Reserve Agora logo

O que fazer em Paraty: dicas e passeios

Priscila Reis| Out 6, 2014 | O que fazer

O que fazer em Paraty: dicas e passeios

A cidade de Paraty foi fundada pelos portugueses em 1667. O seu nome “Paraty” significa “encontro das águas” na linguagem indígena, e já era chamada assim pelos índios que habitavam o local antes de ser colonizado. Alí, o Rio Perequê-Açu encontra o mar em frente à Capelinha, uma das igrejas da cidade.

Por muito tempo, Paraty produziu muita cana de açucar, mas acabou esquecida após o ciclo do ouro, no começo do século XVIII e após o ciclo do café, no início do século XIX. Foi só com a construção das estradas Paraty – Cunha e Rio – Santos que Paraty voltou a ser frequentada, suas casas restauradas, tornando-se uma das cidades históricas mais preservadas e visitadas do Brasil.

Paraty Barcos(O que fazer em Paraty: dicas e passeios)

E como tal, não poderiam faltar programas bacanas para se fazer na cidade. Olha a nossa seleção sobre o que fazer em Paraty:

1. Ver o espetáculo da maré cheia alagando a cidade, mostrando que o sistema de limpeza natural construído pelos portugueses ainda funciona bem.

Paraty Alagada(O que fazer em Paraty: dicas e passeios)

2. Fazer um passeio guiado para conhecer e entender a história da cidade, detalhes sobre arquitetura, religião, costumes locais e outras curiosidades, como por exemplo a presença forte da maçonaria, cujos códigos podem ser vistos por toda a parte.

Paraty Ruas(O que fazer em Paraty: dicas e passeios)

3. Visitar as principais igrejas de Paraty, sendo elas a Capelinha, antigamente utilizada apenas pelas mulheres; Igreja da Matriz, frequentada por brancos; Igreja do Rosário e São Benedito, frequentada por negros; e a Igreja de Santa Rita, antes frequentada por mestiços, que hoje abriga o Museu de Arte Sacra da cidade.

Paraty Igreja(O que fazer em Paraty: dicas e passeios)

4. Passear sem compromisso pelas ruas da cidade, curtindo as lojinhas, galerias de arte, cafés e apreciar obras de artistas locais. Não deixe de visitar o Atelier Aécio Sarti, que pinta em lonas de caminhão, ou o Atelier Inke, onde o artista Ricardo Inke vende suas belas aquarelas com paisagens de Paraty.

Paraty Atelier(O que fazer em Paraty: dicas e passeios)

5. Visitar alambiques produtores de cachaça artesanal, sendo os principais: Maria Izabel (considerado o mais bacana), Pedra Branca, Paratiana, Corisco, Engenho d’Ouro e Coqueiro. Se não der tempo de fazer a visita, não deixe de conhecer o Empório da Cachaça, melhor loja para comprar a bebida da cidade.

Paraty cachaca 2(O que fazer em Paraty: dicas e passeios)

6. Visitar a Casa de Cultura da cidade, onde acontecem exposições, além de abrigar um café, uma livraria e expor artesanato local.

7. Fazer um passeio de barco pela Baía de Paraty, apreciando as belas ilhas de mata virgem e suas praias privativas. O ideal é parar para almoçar em um dos restaurantes espalhados pela Baía, sendo os mais recomendados o BambuBar na Praia Vermelha, que serve um PF com peixe fresco, arroz, feijão, salada e farofa divino, com ótimo custo x benefício. Outras dicas são o restaurante Hiltinho e o Catarina na Praia Grande.

Paraty Barco 1(O que fazer em Paraty: dicas e passeios)

Paraty Barco 2(O que fazer em Paraty: dicas e passeios)

8. Há muitas trilhas na região, inclusive com direito a banho de cachoeira, como a que fica nas proximidades do restaurante Le Gîte, comandado pelo  chef francês Olivier de Corta e sua esposa Valéria. Há também a trilha de Laranjeiras até Ponta Negra e o passeio pelo Saco do Mamanguá, mas é aconselhável fazer com um guia. Todas essas ficaram na nossa wishlist para uma próxima visita. 

9. Se curtir mergulho, procure a empresa Una-Dive, que ministra cursos de quatro dias e faz batismo para os mergulhadores de primeira viagem.

10. Para quem aprecia arte teatral, vale a pena assistir a uma apresentação do Teatro de Bonecos no Teatro Espaço, que acontece às quartas-feiras e aos sábados.

Paraty teatro (1)(O que fazer em Paraty: dicas e passeios) 

Viram quanta coisa bacana para se fazer em Paraty? É daqueles lugares para passar 2 dias, 3, 5, 1 semana, e voltar sempre.


Fique ligado na programação cultural da cidade de Paraty:

Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), onde autores e poetas famosos discutem livros, abordam temas diversos em palestras, declamam poesias e fazer a cidade respirar ares culturais. – www.flip.org.br

Paraty em foco, para amantes da fotografia – www.paratyemfoco.com

Urban Sketchers Paraty – www.paraty2014.urbansketchers.org

Festival Internacional de Jazz “Bourbon Festival” de Paraty – www.bourbonfestivalparaty.com.br

Festival Internacional de Música Latina – www.paraty.com.br/paraty_latino.asp

Mostra Internacional de Música (Mimo) – www.mimo.art.br

 

Leia também:

Onde ficar em Paraty: dicas de hospedagem

Casa Turquesa em Paraty: hotel boutique de luxo

Onde comer em Paraty: melhores restaurantes

Como chegar em Paraty: via Rio de Janeiro ou São Paulo

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

  • Cristiane

    mar 20, 2015

    Olá Priscila adorei suas dicas sobre Paraty, porém gostaria de corrigir uma informação: o restaurante Le Gite não é do chef Olivier Anquier e sim do chef Olivier de Corta. Um abraço.

    Responder
    • Priscila Reis

      mar 20, 2015

      Cristiane, Erro reconhecido e corrigido! Muito obrigada e que bom que gostou das nossas dicas. Paraty é mesmo uma delícia :) abraços Priscila

      Responder
    • Conheça 10 praias brasileiras para curtir as férias dos sonhos

      jan 06, 2017

      […] férias, Blog Férias, Blog Voali, Site Ubatuba, Site Ilhabela, Blog Férias, Maracajau reservas, Blog nósnomundo, Guia […]

      Responder