Afiliados: Reserve aqui seu hotel...
Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios Compartilhe:

Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios

Compartilhe:
Índice:

    Lençóis Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios

    Minhas primeiras lembranças de Lençóis são de 30 anos atrás. Era onde toda a minha família passava o São João, ano após ano, e aquela imagem da praça principal decorada com bandeirolas nuca saiu da minha cabeça. Por isso, depois que tive filho, fiquei esperando o momento ideal (que descobri existir) para fazer a sonhada viagem à Lençóis Chapada Diamantina com crianças.

    Lencois Chapada Diamantina Voali 0046

    Tantos anos depois, a família aumentou, e nós, que éramos crianças, agora levamos nossos filhos para curtir Lençóis, que mudou muito pouco desde os tempos da infância. Claro que a cidade se desenvolveu, passou a abrigar inúmeros hotéis e pousadas, sobre os quais falo no post Melhores hotéis e pousadas de Lençóis Chapada Diamantina, restaurantes, lojas, e ganhou um certo clima turístico. Contudo, o bom é que não perdeu nenhum pouco o charme. Em tempo, Lençóis continua linda, mística, com casas coloniais preservadas, cachoeiras intocadas, natureza exuberante e uma energia curativa. E mesmo sendo tão amada, por ser de difícil acesso (Leia o post: Como chegar em Lençóis Chapada Diamantina), só costuma lotar durante o período do São João. Sendo assim, mesmo nos feriados, é um lugar maravilhoso para viajar com crianças, e ainda tem um custo x benefício muito bom.

    10 dicas para quem vai curtir Lençóis Chapada Diamantina com crianças

    1. Escolha um hotel com a melhor estrutura possível para seus filhos

    Isso fará toda a diferença. O nosso favorito é o Hotel de Lençóis, que tem parquinho, uma grande área verde, piscina, salao de jogos, restaurante excelente e serviço muito bom, com toda a vontade de deixar a sua família sentindo-se em casa. Outras opções também no post Melhores hotéis e pousadas de Lençóis: Chapada Diamantina

    Lencois Voali 0006

    2. Pesquise sobre os pontos turísticos em Lençóis Chapada Diamantina e arredores

    A propósito, veja quais deles são mais apropriados para crianças, de acordo com nossa marcação. Em Lençóis, para chegar em alguma cachoeira, rio, etc., tem que CAMINHAR! Você precisa saber se seu filho(a) está preparado(a) para fazer caminhadas e qual limite você acha que ele(a) aguenta. Comece com caminhadas curtas, e se perceber que está indo bem, nos dias seguintes, vá fazendo caminhadas mais longas. Cuidado para não exigir demais deles, pois cada criança tem um limite! Essa é a regra básica para quem vai a Lençóis Chapada Diamantina com crianças.

    Lencois Voali 0047

    3. Roupas e calçados adequados

    Num lugar como Lençóis, onde fazemos muitas TRILHAS, as roupas e calçados precisam ser adequadas. O ideal é levar calças finas para as crianças, protegendo as pernas do mato, e camisas de manga longa com proteção UV. Cuidado para não levar calças de moletom grossas ou flaneladas pois faz calor; blusas leves, de preferência com proteção solar e que secam rápido, pois em muitas trilhas, há água no caminho, e podem querer tomar banho; roupa de banho, sempre por baixo da roupa de trilha; bota apropriada para trilhas, pois há trilhas com pedras, caminhos molhados e escorregadios, devendo proteger os pés dos pequenos; chapéu e protetor solar, claro!

    Lencois chapada diamantina com criancas

    4. Contrate um guia profissional 

    É muito importante ser guiado por alguém local, que conhece as trilhas desde a infância, sabe o que é apropriado para crianças ou pessoas com mais dificuldade, e ainda podem ajudar a carregar aquela mochila com lanche, toalha e roupa extra para os pequenos.Sem falar que os pequenos adoram andar na frente com o guia. Veja nossa Dica de guia na Chapada Diamantina: Lençois, Capão e Vale do Pati, com todos os contatos do nosso guia amado, Paulinho. 

    Lencois Voali 0049

    5. Pense no lanche das crianças antes de viajar para Lençóis

    Sem dúvida, essa é daquelas dicas essenciais! Leve sempre aquele saquinho “Ziploc”, castanhas, amêndoas e afins, frutos secos, pão de forma para fazer sanduíches, e mais algum lanche que as crianças gostem, e que possam ser transportados facilmente. Normalmente você pode pegar algo para levar na trilha no café da manhã do hotel, mas eles não terão os saquinhos e se você se planejar, verá que fará a diferença. Não só prepare o lanche, como também não esqueça de levar uma mochila confortável. Assim, poderá carregar uma muda de roupa, toalha fina e esse lanche para crianças e adultos. Lembre-se que há passeios longos, onde você sai do hotel pela manhã e volta no final da tarde ou até mesmo à noite.

    Lencois Voali 0061

    6. Preocupe-se com a alimentação dos pequenos

    Ademais, à noite, pode ser que as crianças fiquem cansadas e não queiram sair do hotel. Mas se, pelo contrário, aguentarem e o dia tiver sido tranquilo, ainda podem curtir um pouco mais. Leve-os para comer uma pizza, uma massa gostosa ou uma comidinha caseira num dos muitos restaurantes da cidade, sobre os quais falamos no post Melhores restaurantes de Lençois Chapada Diamantina.

    Lencois Voali 0063(Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas e passeios)

    8. Pesquise sobre o destino antes, junto com seu(s) filho(s)

    A propósito, antes de viajar, mostre aos seus filhos fotos e vídeos de Lençóis e da Chapada Diamantina, conte a história do garimpo de pedras preciosas na região, mostre as paisagens, e veja quais lugares eles se interessam em conhecer. Eles vão amar ajudar a montar o roteiro dos passeios que a família fará em Lençóis. Como exemplo, o “escorrega” do Ribeirão do Meio com certeza estará na lista, principalmente se tiverem mais de 6 anos e aguentarem fazer uma caminhada de 1 hora até chegar lá.

    Lencois Voali 0058

    9. Separe um tempo adequado para explorar o destino

    Planeje-se para ficar pelo menos 4 noites em Lençóis. O lugar é lindo demais! É o tempo necessário para fazer alguns dos melhores passeios, se ambientar com o lugar, se acostumar com as caminhadas, com o silêncio, com a natureza. Contudo, se tiver mais tempo, pode tirar 1 semana, considerando o longo caminho até lá. Se for de carro partindo de Salvador, verá que será necessário. Saiba detalhes no post Como chegar em Lençóis Chapada Diamantina.

    Lencois Voali 0033

    10. Desconectem-se

    Finalmente, recomendo que utilize essa viagem como uma oportunidade para seus filhos desconectarem um pouco da tecnologia e se conectarem com a natureza. Ajude-os a enxergar a beleza das pequenas coisas. Com certeza, será uma viagem inesquecível, ainda mais seguindo nossas dicas de passeios no post: Lençóis Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos.

    Lencois Voali 0035

    E então? Gostou das nossas dicas de Lençóis Chapada Diamantina com crianças? Já visitaram esse paraíso com os pequenos? A partir de qual idade? Deixem seus comentários!


    Compartilhe:
    Leia mais:
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    Sem comentários ainda

    Deixe seu comentário