Reserve Agora logo

Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia

Priscila Reis| Jan 24, 2015 | O que fazer

Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia

Quem acompanha o #voali sabe que somos de Salvador – Bahia, com muito orgulho. E ela, Salvador, tem muito mais que acarajé, moqueca e carnaval. É uma cidade de povo alegre, trabalhador, que tem orgulho da sua origem, da influência africana, da cultura local, da sua literatura, arte, música e dança. Não sei qual o tempero mágico que tem por trás da palavra Bahia, mas basta falar nela para fazer um sorriso se abrir. Por isso, inaugurou uma série de posts sobre os encantos da minha terra, a começar por Salvador, a primeira (e talvez, a mais amada) capital do Brasil.

Para começar, quem tem apenas 3 dias para curtir a cidade vai querer fazer aqueles passeios básicos, bem turistões, para sentir que veio à “Bahia”. Pois vamos descobrir o que é que a “Bahia” tem…

Dia 1:

Para começar a desvendar os segredos de Salvador, sugiro começar o dia com um passeio guiado pelo Centro Histórico da cidade, tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e que engloba não só o Pelourinho, mas também o Largo de São Francisco, o Largo do Carmo e o Largo de Santo Antônio Além do Carmo. Parta da Praça Terreiro de Jesus em direção à bela Igreja de São Francisco, uma verdadeira obra prima do barroco brasileiro, coberta com lâminas de ouro. Também vale a pena apreciar os azulejos portugueses que decoram os muros da área externa da igreja.

Salvador 1(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Em seguida, rume em direção ao Pelourinho, não deixando de reparar nos casarões existentes desde o século XVI, além dos sobrados e cortiços que já foram moradia de escravos, e que hoje abrigam lojas, restaurantes, casas de cultura, etc.. E por falar em cultura, aproveite para visitar a Fundação Casa de Jorge Amado, que conta a história e obra desse grande artista baiano. A lojinha de lá é um ótimo lugar para comprar os seus livros, inclusive em outros idiomas.

Salvador Pelo 2(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, fica a famosa ladeira do Largo do Pelourinho, onde Michael Jackson gravou o clipe da música They Don’t Care About Us com a banda Olodum. Descendo a ladeira, fica a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a primeira igreja frequentada por escravos na cidade, e que até hoje mescla algumas práticas do candomblé com o catolicismo.

Salvador Pelourinho(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Mais adiante, suba a ladeira que vai dar no Carmo e não deixe de conhecer a Igreja e Convento Nossa Senhora do Carmo e o Largo do Carmo. É por ali que fica o famoso Hotel Pestana Convento do Carmo, onde você pode entrar para tomar um drink no bar ou fazer um lanche. Nessa região, há vários bares e algumas pousadas de charme com vista para a Baía de Todos os Santos.

Se estiver pensando em almoçar no Centro Histórico, a nossa dica é o restaurante do precioso Hotel Villa Bahia, membro da cadeia Roteiros de Charme, cuja gastronomia contemporânea e menu extenso agrada a todos. Durante a semana, ainda oferecem um menu executivo por R$49, com direito a entrada, prato principal e sobremesa (preço em jan/2015). Fica no Largo do Cruzeiro de São Francisco e funciona todos os dias da semana. Almoço até as 14:30 e jantar até as 22hrs.  Falamos sobre essa e outras opções gastronômicas no post: Melhores restaurantes de Salvador

*Para explorar o Centro Histórico região, vá de sapato baixo pois são muitas ladeiras e a pavimentação das ruas é toda em pedras irregulares. Também recomendo ir com roupa simples, sem jóias ou acessórios ostensivos para não chamar atenção. Se tiver com câmeras fotográficas ou de vídeo, e/ou celulares da moda, é bom ficar sempre em estado de alerta, sem dar bobeira ok?! Fora isso, é um passeio gostoso e muito interessante. Há estacionamento pago no Pelourinho, próximo à Igreja de São Francisco. E vá de coração aberto. Quando escutar uma música, um batuque, siga o som e veja o que está rolando. Pode ser uma roda de capoeira, um ensaio do Olodum, aula de música ou uma outra farra qualquer. Afinal, a Bahia é a terra da alegria 🙂

Pensando que o passeio já acabou? Pois pertinho dali fica o Elevador Lacerda, na Praça Municipal, ao lado do belo Palácio Rio Branco, onde você poderá conhecer um pouco da história política da Bahia. A vista é linda, e ainda tem a gostosa sorveteria A Cubana na entrada do elevador.

Salvador Elevador 2(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Salvador Elevador 3 (1)(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Se quiser completar a experiência, desça o elevador e siga até o Mercado Modelo, onde você poderá comprar lembranças da cidade. Fique atento pois há muitas ciganas na praça em frente ao Mercado Modelo e elas só te largam depois que receber dinheiro…então finja que nem está ouvindo e siga numa reta rumo à entrada do mercado.

Salvador Mercado Modelo(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Se a fome bater, saiba que estará pertinho da Bahia Marina de Salvador, uma espécie de centro gastronômico da cidade. Por lá, você poderá sentar no contemporâneo Lafayette ou no japonês fusion Soho, debruçado sobre o mar da Bahia. Fechará o dia com chave de ouro!

Veja o mapa abaixo, apontando os locais citados no roteiro do Centro Histórico: 

 

Dia 2:

Que tal começar o dia pedindo a benção para o Senhor do Bonfim, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, construída no século XVII. Desde o século XVIII, a basílica era frequentada por públicos de diferentes religiões. Uma delas, o islamismo, influenciou escravos muçulmanos a usarem roupa branca em reverência a Allah, e a tradição de usar branco se mantém até hoje, principalmente às sextas-feiras, quando gente de toda a parte do mundo sobe a Colina Sagrada para assistir a uma missa ali. Aprecie o belo mural cheio de fitinhas do Senhor do Bonfim, amarre a sua fitinha e aproveite para colocar uma no punho, fazendo 3 nós e 3 pedidos. Muita fé! E quem tem fé, vai a pé. Informações sobre as missas no website: www.santuariosenhordobonfim.com

Salvador Bonfim 1(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)   

Salvador Bonfim 3(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Pertinho da Igreja do Bonfim está o bairro Ribeira, antigamente reduto da classe alta baiana, e que hoje, apesar de popular, ainda abriga antigos casarões, inclusive construções com projeto de Gustav Eifell. Uma das pérolas desse bairro é a casa do artista Prentice Carvalho, situada na Rua Porto dos Tainheiros, 70. Um sobrado pequeno e bem velho revela no seu interior a arte de produzir e pintar azulejos artesanais. Uma verdadeira preciosidade. Vale a pena passear pela sua bela orla cheia de barquinhos de pesca enquanto saboreia um sorvete da Sorveteria da Ribeira, existente desde 1931. Os sabores amendoim, côco verde e tamarindo e outras frutas tropicais são uma verdadeira sensação. 

 Salvador Azulejo Prentice capa(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Salvador Ribeira(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

A Avenida Beira Mar,do outro lado, é cheia de botecos simples, que servem tiragostos e uma cervejinha gelada. A frequência não é muito boa, e se for em dia de semana, estará bem vazio, mas o visual é incrível. Apesar da praia ser linda, não é própria para o banho. O pôr do sol ali é lindo de morrer.

E por falar em por do sol, um outro lugar gostoso e super bonito para visitar nessa parte da cidade é o Forte de Montserrat, que começou a ser contruído em 1538. Hoje o forte abriga o Museu da Armaria, com uma exposição de armas. A vista é linda, tendo como cenários a cidade de Salvador e a Ilha de Itaparica. Bem próximo, vale a pena visitar a Ponta do Humaitá e sua igrejinha de mais de 400 anos. É também um ótimo lugar para ver o pôr do sol.

 

Dia 3:
Que tal conhecer um lado de Salvador frequentado no dia a dia pelos locais? Pois essa é a nossa proposta para o terceiro dia na cidade. Recomendamos começar o dia com uma visita ao Museu de Arte Sacra da cidade, para conhecer a bela coleção de arte sacra, pinturas, pratarias e móveis antigos. Fica localizado na Av. Sete de Setembro, nº 2340, Corredor da Vitória, funciona no período da tarde de terça a domingo, e a entrada é franca. Alí perto também fica o Palacete das Artes numa antiga mansão do tradicional bairro da Graça, que abriga algumas obras de Rodin no seu jardim e costuma ter interessantes exposições temporárias na sua programação (Confira aqui). O Palacete abriga o restaurante/creperia Solar Café, perfeito para um lanche ou almoço leve.

 Salvador Palacete(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)   

Salvador Palacete 4(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Depois, que tal seguir para a praia do Porto da Barra, a mais amada pelo baianos, no meio da cidade, com sua água cristalina e calma. Qualquer hora é hora de mergulhar no “Porto”, como ela é carinhosamente apelidada pelos locais. Fique apenas atento aos seus pertences deixado na areia tá?! Melhor levar o mínimo possível. Hoje em dia, é possível alugar prancha de stand up paddle e praticar o esporte por lá. Uma delícia! Depois, siga em direção ao nosso lindo Farol da Barra pelo calçadão da Barra, que está totalmente reformada e vive cheio de viaturas protegendo os transeuntes! Bom para caminhar sem pressa, dar aquela corridinha, andar de skate, patins…e por que não de bike, disponível para todo mundo nas estações do “Salvador Bike” espalhadas pela cidade. Tem uma em frente à Praia do Porto. Eita quintal #porreta. 

Salvador 10(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Salvador 7(Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia)  

Assistir ao pôr do sol no Porto da Barra ou no Farol da Barra é uma das grandes atrações dessa região, e é, sem dúvida, lindo demais!

Se ainda tiver disposição para fazer mais turismo, vá tomar um café ou até assistir ao pôr do sol num outro local, dessa vez no Solar do Unhão situado na bela Avenida Contorno, que abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia e conta com um gostoso café. Nas tardes de sábado, acontece o evento Jam no MAM, com apresentações de jazz e outros estilos musicais num cenário arrepiante.

E encerro o nosso roteiro de 3 dias em Salvador com um trecho da música de Caymmi, Você já foi à Bahia:

“Tudo, tudo na bahia
Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito
Que nenhuma terra tem”.

Ficará por mais tempo na cidade? Então não perca o nosso Roteiro de 5 dias em Salvador – Bahia.

Leia também:
Melhores restaurantes de Salvador – Bahia
15 passeios imperdíveis em Salvador – Bahia
Onde comer o melhor acarajé de Salvador – Bahia

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

  • Miro Souzza

    dez 17, 2015

    Achei muito legal as dicas, vou passar 05 dias em salvador. Mas me preocupou as advertencias de segurança. Não tem pra onde correr mesmo nesse paiz...

    Responder
    • Priscila Reis

      dez 21, 2015

      Miro, Estamos no Brasil e infelizmente, esse quesito segurança tem que ser falado e temos que estar sempre em alerta. Mas nada impede que vc se divirta muito!

      Responder
    • nayanny nunes

      mar 28, 2016

      Bom dia, Nesses locais que vc falou, quais sao as tarifas?(quanto são) e quais são gratuito?

      Responder
      • Priscila Reis

        abr 03, 2016

        Nayanny, Exceto os restaurantes, todos os lugares que indiquei são gratuitos :)

        Responder
      • Camila Thiers

        abr 06, 2016

        Priscila, tenho o maior amor pela sua terra, antes mesmo de conhecê-la. Obrigada pelas dicas, adorei o roteiro! Irei de 20 a 25 de abril, vc pode me dar uma dica de praias próximas para conhecer? Ou aconselha passar todos os dias em salvador mesmo? Eu quero incluir Itapoã no roteiro e pensei em Arembepe. Queria lugares seguros e fáceis de chegar, pois estarei viajando sozinha.

