Reserve Agora logo

Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer

Priscila Reis| Mar 2, 2016 | O que fazer

Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer –

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-28(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer) 

 

Dia 1 em Lisboa:

Lisboa é o berço da nossa civilização, já que de lá partiram as naus rumo ao descobrimento do Brasil. Pensando nisso, sugiro começar o roteiro de 3 dias em Lisboa pelo bairro de Belém, onde concentram-se alguns importantes monumentos e pontos turísticos da cidade.

Comece pelo monumento Padrão do Descobrimento, construído em homenagem aos grandes navegadores portugueses, como Pedro Álvares Cabral. Não perca o mosaico no chão com a imagem da Rosa dos Ventos, que pode ser visto por inteiro do mirante localizado no topo do monumento Padrão do Descobrimento. 

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-43(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Pertinho dali fica a belíssima Torre de Belém, antiga fortificação portuguesa considerada como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1983 e uma das sete maravilhas de Portugal desde 2007.

Os monumentos indicados acima ficam de frente para o Rio Tejo, próximos do maravilhoso hotel Altis Belém, sobre o qual falamos no post: Dica de hotéis em Lisboa: onde ficar. É, inclusive, um local maravilhoso para aquele almoço especial, sem pressa, no restaurante Feitoria. Vale reservar para garantir uma mesa.

Atravessando a rua, ainda em Belém, você encontrará a famosa pastelaria Pastéis de Belém (a original), existente desde 1837. Se pretender seguir o roteiro como sugerimos, deixe para comer a sobremesa ali, acompanhada de um cafezinho. No menu, pasteis de belém, é claro. Ou então pode ser o lugar ideal para descansar depois de visitar a próxima atração.

Bem próximo da pastelaria fica o Mosteiro dos Jerônimos, um conjunto arquitetônico impressionante que abriga uma belíssima igreja, também classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO e uma das sete maravilhas de Portugal, assim como a Torre de Belém. Se tiver com crianças, visitar o Museu da Marinha pode ser interessante.

Para o primeiro dia em Lisboa, visitar todas essas atrações turísticas já está de bom tamanho. Após o passeio, recomendo ir para o hotel, colocar as pernas para o ar um pouquinho e se preparar para jantar em um dos Melhores restaurantes de Lisboa.

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-40(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

 

Dia 2 em Lisboa:

É dia de visitar o centro histórico de Lisboa. Para começar, sugiro conseguir no seu hotel um mapa que identifique o trajeto dos bondes de Lisboa, conhecidos como “elétricos”. Eles te ajudarão a percorrer a cidade com menos esforço, já que Lisboa se espalha por sete Colinas.

Você pode começar o passeio por qualquer ponto de parada do Elétrico 28. Se escolher como marco inicial, por exemplo, a Praça Martim Moniz, seguirá no Elétrico 28 em direção ao bairro da Graça, onde fica o mosteiro de São Vicente de Fora e atrás dele, o Campo de Santa Clara, onde acontece a Feira da Ladra, uma espécie de mercado de pulgas, sempre às terças e sábados.

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-44(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Nos pontos seguintes, você poderá desvendar os encantos do bairro de Alfama, famoso pelas ruelas e varais de roupas penduradas nas janelas, e pelas suas excelentes casas de Fado. Observe os detalhes das construções, os azulejos escondidos e as pessoas. Parece que o bairro parou no tempo, o que é lindo de se ver.

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-3

Em seguida, chegará num dos pontos mais altos de Lisboa, onde fica o Castelo de São Jorge, uma imponente fortificação existente desde a Idade Média, e que passou por inúmeras reformas, dando a sensação de ser um antigo castelo totalmente preservado. 

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-1(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

O visual de Lisboa visto do Castelo de São Jorge é incrível, além de ser um local agradável para passear, sentar para ler um livro ou ficar abraçadinho com o amor esperando o tempo passar. Para quem viaja com crianças, é um ótimo local para leva-los.

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-19(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Na descida do castelo, faça uma pausa para o café. Há alguns lugares charmosos espalhados por Alfama, como o “Pois, Café”, super convidativo.

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-41(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Seguindo essa rota, o Elétrico 28 vai descer em direção à Baixa e Chiado, bairros deliciosos de serem explorados a pé, e sobre os quais falamos com detalhes no post Baixa e Chiado em Lisboa, bairros imperdíveis para passear a pé. No caminho, a parada para conhecer a Catedral da Sé, obra do século XII, também conhecida como Igreja de Santa Maria Maior, é obrigatória. Ainda tem a Igreja de Santo Antônio e outros pontos de interesse no percurso do Elétrico 28, como a Praça do Comércio na Baixa, Chiado, Jardim da Estrela, chegando em Campo de Ourique, bem próximo à casa de Fernando Pessoa.

