08 nov 10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado
10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado –
Ho Ho Ho. Já é Natal em Gramado! Desde 30 de outubro de 2015 acontece o famoso Natal Luz na cidade, que dura até 17 de janeiro de 2016. Nesse período, a cidade fica em festa, toda decorada com tema natalino, transpirando muita alegria. E para completar a brincadeira, ainda conta com uma intensa programação para crianças e adultos.
Leia também:
Onde ficar em Gramado no Natal Luz: dica de hotéis
Melhores Atrações do Natal Luz em Gramado
Melhores restaurantes de Gramado e Canela
O que fazer em Gramado e Canela com crianças
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
É daqueles lugares para curtir com a família, que requer planejamento, pois costuma lotar, principalmente a partir de meados de novembro até depois do Reveillon. Fizemos uma série de posts sobre o Natal Luz, com dicas de restaurantes, hotéis, passeios e programação para crianças, mas antes de curtir a nossa viagem através dos posts abaixo, veja a lista que preparamos com 10 dicas preciosas para montar uma viagem perfeita ao Natal Luz de Gramado.
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Dica nº 1:
Para começar, recomendamos checar a programação oficial do Natal Luz de Gramado no site oficial do evento: www.natalluzdegramado.com.br. Dessa forma, você poderá marcar a data da viagem de acordo com os espetáculos e apresentações que deseja ir. Há uma série de atrações e as principais acontecem em dias da semana específicos, e ainda pode acontecer de não haver determinado espetáculo em determinada semana. Por isso, antes de comprar a sua passagem, entre no website oficial, pesquise, leia sobre as atrações, crie uma agenda com os seus desejos e tente conciliar com a data que pretende viajar.
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Dica nº2:
Se tiver com crianças, não perca o espetáculo “Natal pelo Mundo“, similar à “Fantástica Fábrica de Natal”do ano passado. Esse ano, conta a história de Sofia, a mesma menininha que viajava para a fábrica de brinquedos do ano passado, porém já com 30 anos e que tinha esquecido da magia do Natal. Ela volta a acreditar e reencontra seus amigos e sonhos da infância. O ingresso pode ser adquirido através do website: www.blueticket.com.br/natalluz e deve ser comprado com antecedência pois costumam esgotar semanas antes. Ficamos no meio do teatro, mas numa próxima vez, faria um esforço para pagar pelo ingresso mais caro e assistir ao espetáculo no espaço Tapete Vermelho, bem pertinho do palco, com visibilidade muito melhor para crianças. Falamos sobre todas as atrações no post Melhores Atrações do Natal Luz em Gramado.
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Dica nº 3:
Antes de viajar, veja a previsão do tempo e esteja preparado para dias de calor intenso, e até um friozinho. Em Gramado e Canela, mesmo no verão, é comum esfriar um pouco à noite, e em dias de muita neblina, comum na região serrano do Rio Grande do Sul, esfria até mesmo de dia. E ainda é bem normal garoar, o que pode estragar a sua noite, principalmente se tiver agendado um espetáculo a céu aberto, como aconteceu conosco no show Nativitaten (foto abaixo). Capa de chuva e guarda-chuva são sempre bem vindos por lá. E se estiver com bebês, leve capa também para o carrinho de bebê!
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Dica nº4:
Se quiser ir aos melhores restaurantes de Gramado, recomendo reservar com antecedência, principalmente nos finais de semana, quando costumam lotar. Os restaurantes La Table d’Or e Le Petit Clos ficam bem próximo do Largo da Carrieri, onde acontece o espetáculo “Natal Pelo Mundo”. Já o restaurante Bouquet Garni (foto abaixo) fica debruçado sobre o Lago Joaquina Rita Bier, onde acontece o show Nativitaten. Que tal jantar e seguir para o show ou assistir ao show e depois jantar? Uma boa pedida né?! E uma dica para quem não conseguir comprar o ingresso para o Nativitaten é fazer reserva para o jantar especial do restaurante Bouquet Garni, com vista para o lago onde acontece o show citado.
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Dica nº5:
Alugar carro é quase essencial. Não digo obrigatório, pois é possível chegar em Gramado através de transfer ou ônibus e andar de ônibus ou táxi por lá…mas realmente, não recomendo. No dia que precisei pegar um táxi, andei tanto que quase cheguei a pé no meu destino. E olha que foi na primeira semana do Natal Luz, quando a cidade não estava nem lotada. Imagina se eu estivesse na rua com uma criança cansada? E além dessa dificuldade, há inúmeras atrações para fazer nos arredores da cidade como museus e fábricas de chocolate, ou mesmo passeios para a charmosa cidade vizinha, Canela, que reserva surpresas maravilhosas para o turista. Faça a sua cotação para aluguel de carros nesse link seguro e recomendado pelo #voali: www.rentalcars.com.
E uma dica importante: no centro da cidade, a maioria dos locais onde é permitido estacionar são zona azul, ou seja, você terá que colocar um ticket de estacionamento no visor do seu carro para não receber uma bela multa. É preciso andar com moedas, pois as maquininhas que imprimem o bilhete só aceitam elas. À medida que você vai inserindo crédito, vai aumentando o período que o seu veículo poderá permanecer estacionado naquele local. Fique atento!
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Dica nº6:
Se estiver de carro, não se preocupe caso não consiga hotel bem no miolo do centro da cidade. Gramado é tão pequena, fácil de andar, e há tantas atrações fora do centro, que o carro será o seu melhor amigo por lá. Há hotéis maravilhosos na parte alta da cidade e nos arredores, como por exemplo a Estalagem St. Hubertus, em frente ao Lago Negro. Ficamos lá e adoramos. Sair da confusão do centro da cidade e chegar no nosso pequeno oásis era sempre gratificante. No centro, também tem hotéis ótimos como o Casa da Montanha, sobre os quais falamos no post: Onde ficar em Gramado no Natal Luz: dica de hotéis.
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Dica nº 7:
Durante o período do Natal Luz, a programação em Gramado é intensa, com cinema 4D, paradas, desfiles, concertos, shows à tarde e à noite, e além de tudo, ainda há vários passeios para fazer nos arredores da cidade. Por isso, recomendo que saia cedo para fazer os passeios fora do centro da cidade, almoce gostoso num dos restaurantes que selecionamos no post Melhores restaurantes de Gramado e Canela, e volte para curtir as atrações de Gramado à tarde e à noite. Dessa forma, irá aproveitar melhor o seu tempo, considerando que os museus e parques normalmente encerram as suas atividades às 17horas, no mais tardar às 18horas e ainda tem as fábricas de chocolate, que normalmente fecham às 16horas. Ah…e o tempo lá passa voando, assim como os bondinhos aéreos do complexo Parques da Serra em Canela.
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Dica nº8:
Se for na primeira semana do Natal Luz, como fizemos, esteja preparado para um pouco de desorganização, e até mesmo atrações fechadas, quando deveriam estar funcionando a todo vapor. No nosso caso, a Feira de Natal na ExpoGramado não tinha ficado pronta a tempo, o teatro ainda estava terminando de ser montado, e as apresentações programadas para aquela semana não aconteceram, o que foi bem frustrante para quem esperava participar de um dos eventos mais organizados do Brasil. Mesmo assim, diante de tantas coisas boas, não deixamos que essa falta de compromisso com o turista e profissionalismo recorrente do Brasil atrapalhasse a nossa maravilhosa viagem. É apenas um alerta, pois, afinal, também temos que estar preparados para eventuais contratempos.
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Dica nº9:
Tenha sempre dinheiro vivo em mãos. Vários museus e atrações da cidade não aceitam cartão de crédito ou débito, e deixam isso bem claro!
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Dica nº10:
Em meio a tantos problemas que enfrentamos, tanto trabalho, stress, cansaço, descrença em tantas coisas, deixo a maior dica de todas para quem vai curtir o Natal Luz em Gramado: se não acredita em Papai Noel, comece a acreditar! Deixe a magia do Natal tomar conta de você, da sua família, dos seus filhos. Alimentem o mundo da imaginação das crianças. Embarquem na fantasia. Viagem, sonham, curtam, e aproveitem esse momento único. No final, voltará para casa renovado, cheio de esperança…e quem sabe, com um presente do Papai Noel. 🙂
(10 dicas para curtir o Natal Luz Gramado)
Procure a nossa hashtag nas mídias sociais e veja como foi divertida a nossa viagem à Gramado no Natal Luz: #voaliemgramado
Feliz Natal!!!
Fabiana
Posted at 15:44h, 21 fevereiroParabens pelas dicas! Adorei! Com certeza as dicas serão preciosas para minha viagem para Gramado.
Gislaine
Posted at 20:23h, 23 maioEspero que minha viajem seja tão mágica qto a sua…anotei e seguirei todas suas dicas
Tatiana Gianordoli
Posted at 23:32h, 15 agostoGostei muito do blog. Pontual, direto, linguagem coloquial bem gostosa. Completo. Parabéns.
Priscila Reis
Posted at 13:22h, 25 agostoObrigada Tatiana! Volte sempre 🙂
abraços
Priscila
Edinéa Lima
Posted at 19:50h, 04 outubroPoxa…já estive em Gramado e estou pesquisando para voltar com toda a família agora, mas com certa dúvida em ir ou não, embora tenha amado! Mas a forma gostosa que colocou aqui a estada lá, reacendeu instantaneamente a magia que foi estar naquele lugar! Obrigada!!!
Marcelo
Posted at 23:13h, 16 novembroObrigado pelas dicas. Mas ainda estou precisando de uma sugestão sobre a ceia de natal. Podes me ajudar?
Priscila Reis
Posted at 19:13h, 21 dezembroMarcelo,
Dê uma olhada no nosso post sobre os Melhores restaurantes de Gramado: https://www.voali.com.br/melhores-restaurantes-de-gramado-e-canela/ e veja qual te agrada. Recomendaria ceiar num desses ou conseguir uma mesa no restaurante de algum dos hotéis de lá 🙂
Geruza
Posted at 21:29h, 29 maioOlá ! Vou passar o Natal lá…será que e preciso alugar carro? sendo que todos os passeios q contratei tem traslado? Tenho so 2 dias livres…
Priscila Reis
Posted at 10:29h, 12 junhoNesse caso, talvez não. Se for se hospedar no centro, nesses outros dias vc pode ficar por lá mesmo!