        Responder
        • Priscila Reis

          abr 15, 2016

          Camila, Tudo bem? A praia de Arembepe não é tão distante (35 min do aeroporto) e é maravilhosa, super calma, e ainda tem o restaurante que amo "Mar Aberto", perfeito para comer comida típica. Praia do Forte, um pouco mais adiante (55 min do aeroporto), também é uma delícia, com lojinhas, restaurantes e boa praia. Dá para passar o dia em Arembepe e seguir para curtir Praia do Forte num final de tarde até a noite, por exemplo. E depois fica o restante dos dias em Salvador, curtindo o centro histórico em 1 dia, a Barra e a Praia do Porto da Barra em outro, e depois deixa para o que ocorrer! :)

          Responder
          • Leonardo Costa

            ago 27, 2016

            Olá, Priscila. Estava procurando dicas sobre a Bahia e achei seu site que está me ajudando muito, com informações que precisava - o site é muito bom. Passarei quatro dias em Salvador e, achando esse texto, me interessei muito por mesclar esse roteiro com uma praia mais afastada. Será que você poderia me dar uma ajuda? Como chego sábado pela manhã pensei em ir do aeroporto direto para Arembepe ou esta região entre praia do flamengo e Stela Maris e passar todo o sábado aí, me hospedando por uma noite numa pousada/hotel perto do mar. No domingo depois do café da manhã fazer o check out e ir para um hotel no Centro histórico, como o Pestana do Carmo, por exemplo, e seguir o roteiro proposto até terça feira (meu vôo de volta é quarta pela manhã). Então, acha uma boa ideia ou seria melhor fazer de outra maneira, fincando base apenas no Centro de Salvador ou ainda em algum hotel na região da praia do forte??? Abs

            Responder
            • Priscila Reis

              ago 29, 2016

              Achei uma boa idéia sim, considerando que vc chega no sábado e estará próximo das melhores praias no sentido da Linha Verde. Tente a pousada A Capela em Arempebe: http://migre.me/uOcSA ou alguma em Praia do Forte: http://migre.me/uOd9F No Centro Histórico, além do Pestana, tem também a opção do Aram Yami, um hotel boutique bem pequeno e gracioso: http://migre.me/uOdiV abraços Priscila

              Responder
        • Joelise Angelotti

          jul 07, 2016

          Gostei muito do post vou agora no inicio de setembro pra Salvador e pretendo ficar 2 a 3 dias...porém vou coom minha filha de 3 anos, tem algum passeio mais específico para criança? Obrigada e bjs, Jô

          Responder
          • Priscila Reis

            jul 12, 2016

            Joelise, Temos esse post no blog sobre http://www.voali.com.br/salvador-com-criancas-o-que-fazer-e-passeios/

            Responder
          • nayanny nunes

            ago 10, 2016

            Priscila, vou ficar no hotel proximo ao farol da barra, a igreja do bonfim fica muito longe de la? e onde eu posso vê o por do sol? o elevador larcerda é longe do pelourinho? enfim to meio perdida nessa questao de distancia. o pelourinho é prox ao farol da barra? nesse farol da pra vê o por do sol?

            Responder
            • Priscila Reis

              ago 14, 2016

              Nayanny, O Farol da Barra dá para ver um lindo pôr do sol! E fica ao lado da ótima praia do Porto da Barra. Já a Igreja do Bonfim não fica perto, mas vale a pena. Precisa ir de ônibus, carro, táxi ou uber. O Elevador Lacerda fica praticamente onde começa o Pelourinho, então lá você faz esses 2 a pé. O melhor é olhar no Google Maps e ver distâncias, para melhor se situar. Boa sorte :)

              Responder
            • Solange

              set 04, 2016

              Adorei suas dicas.... Estou indo agora dia 06/09.... Obrigada!!!!!

              Responder
              • Railson Moreira Marques

                set 05, 2016

                Ola estou indo p Salvador... vou ficar 3 dias perto da praia de armacao... O que vc me indica?

                Responder
                • Sônia

                  set 10, 2016

                  Olá Priscila! Ficarei em um hotel no Jardim de Alah. Será uma viagem de 3 dias, muito curta. RS O que devo fazer no 1°dia? Levando em conta que chegarei às 14:00 hs.

                  Responder
                  • Priscila Reis

                    set 15, 2016

                    Sônia, Minhas sugestões de passios estão aqui neste post! Caso deseje fazer algo mais próximo de onde você estará, sugiro passear pela Orla, fazer uma massagem e quem sabe seguir até Itapuã para comer o famoso acarajé da Cira e conhecer o seu belo farol. abraços Priscila

                    Responder
                  • Rodrigo Neves

                    set 25, 2016

                    Como é o tempo/clima em Janeiro/Fevereiro? Chove muito?

                    Responder
                    • Priscila Reis

                      out 04, 2016

                      Rodrigo, Trata-se do ápice do verão, e chove pouco! Quente e muito astral :)

                      Responder
                    • Larissa

                      jan 12, 2017

                      Olá, pesquisando sobre salvador achei seu site e suas dicas ótimas, contemplam perfeitamente meu interesse, vou ficar 8 dias em salvador e gostaria de saber um restaurante para deliciar as comidas típicas, e ainda gostaria a praia mais paradisíaca que encontro. Parabéns pelo site.

                      Responder
                      • Priscila Reis

                        fev 12, 2017

                        Larissa, Tudo bem? Restaurante para comidas típicas, recomendo o Tereza Paim, Paraíso Tropical e ainda o Yemanjá. Quanto à praia, durante a semana, amo a do Porto da Barra. Nos finais de semana, costuma lotar, mas é a mais linda e fica bem próxima do Farol da Barra, outro ponto turístico da cidade.

                        Responder
                      • Milene

                        jan 21, 2017

                        Oi, Priscila. Tudo bem? Amei seu site. Estou indo realizar um sonho de muito tempo e conhecer sua terra. Irei com uma amiga. Estou vendo hotéis. Ia ficar em um perto do centro histórico mas advertira-me quanto a segurança. Estou vendo agora um no bairro vermelho (Ibis). As pessoas me falam muito para ter cuidado no pelourinho e centro histórico. Você acha que é mais seguro ir com guia? Agência? Te agradeço a ajuda. Beijo grande!

                        Responder
                        • Priscila Reis

                          fev 12, 2017

                          Milene, Tudo bem? O centro histórico está bem melhor agora, mas não custa ficar em estado de alerta quando o assunto é segurança. O Rio Vermelho é um bairro central, muito bom para o turista em Salvador. E a vida noturna também é legal lá, com barzinhos e restaurantes, a exemplo do Taperia. Pelourinho com guia é bacana para aprender a história. Fora isso, não precisaria :)

                          Responder
                        • ingrid souza

                          jan 26, 2017

                          Olá Priscila, adorei as dicas. Irei ficar em salvador poucos dias (infelizmente) no máximo 3. Estou pesquisando ficar em uma pousada no Rio vermelho, gostaria de saber se é próximo aos pontos turísticos(gostaria de conhecer o mercado modelo, elevador Lacerda, pelourinho entre outros)? Dá pra ir de ônibus? Sou uma carioca perdida rs..

                          Responder
                          • Priscila Reis

                            fev 01, 2017

                            Ingrid, Tudo bem? Rio Vermelho não é longe. Pelo contrario, é bem central para se deslocar, mas não fica no centro historico, onde está o elevador lacerda, pelorinho etc., mas da para ir de onibus sim. Só teria que pesquisar a linha, pois infelizmente não sei :)

                            Responder
                          • rose

                            fev 09, 2017

                            Oi pri, acabei de ler suas dicas, estou indo para salvador e é minha primeira viagem e também estou indo sozinha, gostaria de saber mais a respeito por e-mail.

                            Responder
                            • Priscila Reis

                              fev 12, 2017

                              Olá Rose, Pode perguntar por aqui mesmo, que respondo.

                              Responder