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-8(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-6(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Como o passe do Elétrico 28 dá direito de subir e descer em todos os pontos da sua linha, faça o trajeto com calma, parando naquele lugar que despertar o seu interesse, mesmo que não seja um ponto turístico famoso. Esse sim é o melhor jeito de explorar (e conhecer) Lisboa. Se preferir, alugue um tuc-tuc e se divirta ainda mais nesse roteiro de 3 dias em Lisboa 🙂

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-10(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Há muitos restaurantes na região central de Lisboa. Escolha um da nossa lista de Melhores restaurantes de Lisboa: onde comer e não deixe de fazer uma refeição digna dos reis de Portugal.

 

Dia 03 em Lisboa: 

Sugiro começar o dia 03 em Lisboa visitando o Parque das Nações, área da cidade desenvolvida para abrigar a Expo 1998, um bairro totalmente novo que continua em expansão. O melhor jeito de chegar lá é pegando o metrô em direção à Estação do Oriente, uma atração turística em si, projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o mesmo que projetou o fantástico Museu do Amanhã no Rio de Janeiro.

Vale flanar pelos calçadões, tirar fotos com as esculturas espalhadas por todo o parque, curtir o visual a partir do teleférico, aproveitando para apreciar a bela Ponte Vasco da Gama, petiscar em algum dos muitos restaurantes, ou ainda visitar o Oceanário de Lisboa, sendo este último, um excelente programa com crianças.

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-5(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Se tiver tempo, vale conferir o projeto arquitetônico do shopping Centro Vasco da Gama, projetado internamente como se fosse um cruzeiro. Se prestar atenção, verá que as janelas internas imitam as escotilhas de um navio. Além do mais, tem ótimas lojas internacionais como Zara, H&M, Bershka, Intimissimi, KIKO Makeup Milano, a portuguesa Pull & Bear e a Alentejo, especializada em azeites, pães e alho, dentre outras.

Volte para o centro e almoce no Mercado da Ribeiro, um dos novos pontos turísticos de Lisboa mais bacanas. Trata-se de um mercadão super organizado, com identidade visual legal e inúmeros boxes de comida, inclusive alguns comandados por chefs com estrela Michelin. Vale muito a pena! Para saber detalhes, leia nosso post: Mercado da Ribeira em Lisboa: melhor passeio gastronômico

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-24(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Deixaria o fim do dia 03 em Lisboa para explorar uma Lisboa mais sofisticada a pé, com calma. Quem sabe até fazer algumas compras, apreciar praças e o cenário Lisboeta.

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-23(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Caso ainda tenha pique e queira fazer aquelas últimas compras no caminho de volta para o centro, o El Corte Inglês é uma boa pedida. Lá, vende-se de tudo, e ainda tem uma área gourmet muito boa no subsolo, com um supermercado de qualidade. Nas mediações do El Corte Inglês, você encontrará lojas de rua como Zara e Massimo Dutti.

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-36(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Se preferir fazer compras nas melhores lojas de grife do mundo, irá gostar de passear pela Avenida da Liberdade. No final (sentido subida), já às margens da Praça Marquês de Pombal está o belo Parque Eduardo VII, que traz um pouco mais de verde a essa cidade tão colorida. Fica bem próximo ao maravilhoso hotel Four Seasons Ritz Lisboa, sobre o qual falamos no post Dica de hotel de luxo em Lisboa: Four Seasons Ritz Lisboa.

LISBOA ROTEIRO EDITADOS-25(Roteiro de 3 dias em Lisboa: o que fazer)

Para fechar o roteiro de 3 dias em Lisboa, nada melhor do que um show de Fado como despedida. Há tantas casas de Fado em Lisboa que selecionamos as melhores no post: Melhores casas de Fado de Lisboa.

 Viu quanta coisa Lisboa tem a oferecer e como a cidade é linda! Se puder, sugiro seguir nossos passos num roteiro de 4 ou 5 dias em Lisboa, fazendo os mesmos passeios com mais calma e apreciando os seus detalhes. Não à toa, é uma das cidades que mais vem atraindo turistas na Europa no últimos anos.

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *