Reserve Agora logo

Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios

Priscila Reis| Abr 12, 2016 | Com crianças

Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios

 

Minhas primeiras lembranças de Lençois são de 25 anos atrás. Era onde toda a minha família passava o São João, ano após ano, e aquela imagem da praça principal decorada com bandeirolas nuca saiu da minha cabeça.

Lencois Chapada Diamantina Voali 0046(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

Tantos anos depois, a família aumentou, e nós, que éramos crianças, agora levamos nossos filhos para curtir Lençois, que mudou muito pouco desde os tempos da infância. Claro que a cidade se desenvolveu, passou a abrigar inúmeros hotéis e pousadas, restaurantes, lojas, e ganhou um certo clima turístico, mas o bom é que não perdeu nenhum pouco o charme. Ainda continua linda, mística, com casas coloniais preservadas, cachoeiras intocadas, natureza exuberante e uma energia curativa. E mesmo sendo tão amada, por ser de difícil acesso (Leia o post: Como chegar em Lençois Chapada Diamantina), só costuma lotar durante o período do São João. Sendo assim, mesmo nos feriados, é um lugar maravilhoso para viajar com crianças, e ainda tem um custo x benefício muito bom.

Lencois Voali 0010(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

 

Algumas dicas para quem vai curtir Lençois com crianças

1. Escolha um hotel com a melhor estrutura possível para seus filhos. Isso fará toda a diferença. O nosso favorito é o Hotel de Lençois, que tem parquinho, uma grande área verde, piscina, salao de jogos, restaurante excelente e serviço muito bom, com toda a vontade de deixar a sua família sentindo-se em casa. Outras opções também no post Melhores hotéis e pousadas de Lençois: Chapada Diamantina

Lencois Voali 0006(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

2. Leia sobre os 10 passeios imperdíveis em Lençois Chapada Diamantina, e veja quais deles são mais apropriados para crianças, de acordo com nossa marcação. Em Lençois, para chegar em alguma cachoeira, rio, etc., tem que CAMINHAR! Você precisa saber se seu filho(a) está preparado(a) para fazer caminhadas e qual limite você acha que ele(a) aguenta. Comece com caminhadas curtas, e se perceber que está indo bem, nos dias seguintes, vá fazendo caminhadas mais longas. Cuidado para não exigir demais deles, pois cada criança tem um limite!

Lencois Voali 0047(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

3. Num lugar como Lençois, onde fazemos muitas TRILHAS, as roupas e calçados precisam ser adequadas. O ideal é levar calças finas para as crianças, protegendo as pernas do mato. Cuidado para não levar calças de moletom grossas ou flaneladas pois faz calor; blusas leves, de preferência com proteção solar e que secam rápido, pois em muitas trilhas, há água no caminho, e podem querer tomar banho; roupa de banho, sempre por baixo da roupa de trilha; bota apropriada para trilhas, pois há trilhas com pedras, caminhos molhados e escorregadios, devendo proteger os pés dos pequenos; chapéu e protetor solar, claro!

Lencois chapada diamantina com criancas(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios) 

4. Contrate um guia profissional! É muito importante ser guiado por alguém local, que conhece as trilhas desde a infância, sabe o que é apropriado para crianças ou pessoas com mais dificuldade, e ainda podem ajudar a carregar aquela mochila com lanche, toalha e roupa extra para os pequenos.Sem falar que os pequenos adoram andar na frente com o guia. Veja nossa Dica de guia na Chapada Diamantina: Lençois, Capão e Vale do Pati, com todos os contatos do nosso guia amado, Paulinho. 

Lencois Voali 0049(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

5. Pense no lanche das crianças antes de viajar para Lençois. Leve aquele saquinho “Ziploc”, castanhas, amêndoas e afins, frutos secos, pão de forma para fazer sanduíches, e mais algum lanche que as criancas gostem, e que possam ser transportados facilmente. Normalmente você pode pegar algo para levar na trilha no café da manhã do hotel, mas eles não terão os saquinhos e se você se planejar, verá que fará a diferença. E não esqueça de levar uma mochila confortável para poder carregar uma muda de roupa, toalha fina e esse lanche para crianças e adultos. Lembre que há passeios longos, onde você sai do hotel pela manhã e volta no final da tarde.

Lencois Voali 0061(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

6. À noite, pode ser que as crianças fiquem cansadas e não queiram sair do hotel. Mas se aguentarem e o dia tiver sido tranquilo, leve para comer uma pizza, uma massa gostosa ou uma comidinha caseira num dos muitos restaurantes da cidade, sobre os quais falamos no post Melhores restaurantes de Lençois Chapada Diamantina.

Lencois Voali 0063(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

8. Antes de viajar, mostre aos seus filhos fotos e vídeos de Lençois e da Chapada Diamantina, conte a história do garimpo de pedras preciosas na região, mostre as paisagens, e veja quais lugares eles se interessam em conhecer. Eles vão amar ajudar a montar o roteiro dos passeios que a família fará em Lençois. O “escorrega” do Ribeirão do Meio (vídeo abaixo), com certeza estará na lista, principalmente se tiverem mais de 6 anos e aguentarem fazer uma caminhada de 1 hora até chegar lá.

Lencois Voali 0058(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

9. Se planeje para ficar pelo menos 4 noites em Lençois. O lugar é lindo demais! É o tempo necessário para fazer alguns dos melhores passeios, se ambientar com o lugar, se acostumar com as caminhadas, com o silêncio, com a natureza. Se tiver mais tempo, pode tirar 1 semana para Considerando o longo caminho até lá, se for de carro partindo de Salvador, verá que será necessário. Saiba detalhes no post Como chegar em Lençois Chapada Diamantina.

Lencois Voali 0033(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

10. Utilize essa viagem como uma oportunidade para seus filhos desconectarem um pouco da tecnologia e se conectarem com a natureza. Ajude-os a enxergar a beleza das pequenas coisas. Com certeza, será uma viagem inesquecível, ainda mais seguindo nossas dicas de passeios no post: Lençois Chapada Diamantina: pontos turísticos e passeios.

Lencois Voali 0035(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta