Reserve Agora logo

Onde ficar na Costa Amalfitana: melhor cidade para se hospedar

Priscila Reis| Jun 14, 2018 | Onde ficar

Onde ficar na Costa Amalfitana? Eis uma dúvida que muita gente tem, e é talvez o ponto mais importante a ser definido nessa viagem. A melhor cidade para se hospedar na Costa Amalfitana dependerá das suas prioridades, do estilo da viagem, do budget, e se está com crianças ou não. De início, é bom saber que as principais cidades da Costa Amalfitana são Sorrento, Positano, Praiano, Conca dei Marini, Amalfi, Ravello, além de Maiori e Minori, embora estas últimas não estejam nas minhas dicas de hospedagem na Costa Amalfitana. Ainda tem a ilha de Capri, claro, cujas principais cidades são Capri e AnaCapri.

Lembrando que se você curte nossas dicas e confia no conteúdo do #VOALI, reserve seu hotel na Costa Amalfitana através do Booking.com (neste link ou em qualquer link de reserva que tenhamos inserido), pois é assim que o blog sobrevive, já que ganhamos uma pequena comissão. 

 

Antes de começar a explicar sobre cada uma das principais cidades da Costa Amalfitana, vale a pena visualiza-las no mapa abaixo:

Hospedagem em Sorrento na Costa Amalfitana

Sorrento é a maior cidade da Costa Amalfitana, e por sua vez, a que tem mais estrutura turística. Facilmente acessível de trem partindo de Nápoles, cujo bilhete você pode comprar ao chegar na própria estação, ou mesmo de carro, Sorrento é uma excelente base para explorar a costa e cidades vizinhas como a histórica Pompéia. Foi onde escolhemos ficar hospedados na Costa Amalfitana, justamente pela logística, e amamos. 

Por outro lado, fica um pouco mais difícil curtir a noite em cidades mais badaladinhas como Positano, por exemplo, pois as opções para voltar à Sorrento são apenas carro (se estiver dirigindo – o que não parece adequado, pois normalmente se bebe à noite), ônibus (que as vezes nem pára no ponto na alta estação, já que costumam lotar), ou táxi (que cobram caríssimo!). O lado positivo de Sorrento é que curtir a noite lá é uma delícia, passeando pelas ruas sempre cheias de vida, com seus inúmeros restaurantes, lojinhas, gelaterias, e bares! 

A estação de trem de Sorrento fica bem no centrinho turístico da cidade, o que facilita bastante a vida do turista que chega de trem, ou mesmo aquele que vem de ônibus de cidades como Roma, pois a parada do ônibus é bem ao lado dessa mesma estação. Para quem vem de carro, também há várias garagens na cidade com estacionamento, e uma bem grande próxima à Marina Piccola, de onde partem os barcos de passeio e ferries para Capri e outras ilhas.

Em Sorrento, recomendo ficar o mais próximo do centrinho histórico possível, utilizando como ponto central a Corso Itália, que é a principal via de pedestre da cidade. Falo com detalhes sobre Sorrento no post Onde ficar em Sorrento: dica de hotéis e apartamentos. Lembrando que todas as reservas fazemos pelo www.booking.com/sorrento.

 

Hospedagem em Positano na Costa Amalfitana

Positano é a cidadezinha mais elegante da Costa Amalfitana, e por sua vez, onde ficam a maioria dos hotéis mais luxuosos e divinos da região. Mas nem por isso é impossível encontrar opções com bom custo x benefício. Há alguns hotéis menores com preços razoáveis e até pequenos B&B e apartamentos para alugar, embora sejam disputados, considerando o tamanho da cidade, bem menor que Sorrento. Positano é muito charmosa, tem vários restaurantezinhos, é bem agitada (até demais na alta estação) além de ser um ponto central para circular de barco privativo ou ferry para as demais cidades costeiras e/ou ilhas como Capri.

Positano começa no alto da Costa Amalfitana, e há diversas casinhas e construções coloridas em toda a encosta, até chegar à praia. Parte dessas ruas dá para se fazer de carro (mais para o alto), e a outra parte tem que ser feita a pé mesmo, passando pelas ruazinhas que levam ao porto da cidade, e que também servem de caminho para chegar a alguns hotéis. Os hotéis mais elegantes ajudam o hóspede com as malas, enquanto que os mais simples não. Por isso, fique sempre atento ao tamanho da mala!! Ela deve ser também compatível com o seu budget 🙂

Positano também é muito legal para quem vai querem curtir os restaurantes de praia da região, como por exemplo o famoso Da Afonso, pois há barquinhos dos próprios restaurantes levando e trazendo clientes sem custo adicional de e para o pequeno porto da cidade, que eles chamam de marina. Eu, por exemplo, também iria gostar muito de ficar em Positano, e pretendo experimentar numa próxima viagem! Procure seu hotel em Positano em www.booking.com/positano e leia nosso post sobre Onde ficar em Positano!

 

Hospedagem em Praiano na Costa Amalfitana

Se você é mais low profile, gosta de silêncio, paz, de ouvir os pássaros, curtir a natureza, e ainda estar no centro da Costa Amalfitana, Praiano pode ser o seu lugar! Há relativamente poucas opções de hospedagem, embora tenha o magnífico hotel boutique Casa Angelina Lifestyle e até alguns apartamentos para alugar. Detalhe que a praia Spiaggia della Gavitella é, sem dúvida, uma das mais maravilhosas de toda a Costa Amalfitana, perfeita para o banho, e onde os locais bem informados gostam de ir com seus filhos. Isto porquê tem uma extensa área com “laje batida”, uma espécie de cimentado plano onde as pessoas deitam e passam o dia, sem ter que ficar pisando nas pedras que fazem parte do cenário de todas as praias dessa região. É, sem dúvida, uma opção diferente e muito especial onde ficar na Costa Amalfitana!

Quem gosta de curtição também vai amar o beach club chamado One Fire Beach que fica em Praiano. Um show!

Aviso aos navegantes: Um detalhe que chama a atenção é a quantidade de escadas que se tem que descer para chegar à praia. Mas o bom é que até umas 5 da tarde tem water taxi partindo dos beach clubs de Praiano, que podem levar você de volta à Positano, por exemplo, de onde partem mais facilmente transportes para todas os demais destinos na Costa Amalfitana. Procure seu hotel na cidade de Praiano em www.booking.com/praiano e leia nosso post Onde ficar em Praiano: dica de hotel na Costa Amalfitana!

 

Hospedagem em Conca dei Marini

Outra cidadezinha bem localizada da Costa Amalfitana e com bem pouco movimento é Conca Dei Marini. Ela fica entre Praiano e Amalfi, tem praias lindas e opões de hospedagem com bom custo x benefício, inclusive apartamentos para aluguel no próprio booking.com! Essa é a minha dica para quem vai fazer uma viagem com low budget na Costa Amalfitana, pois há desde albergues a casas que oferecem quartos com serviço de café da manhã (B&B) e hotéis mais simples.

A marina de lá é pequena e rústica, o que a deixa ainda mais especial. É em Conca dei Marini que fica a Grotta dello Smeraldo, uma pequena gruta que pode ser visitada com aqueles barquinhos turísticos, num passeio de 15 minutos ao custo de 5 euros. E também de lá chega-se a pé até o Fiordo di Furore, uma das mais fotografáveis praias da região, que tem uma pequena faixa de areia entre dois paredões de montanha. Vale registrar que tive informações de que essa praia é muito frequentada e de certa forma abandonada pelo governo local, e por isso, é meio suja. Mas vista do alto, é linda de viver! Veja essa lindeza no post: 10 passeios imperdíveis na Costa Amalfitana em breve e não deixe de servar seu hotel em Conca dei Marini através do link www.booking.com/concademarini

 
Hospedagem em Amalfi na Costa Amalfitana

Embora Amalfi esteja quase no fim da faixa mais visitada da Costa Amalfitana, o que poderia levar você a achar que é longe, a depender do que estiver pretendendo fazer na região, também é um bom ponto, e tem opções de hospedagem com melhor custo x benefício que Positano, por exemplo. Outra vantagem é o fato de que quase toda a área movimentada da cidade é plana, e de frente para o mar. Ou seja, você não se cansa muito ao subir e descer e ainda tem uma praia (com mais areia que as demais), embora essa praia do centro seja meio muvucada. Andando mais um pouquinho em direção a Ravello (ou para o lado oposto), no entanto, tem praias paradisíacas que ainda fazem parte de Amalfi, e que são quase intocadas!

Achei Amalfi a mais busy da Costa Amalfitana, quando comparada com as outras cidades pequenas (excluindo Sorrento). Tem trânsito, muito ônibus, pois é o ponto final de várias linhas de ônibus na região, inclusive do onibuzinho que fica rodando o dia todo entre as principais cidades da costa. Mas, por outro lado, tem transporte para todo lugar, inclusive para outras ilhas italianas como Capri e Ischia. Sem falar em hotéis de luxo como o Hotel Santa Caterina, que é um dos poucos que conta com uma super estrutura praticamente sobre o mar.

O centrinho de Amalfi é super gracioso e a piazza central guarda uma das mais belas catedrais de toda a Costa Amalfitana! 

 

E o melhor é que fica pertinho da linda Ravello, sobre a qual falamos a seguir! Tá vendo que tudo tem coisas boas?!

 
Hospedagem em Ravello na Costa Amalfitana

Ravello ganhou pra mim no quesito lindeza! Posso dizer que é a cidade mais linda e romântica da Costa Amalfitana. Fica bem no alto, e pra chegar lá, você tem que ir de carro, ônibus ou taxi de Amalfi (ou de cidades como Minori e Maiori ou Salerno, mas que não falarei sobre elas, pois já saem um pouco da rota turística mais badalada da Costa Amalfitana). O trecho de Amalfi até Ravello demora uns 25-30 minutos, e pode durar um pouco mais se a sinaleira fechar…pois fecham a rua de um lado para os carros descerem, e depois abrem a rua do outro para os carros subirem, já que a via é bem estreita.

Ao chegar em Ravello, tenho certeza de que você suspirará! A sua piazza proporciona uma vista lindíssima do vale da Costa Amalfitana, tem uma igreja especial, restaurantes e cafés fofos, lojinhas, e se você tiver tempo, recomendo que permita-se se perder pelas ruelas! Com certeza vai se deslumbrar com algo especial! Eu, por exemplo, me perdi do meu grupo rsrsrs de tanto contemplar! Parece que a vida passa em câmera lenta nessa cidade mágica. Um lugar para envelhecer e ser feliz!

A Villa Cimbroni e a Villa Rufolo são locais de tirar o fôlego, perfeitos para contemplar a natureza, a vista, e as belas interferências que o homem é capaz de fazer num lugar realmente de Deus! Ah…e Ravello é muito romântica, motivo pelo qual também recomendo para casais em lua de mel que querem ficar mais relaxados e in love! Vejam as opções de hotéis e apartamentos disponíveis no www.booking.com/ravello

 

Hospedagem na ilha de Capri na Costa Amalfitana

Capri é um caso de amor à parte na Costa Amalfitana. Se está à procura de onde ficar na Costa Amalfitana, e quer dias de relax num balneário, esse é o lugar! Dá para fazer uma viagem só para curtir a ilha, o que eu adoraria fazer com meu filhote! Embora seja mais conhecida pelo jetset internacional como lugar badalado, para ver e ser visto por pessoas com alto poder aquisitivo, achei Capri extremamente familiar. Os europeus, americanos e outros estrangeiros que sabem das coisas costumam alugar casas ou villas para passar a temporada de verão na ilha. Há também inúmeros hotéis, que na alta temporada (principalmente meados de junho, julho e agosto), ficam super disputados e caros. O bom é que você consegue curtir Capri de maio a outubro, e nesses outros meses os preços são melhores e a ilha fica mais vazia.

Isso porquê além de ser uma balneário, tem trilhas para quem curte natureza, praias lindas, jardins, um centro histórico vívido, com muitas lojas e restaurantes. E ainda tem paisagens espetaculares que podem ser apreciadas tanto do alto da montanha, principalmente de Anacapri como também dos arredores da ilha, quando se faz os passeios de barco. Há muitas opções de hotéis em Capri e na vizinha Anacapri (um pouco mais distante do centrinho) e falamos sobre alguns dos mais luxuosos no post 5 hotéis de luxo em Capri. Recomendo pesquisar e reservar pelo www.booking.com/ilhadecapri

 

Gostaram? Esse é o post guia da série VOALI na #CostaAmalfitana que em breve virará um produto aqui no blog! Espero que sirva para que se situem nessa região, e que ajude na tomada de decisão sobre Onde ficar na Costa Amalfitana!

Lembrando que se você curte nossas dicas e confia no conteúdo do #VOALI, reserve seu hotel na Costa Amalfitana através do Booking.com (neste link ou em qualquer link de reserva que tenhamos inserido), pois é assim que o blog sobrevive, já que ganhamos uma pequena comissão. 

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *