Reserve Agora logo

Onde comer o melhor acarajé de Salvador – Bahia

Priscila Reis| Jan 20, 2015 | Onde comer

Onde comer o melhor acarajé de Salvador – Bahia

acarajé é uma iguaria típica da Bahia, de origem africana. Sua massa é feita a base de feijão fradinho + temperos, e em seguida frita numa panela de azeite de dendê fervendo. O resultado é uma espécie de bolinho crocante, que fica delicioso com todos os acompanhamentos presentes no tabuleiro: vatapá, caruru, camarão seco, salada de tomate e pimenta!

Nos tabuleiros famosos, acarajé ou abará sem camarão, custam em média R$5,00 e com camarão R$6,00, mas há lugares onde é possível pagar a metade disso. Considerando que a iguaria é praticamente uma refeição, o preço é ótimo! 

Salvador Acaraje capa(Onde comer o melhor acarajé de Salvador – Bahia)

Além do acarajé, no tabuleiro da baiana tem abará, feito com a mesma massa do acarajé, porém cozido ao invés de frito, o que o torna mais saudável. E como sobremesa, não deixe de experimentar o bolinho de estudante, à base de tapioca e leite de côco, ou as famosas cocadas de côco branco, côco queimado ou amendoim!!!

salvador bolinho regina(Onde comer o melhor acarajé de Salvador – Bahia)

Veja a lista das baianas de acarajé mais famosas da cidade de Salvador:

1. Acarajé da Dinha
Dinha foi a primeira baiana de acarajé a ganhar fama na cidade. Depois que ela faleceu, as mulheres da família continuaram com o negócio. As mesas espalhadas pelo Largo de Santana ficam lotadas. Geralmente, elas abrem o tabuleiro a partir das 14horas, todos os dias.

Endereço: 
Largo de Santana, s/n,  Rio Vermelho

Salvador acaraje dinha 1(Onde comer o melhor acarajé de Salvador – Bahia)

salvador dinha baianas(Onde comer o melhor acarajé de Salvador – Bahia)

2. Acarajé da Regina
É no tabuleiro de Regina que você encontrará o melhor da cidade, na minha opinião. Massa perfeita, que derrete na boca. O segredo é encher de vatapá, camarão seco, pimenta, um pouquinho de salada e huuummm…se deliciar! E ainda é mais saudável que o acarajé, já que não é frito!

Endereço:
Praça de Santana, s/n,  Rio Vermelho

Salvador acaraje regina 2(Onde comer o melhor acarajé de Salvador – Bahia)

3. Acarajé da Cira
O tabuleiro mais famoso da cidade é o de Cira em Itapuã. A região já é movimentada, com vários botecos simples, e muita gente circulando. Vale a pena encarar a fila que se forma à qualquer hora do dia nos finais de semana para comer o seu acarajé, abará ou bolinho de estudante. Uma delícia! O sucesso de Cira em Itapuã foi tanto que ela começou a expandir o negócio, abrindo filiais no Rio Vermelho e em Lauro de Freitas, comandadas, respectivamente, por filha e neta da baiana.

Endereços:
Rua Aristides Milton, s/n, Itapuã
Largo da Mariquita, s/n, Rio Vermelho
Estrada do Côco, em frente ao Hospital Aeroporto, Lauro de Freitas

4. Acarajé da Loura
Essa baiana montou seu tabuleiro num bairro nobre da cidade de Salvador, o Horto Florestal, e ganhou fama pelo quitute muito saboroso. A clientela é bonita e costuma lotar nos horários de happy hour. Há mesinhas de plásticos para quem quiser saborear com calma.

Endereço:
Avenida Santa Luzia, s/n, em frente ao posto de gasolina Ipiranga.

5. Acarajé de Dona Emília
Esse tabuleiro fica de frente para o Porto da Barra e você pode degustar os quitutes sob a sombra de uma bela árvore na pracinha ao lado.

(Onde comer o melhor acarajé de Salvador – Bahia)

 Leia também:
Melhores restaurantes de Salvador – Bahia

15 passeios imperdíveis em Salvador – Bahia

Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia

Roteiro de 5 dias em Salvador – Bahia

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

  • reinaldo

    jan 23, 2015

    Estou chegando com minha esposa na segunda feira dia 26 de janeiro e espero se bem recebido. Estou me preparando para comer todos os acarajes de salvador

    Responder
    • Priscila Reis

      jan 26, 2015

      Reinaldo, O blog essa semana está cheio de dicas de Salvador. Dá uma olhada :) e aproveitem!

      Responder
    • Acarajé da faby em Lauro de Freitas no boraco da velha

      mar 20, 2017

      Também

      Responder