Reserve Agora logo

Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos

Priscila Reis| Ago 19, 2013 | O que fazer

Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos

Casablanca é a maior cidade do Marrocos e uma das mais populosas da África, que ficou conhecida mundialmente por conta do filme “Casablanca” de 1942, estrelado por Ingrid Bergman e Humphrey Bogart. 

Casablanca (1)(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

Casablanca(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

Velhas edificações e um trânsito louco se contrapõem à beleza da sua costa, onde foi construída uma das mais lindas mesquitas do mundo, a incrível Mesquita de Hassan II, com capacidade para 25mil fiéis na sua principal sala de oração.

Casablanca (2)(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

Casablanca (5)(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

Casablanca (6)(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

A Mesquita Hassan II é a terceira maior do mundo, atrás da Mesquita de Meca e da Grande Mesquita de Jerusalém. O seu minarete é o mais alto do mundo, e lança feixes de raio laser que podem ser vistos a quilômetros de distância, avisando sobre as 5 orações diárias. Para quem não se lembra, minarete é a torre alta presente em todas as mesquitas, de onde o “almuadem” anuncia as 5 orações diárias.

Casablanca (3)(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

Os inúmeros tipos de revestimentos utilizados para decorar a Mesquita vieram de diversas partes do país, tais como o cedro do teto, mármores e granitos presentes no piso e nas paredes, azulejos tradicionais, e o estuque esculpido. Tudo feito para revelar a beleza da arquitetura e arte marroquina!

Casablanca (9)(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

O seu enorme teto abre automaticamente para deixar entrar ar e luminosidade nos dias quentes.

Casablanca (7)(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

O espaço para  ablução, rito de higienização dos muçulmanos, realizado antes da oração, impressiona pela sua grandiosidade, assim como o enorme espaço para hamman (sauna marroquina) com piscina, que ficam no subsolo da Mesquita. Um fato curioso é que a área da piscina nunca foi usada e parece que jamais será.

Casablanca (10)(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

Casablanca (11)(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

A Mesquita Hassan II em Casablanca é uma das poucas no mundo que permitem a entrada de não muçulmanos, através das suas visitas guiadas.

E recomendo demais essa visita! Muita informação, não só sobre a arquitetura e história da Mesquita, como também sobre a religião Islâmica, os hábitos dos muçulmanos e seu comportamento num ambiente de oração.

Casablanca (8)(Mesquita Hassan II em Casablanca – Marrocos)

Os ingressos para as visitas guiadas são comprados no subsolo da mesquita e custam em torno de 10 dólares por pessoa. A visita dura em torno de 1 hora e, normalmente, são feitas em inglês.

Às sextas-feiras, o serviço pode não estar disponível.

* Recomendo checar essas informações com o seu hotel e/ou guia local, pois elas sempre mudam e a mesquita não possui um website oficial.

 

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Aylton Santana

    jan 04, 2014

    Estive nessa mesquita em 2011, na verdade me encantei com tanta beleza, aos que tiverem oportunidade visite, será como foi para mim inesquecível, com certeza voltarei para apreciar tamanha formosura,, simplesmente maravilhosa....

    Responder
    • Priscila Reis

      jan 06, 2014

      Aylton, É realmente uma beleza! Que bom que também gostou :)

      Responder
    • LilianGO_real (@lgoyama)

      jul 23, 2015

      Eles exigem que a cabeça, braços e pernas estejam cobertos?

      Responder
      • Priscila Reis

        jul 29, 2015

        Lilian, Os braços não totalmente. Pode usar camisa de marga curta, por exemplo. Mas as pernas devem ser cobertas sim. Não é uma imposição no Marrocos, mas uma questão de respeito e tradição. A cabeça não precisa. :) Priscila

        Responder