte%20alba%20entrada%20mercado%20trufas Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia
(Feira de Trufas Brancas em Alba)

Por conta da Feira de Trufas, Alba fica em festa nos finais de semana. Pela manhã, um mercado de rua popular vende muitos cacarecos, várias brincadeiras em estilo medieval, e o principal, a Feira propriamente dita. Pela tarde, desarmam as barracas da feira popular e fica gostoso passear pelas ruelas, procurar azeites trufados, manteigas trufadas, macarrão trufado…enfim, sair com a sacola cheia de produtos e a felicidade estampada na cara.

PiemonteFeiraPri Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia
(Feira de trufas brancas em Alba)

A Feira de Trufas Brancas é na verdade um espaço dentro de um galpão, onde vários expositores vendem massas artesanais, doces e muitas trufas. Você pode comprar o ingresso na entrada e pagar por uma taça de vinhos. Lá dentro, você degusta vinhos, fica provando comidinhas, comendo massa fresca feita na hora, e ainda saboreia chocolates artesanais de sobremesa, se aguentar. Uma ou duas horinhas lá dentro já basta, e depois você pode sentar em algum bar ou restaurante na praça principal, admirar as pessoas passando ou mesmo ver o próprio tempo passar.

PiemonteAlba Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia
(Feira de trufas brancas em Alba)

Em dias de semana, no período do Festival, a cidade de Alba é bem agradável para passear, comer um torrone, fazer um lanche, se distrair, e fica menos cheia do que nos finais de semana. Mas em compensação, o galpão onde funciona a Feira fica fechado.

Piemonte%20alba%20carrossel(1) Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia
(Feira de trufas brancas em Alba: carrossel de Alba)

Caça às trufas brancas:
Um dos programas imperdíveis para quem está no Piemonte entre os meses de setembro a meados de janeiro é acompanhar uma caça às trufas, com um caçador profissional, conhecido como Trifulau.

Piemonte%20casa%20del%20trifulau Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia
(Feira de trufas brancas em Alba)

Há muitos caçadores de trufas conceituados na região, cujas famílias inteiras vivem desse negócio. As casas dos bons caçadores, como a que fomos – Casa del Trifulau –  geralmente recebem os visitantes, dão uma verdadeira aula sobre esse fungo misterioso da natureza, nos levam para a floresta com os cachorros para caçar as trufas. Quando se acha a trufa, é uma alegria só.

Piemonte%20ca%C3%A7a%20trufas%202 Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia
(Feira de trufas brancas em Alba: caçadores de trufas)

Segundo o Trifulau que nos acompanhou, naquele outono de 2011 havia chovido pouco e com a falta de umidade, praticamente não se formam trufas e fica ainda mais difícil de encontrar uma grande. O problema disso é que o preço fica altíssimo nos restaurantes, que chegam a cobrar por grama de trufa a “singela”quantia de  6 euros. Façam o cálculo!

Piemonte%20explicacnao%20trufas Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia
(Feira das trufas brancas em Alba: aprendendo tudo sobre trufas brancas com o dono da Casa del Trifulau)

Mas mesmo quando o grupo não tem sorte de encontrar uma trufa, a experiência vale a pena. No nosso caso, após a caça (da mini trufa), nos ofereceram salami, queijos, pães e azeite trufado, além de vinho à vontade. Uma delícia! 

Piemonte%20trufas%20dono%202 Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia
(Feira de trufas brancas em Alba: fim da caça às trufas com degustação de queijos, salames e trufas)

Nos arredores de Alba:
O Piemonte não é como a Toscana, com ciprestes que formam paisagens de cair o queixo. Mas tem seu charme, principalmente por conta dos milhares de vinhedos e pés de avelã que enfeitam as montanhas. Fora Turim, que é uma cidade grande, e Asti, maior que Alba, as outras mini cidades são bem pequenas e não tem muita coisa além de igrejas e praças. Mesmo assim, se estiver com tempo, vale a pena pegar um mapa e ir parando onde achar conveniente! Digo mapa pois o GPS nessas cidadezinhas fica meio maluco e te leva por uns caminhos muito esquisitos.

O centro histórico de Asti é bem fofo, com uma praça imensa e uma bonita Catedral, além de uma ruazinha de compras. Foi em Asti que comemos no restaurante com melhor custo benefício da região, pois a comida era super barata e incrível. Pensem num taglierini com trufas brancas perfeito! Foi lá no Osteria del Palio.

Piemonte%20asti%20pra%C3%A7a Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia
(Feira de trufas brancas em Alba: nessa foto, praça em Asti)

Turim foi uma grande surpresa. Achei a cidade tão interessante que reservei um post só pra ela, que você pode ler aqui: Dicas de Turim, Turin, Torino – Itália


Os melhores restaurantes do Piemonte:
Fiz um post especial com os Melhores restaurantes do Piemonte para comer trufas brancas, com detalhes sobre os restaurantes onde comi, fotos dos ambientes e dos pratos deliciosos que pude experimentar. Abaixo fiz um resumo e espero que seja útil!

 

Compras de trufas e vinhos:
Em Alba, a loja mais famosa e mais tradicional para se comprar trufas brancas é a Tartufi Morra (Piazza E. Pertinace n. 3, Alba). Já a melhor para se comprar vinhos é a Enoteca Fracchia (Via Vernazza, 9, Alba). Apesar de não fazerem entrega para o Brasil, os preços e os vinhos especialíssimos que a casa vende valem a visita!


16 Comentários para “Feira de Trufas Brancas em Alba: hotel, compras e gastronomia”

Mariana Xavier

Estarei fazendo uma viagem de carro pela Itália en março do ano que vem
Adoro cozinhar e comer bem!
Será que nesse período vende trufas?!

Priscila Reis

Mariana,
Tudo bem? É sempre uma beleza viajar pela Itália, mas infelizmente, acho que não irá encontrar trufas brancas em março. Normalmente, elas começam a aparecer em outubro e em janeiro começam a sumir!
Aproveite :)
abraços
Priscila

Tania

Você lembra-se quanto pagou pelo ingresso para a Feira da Trufa?
Penso ir lá este ano e estou a planear os custos!

Priscila Reis

Tania,
Tudo bem? Infelizmente não lembro, mas acredito que tenha sido barato, pois lá dentro, nada é de graça. Ou seja, vc paga apenas para entrar!
abraços
Priscila

Marconi Ribeiro

Olá Priscila.
Vou estar em Milão de 9 a 12 de outobro, sabe se já terá feira no dia 11?
Tem um jeito rápido de ir de Milão sem usar carro?
Outra pergunta… em Assis eu comprei azeite trufado e tipo um creme (uma salsa) de tartufo… encontro esses produtos em Alba com preço bom?
Desde já agradeço!

Priscila Reis

Marconi,
Tudo bem? A Feira de Trufas Brancas em Alba neste ano de 2014 começará no dia 11 de outubro, e acontece apenas nos finais de semana (dia 11 de outubro será sábado). É o dia, portanto, da abertura! Não há trem direto de Milão para Alba, mas vi que tem trem de Milão para Asti, que é uma cidade bem próxima. De lá você poderia até pegar um taxi (o que não seria tão barato), ou tentar um ônibus, mas não posso te dar essas informações com exatidão pois fiz esse trajeto de carro. Dá mais autonomia para andar de uma cidade para a outra. Quanto aos produtos, você encontrará de tudo em Alba. Há várias lojinhas que vendem coisas a base de trufas brancas, inclusive azeites, manteiga trufada, molhos, e as próprias trufas. A loja “Tartufi Morra” é a mais famosa da cidade :)
Boa viagem
Priscila

Marconi Ribeiro

Estou quase decidindo pelo aluguel do carro… como você mesmo disse, é mais prático e não vai sair muito mais caro que trem/ônibus. Muito obrigado.

Priscila Reis

Jóia Marconi!

Vanessa

Olá!!! Estou adorando suas dicas! Como você fez para reservar a caça às trufas ? Seu passeio foi durante o dia,pelo que vi…será que a noite faz muito frio??? Ouvi dizer também sobre aulas de culinária na região, você tem alguém para indicar?
Bem…obrigada desde já!
Vanessa

Priscila Reis

Olá Vanessa,
Fiz a reserva da caça às trufas através da empresa Tasting Tours da Silvia Aprato, uma italiana simpática que fala inglês fluente, super profissional.
Eles também fazem tours para degustação de vinhos e também agendam cursos de culinária. Dá uma olhada nesse link: http://www.tastingtours.it/tours/piedmont/cooking-classes/
Recomendo!
abraços
Priscila

Fabio

Olá, Priscila,

Vou estar em Alba nos dias 11 e 12 de novembro/14, ou seja durante a semana. Vale a pena? Sei que a feira acontece apenas nos fins de semana, mas vou encontrar as trufas? o que você acha?

Parabéns pelo trabalho, muito bom.

abraços

Fábio

Priscila Reis

Fábio, Vc irá encontrar trufas por toda a cidade, em barraquinhas e pequenas lojas, sendo a mais famosa dela a Morra: http://www.tartufimorra.com/
Uma delícia!
abraços e obrigada pelo elogio :)
Priscila

leticia meneguetti

Olá,

tenho uma dúvida, quem vai para feira de alba se hospeda aonde?

Abs

LETICIA

Priscila Reis

Leticia,
Quem vai à feira pode se hospedar na própria cidade de Alba (veja opções aqui: http://goo.gl/wCrXms), ou em qualquer outra na região do Piemonte, como por exemplo Asti (veja opções aqui: http://goo.gl/yc4Qmi) ou até mesmo Turim (veja opções aqui: http://goo.gl/2Km99A)
abraços
Priscila

Eveline Gonçalves

Oi Priscila!
No final de setembro eu já consigo comer trufas nos restaurantes da região de Alba?
Ou só depois de 11/10 quando começar a feira ?
Parabéns pelo seu trabalho!!
Eveline

Priscila Reis

Eveline,
Tudo bem?
É capaz que consiga sim, mas tudo depende da temporada. Se tiver sorte, pode ser que alguns caçadores de trufas encontrem as preciosidades antes de outubro, e as comercializem. Mas com certeza, pagará mais caro, se as encontrar. O melhor período é novembro e dezembro. Outubro é considerado o início da temporada. A feira é apenas um marco.
Espero que dê certo!

Busque aqui
Mídias Sociais
Novidades por e-mail
Reserve seu hotel
Reserve seu carro
Instagram
  • Praia do Forte💚Family💙Bahia❤️ #voali
  • Bom dia ☀️
  • Miami sempre linda! #voaliemmiami #Voali #miami
  • Na foto anterior, postei o jambeiro sobre o chão todo cor de rosa, quase pronto para o suculento jambo😋Mas antes da fruta, nasce essa linda flor, cujas pétalas são comestíveis, com gosto exatamente igual ao jambo. Hummmmm Quem conhece?💕💕💕💕 #voali #nature #explore #world #brazil #brasil
  • Jambeiro florido...sinal de que os frutos já vão sair!💕💗É o verão chegando por aqui🍀 #voali
  • #voali #dream #dreamers #weekend #love
  • Já estamos com saudade do #NatalLuz em #Gramado🎄🎅🎁❤️A partir de segunda-feira, tudo sobre esse evento tão amado lá no 👉www.voali.com.br👈 #voali #voaliemgramado #dicasdeviagem #viagemcomcrianças #travelwithkids #viagemcomkids
  • Curtir um pouquinho do #NatalLuz em #Gramado foi maravilhoso🎄🎆🎁🎅 Em breve, dicas no blog www.voali.com.br❤️ Vc pode viver essa magia até 11 de janeiro de 2015 #voali #voaliemgramado #viagemcomcrianças #viagemcomkids #natalluz2015
  • #BoaNoite com as flores mais lindas de #Gramado💙💜💚 Hortências no verão (ou quase) e azaléias no inverno. Que lugar lindo! #voali #voaliemgramado #natalluz #flores #flowers
Facebook


Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade