Reserve Agora logo

Paris com crianças: dicas e passeios

Priscila Reis| Abr 1, 2014 | Com crianças

Paris com crianças: dicas e passeios

Todos sonham em conhecer Paris, mesmo sem sequer saber onde essa tão sonhada cidade fica no mapa. Talvez por ouvi falar em casa, na escola, na tv ou na web. A única certeza que temos é que Paris é a cidade dos sonhos da maioria das pessoas desse planeta. E como tal, não poderia deixar de ser um encanto para as crianças também. Por isso, selecionamos algumas atrações e passeios legais para fazer com os pequenos por lá. E então? Vamos para Paris com crianças?

 

Torre Eiffel: A Torre Eiffel é o monumento mais visitado do mundo. Desde a sua inauguração em 31 de março de 1889, tornou-se um marco da cidade de Paris, e mesmo após 125 anos, continua encantando turistas do mundo todo. Para visitar a torre sem ficar horas na fila, principalmente estando com crianças, temos algumas sugestões:

1. Reservar uma mesa no maravilhoso restaurante de Alain Ducasse, Le Jules Verne, que não fica no topo, mas dá acesso à plataforma que fica no meio da torre, no segundo andar. Você pode almoçar divinamente, nesse restaurante estrelado, e depois utilizar o acesso privativo do restaurante para chegar à plataforma, e curtir o visual lá de cima. Dá para ver a cidade muito bem, e dessa forma, você terá poupado um tempo enorme. Seu filho nem sentirá e curtirá bastante o passeio!

2. A outra opção é comprar o bilhete no mínimo 1 dia antes da visita, através do website oficial da torre. Custa entre 10 e 15 euros. Uma vez com o ingresso em mãos, no horário agendado, basta ficar na fila “dos que possuem ingresso” e esperar chegar a sua vez de subir no elevador. Se quiser ir até o topo da torre, no terceiro andar, você deverá ter feito essa escolha ao comprar o ingresso.

Paris Torre eiffel 1 (Paris com crianças: dicas e passeios)

 (Paris com crianças: dicas e passeios)

Se quiser apreciar a Torre Eiffel de longe e tirar belas fotos, não deixe de ir até a Place du Trocadero!

 

Museu do Louvre: O Museu do Louvre é uma verdadeira aula de história para as crianças. É uma grande oportunidade poder ver de perto elementos de um acervo tão rico quanto o do Louvre, com obras de Botticeli, Leonardo da Vinci, Rafael, dentre tantos outros, múmias do Egito e esculturas gregas. Recomendo pesquisar no site oficial do museu ants de encarar essa viagem no tempo, pois o museu é imenso, impossível de conhecer por inteiro em 1 ou 2 dias.

O ideal é marcar no mapa do museu as obras essenciais que vocês acham importante mostrar para as crianças, e voltar lá sempre que possível, apresentando outras. Dessa forma, elas não esquecem do que viram e assimilam melhor.

Quando levei meu filho pela primeira vez, fizemos um tour rapidinho, começando pelo (a) subsolo, com resquícios das muralhas da antiga fortaleza que ali existia,  seguindo para a (b) seção do Egito, onde passamos a maior parte do tempo. Também enfrentamos a multidão para ver a (c) Monalisa de da Vinci e a bela escultura da (d) Vitória de Samothrace. No meio do caminho, tivemos tempo de apreciar alguns (e) quadros com imagens impactantes, principalmente relacionadas à religião, pintados por artistas como Boticceli, Giotto e Fra Angelico. Já era hora de fazermos um lanche fora do museu. Voltaremos em breve quando ele tiver um pouco maior, e desbravaremos outras seções do Louvre.

website: www.louvre.fr

Paris Louvre 7 (Paris com crianças: dicas e passeios)

Paris Louvre 2 (Paris com crianças: dicas e passeios)

Paris Louvre vitoria (Paris com crianças: dicas e passeios)

Ao final do passeio, aproveitem para brincar na área externa do Museu, onde fica a pirâmide, bem em frente ao Jardin des Tuilleries.

Paris Louvre 1 (Paris com crianças: dicas e passeios)

 

Jardins e Bosques de Paris:

Jardin des Tuilleries: Se o dia estiver bonito, uma boa pedida é passear pelo Jardin des Tuilleries, em frente ao Louvre. Aprecie as flores, esculturas escondidas, e pare para “ver” o tempo passar ao redor de um dos lagos do jardim. É um lugar bem gostoso para fazer um piquenique. Nos meses quentes, a prefeitura monta um parquinho ambulante, com pula pula para as crianças. As vezes é possível pagar por um passeio no pônei. Programa agradável e bem parisiense.

Paris Tuilleries 1 (Paris com crianças: dicas e passeios)

Paris Tuilleries 2 (Paris com crianças: dicas e passeios)

 

Jardin des Plantes: Além de ser um lindo jardim, onde é possível correr e brincar de esconde esconde no meio das árvores e girar no carrossel, as crianças podem conhecer plantas de diferentes ecossistemas nas estufas, visitar o zoológico e ainda explorar o Museu de História Natural, que fica dentro do Jardim. É um passeio e tanto para famílias! Na galeria de anatomia comparada e paleontologia, as crianças ficaram fascinadas com a ossada de mamutes e rinocerontes. Fique atento para a idade da Galeria da Evolução dentro do museu, que só aceita crianças a partir de 6 anos. O museu e as galerias fecham às terças-feiras.

Paris Jardin des Plantes 2 (Paris com crianças: dicas e passeios)

 

Jardin du Luxembourg: Outro jardim amado pelos parisienses, vive cheio de estudantes pela proximidade do Quartier Latin. É lindo e perfeito para um piquenique! As crianças vão adorar correr, se esconder, e se divertir na beira do lago.

Paris Jardin du Luxembourg (Paris com crianças: dicas e passeios)

 

Bois de Bologne e Jardin d’Acclimatation: O Bois de Bologne é muito mais que um jardim. É um bosque imenso, que pode ser considerado o pulmão de Paris, tamanha a sua área verde. Dentro do bosque fica o Jardin d’Acclimatation, um espaço reservado para recreação de crianças, com restaurantes onde é possível lanchar um crepe ou mesmo tomar um chá, visitar um santuário de pássaros, passear num barquinho no que eles chama de Riviera Encantada – La Rivière Enchantée, andar em um pônei e até assistir a um teatro de marionetes. Quer mais? Veja a programação completa no website oficial do jardim.

 

Place des Vosges: A praça mais bonita de Paris fica no Marais, o bairro mais charmoso e cult da cidade. A praça é uma delícia para famílias relaxarem na grama, casais apaixonados e crianças. Para os pequenos, um pequeno parquinho. Lugar lindo e agradável, e o melhor é que depois de curtir a praça, não faltará o que fazer na região. Leia o post Passeio no Marais: por onde andar, comer e comprar

Paris Place des Vosges 2 (1) (Paris com crianças: dicas e passeios)

Paris Place des Vosges 2 (Paris com crianças: dicas e passeios)

 

Champs-Élysées & Arc du Triomphe: Não precisa nem lembrar que a Champs-Élysées é a avenida mais famosa do mundo. Para crianças, nada muito interessante, a não ser pelo fato de estar num lugar tão famoso. Meu filho, que adora futebol, gostou da loja do Paris Saint Germain e da Flagship da Citroen, que expõe uns carros prá lá de futuristas. O legal com eles é ir até o Arc du Triomphe, subir e ver a vista lá de cima. Não é muito alto, mas é bem bonito. 

Paris Champs (Paris com crianças: dicas e passeios)

Paris Saint Germain (Paris com crianças: dicas e passeios)

 

Passeio de barco pelo Rio Sena: Uma maneira agradável de apreciar as mais belas pontes da cidade e monumentos como o Grand Palais, Louvre, Place de la Concorde, Musée d’Orsay, Notredame, Invalides e Torre Eiffel, tudo de uma vez. Essa é a proposta dos passeios de barco pelo Rio Sena, operado por várias empresas. Recomendamos a Bateaux Parisiens, que presta esse serviço com qualidade há muito tempo. Se estiver com crianças pequenas, tente subir à bordo do Croisière Enchantée, onde gnomos servem como guias. O trajeto dura 1 hora e você pode comprar seu ingresso pelo website oficial e imprimi-lo. Valores a partir de 12 euros por pessoa. Crianças de até 2 anos não pagam.

Paris barco sena (Paris com crianças: dicas e passeios)

Se preferir passear às margens do Rio Sena, não deixe de tomar um sorvete na Bertillon da Île Saint-Louis e em seguida, apreciar as belezas da Catedral de Notredame.

Paris Notredame (Paris com crianças: dicas e passeios)

 

Georges Pompidou: O Museu Georges Pompidou é um dos nossos preferidos na cidade. Arte moderna e contemporânea, telas incríveis e exposições temporárias que são sempre concorridíssimas. Quando fui com meu filho, estava acontecendo uma exposição de Salvador Dalí, e não é que o pequeno amou. Cultura é vida e tem que ser proporcionada desde cedo.

Paris Dali (Paris com crianças: dicas e passeios)

website: www.centrepompidou.fr Place Georges-Pompidou, 75004 Paris, França +33 1 44 78 12 33

 

Musée d’Orsay: Outro museu incrível na Rive Gauche, a margem esquerda do Rio Sena. Nesse museu, as obras de Van Gogh são o grande destaque e as de Renoir impressionam e encantam meninas que amam bonecas. Além de pinturas, muitas esculturas, fotografias e arte decorativa. Entre 11 de março e 6 de julho de 2014, estará rolando uma exposição temporário com obras de Van Gogh.

Paris d orsay (Paris com crianças: dicas e passeios)

website: www.musee-orsay.fr 1 Rue de la Légion d’Honneur, 75007 Paris, França +33 1 40 49 48 14

 

Musée Rodin: Na primavera, prepare-se para apreciar o mais belo jardim de rosas de Paris, lindamente cultivada entre belíssimoas esculturas de Rodin como o Portal do Inferno e o Pensador e o famoso Beijo. Legal para fazer imitações com as crianças e se impressionar com a técnica desse artista fabuloso e intrigante que era Auguste Rodin. A diversão será garantida.

Paris Rodin 2 (Paris com crianças: dicas e passeios)

Paris Rodin 1 (Paris com crianças: dicas e passeios)

website: www.musee-rodin.fr 79 Rue de Varenne, 75007 Paris, França +33 1 44 18 61 10

 

Parc de la Villette: Parc de la Villette é um enorme centro cultural e científico de Paris. Dentro da área do parque acontecem exposições, dança, música e até cinema. É lá que ficam as cidades da música e das ciências – Cité des Sciences et de L’Industrie.

Cité des Sciences et de L’Industrie: Dentro da “cidade das ciências” fica a cidade das crianças “Cité des Enfants”, um espaço ludico e muito divertido, onde é possível passar uma manhã ou uma tarde inteira brincando com as crianças. Trata-se de um espaço interativo, onde as crianças podem tocar, montar, brincar e viajar no mundo da ciência. Amamos entrar num formigueiro gigante, brincar de artista de televisão, fazer caminhos com água e interagir com outras crianças.

Paris la villete 2 (Paris com crianças: dicas e passeios)

Paris la villete 6 (Paris com crianças: dicas e passeios)

As crianças também amam o planetário, onde elas assistem a filmes sobre o nosso planeta num ambiente pra lá de real.

Anexo à Cité des Sciences et de l’Industrie fica a La Géode, uma esfera imensa onde passam filmes numa projeção IMAX, em 3D. Veja a programação no website: www.lageode.fr.

website: www.cite-sciences.fr 30 Avenue Corentin Cariou, 75019 Paris, França +33 1 40 05 70 00

 

Palais de la Découverte: Esse espaço interativo fica pertinho da Champs-Élysées e também é legal para ir com crianças, pois elas podem explorar o mundo da ciência, astronomia, quimíca e física. Também tem um planetário e uma esfera magnética que ao ser tocada, faz os cabelos subirem! Fui pela primeira vez quando eu ainda era criança e amei!

website: www.palais-decouverte.fr Avenue Franklin Delano Roosevelt, 75008 Paris, França +33 1 56 43 20 20

 

Montmartre: Montmartre é o bairro mais boêmio de Paris, mas apesar da vibe adulta, é possível se divertir com crianças por lá. No Boulevard Montmartre fica o Musée Grevin, o museu de cera de Paris. É engraçado ver os artistas famosos feitos com cera, mas se seus filhos ainda não assistem a filmes de Hollywood, acho que não vale a pena leva-los. Em seguida, sigam até a Place du Tertre, onde poderão pintar o retrato das crianças, e finalizem o passeio na belíssima Basílica de Sacre Coeur. Se tiverem sorte, poderão ver apresentações de rua bem legais por lá.

 Paris Montmartre 2 (Paris com crianças: dicas e passeios) 

Paris Montmartre 1 (Paris com crianças: dicas e passeios)

 

Passear no ônibus turístico de 2 andares: Quando a família tiver cansada de bater perna, andar num dos ônibus de 2 andares que percorrem os pontos turísticos mais famosos da cidade pode ser uma boa pedida. Eu sempre acho uma boa idéia quando se está indo à qualquer cidade grande pela primeira vez. E o bom é que se vocês podem saltar nos pontos que interessarem e subirem em qualquer ônibus da linha, desde que o bilhete seja guardado. Empresas como L’Open Tour e Les Cars Rouges oferecem esse serviço.

Paris onibus (Paris com crianças: dicas e passeios)

Aquarium de Paris Cinéaqua: É sempre bom levar as crianças para visitar aquários, mesmo que pequenos, como o de Paris. Esse programa pode ser feito todos os dias da semana, de 10 da manhã às 7 da noite. O Aquário está sempre realizando workshops para os pequenos. Vejam aqui a programação.

website: www.cineaqua.com 5 Avenue Albert de Mun, 75016 Paris, França +33 1 40 69 23 23

Carrossel de Paris: Paris é a cidade dos carrosséis. Há muitos deles espalhados pela cidade. Assim que encontrar um, deixe seu filho se divertir! Esse da foto fica em frente à Torre Eiffel, no final da Rue de Passy. Paris kids carrossel (Paris com crianças: dicas e passeios)

Musée de la Magie: O museu da magia apresenta o universo do ilusionismo para adultos e crianças. Uma proposta diferente e interessante para quem já conhece bastante a cidade e está a procura de um programa, no mínimo, diferente.

website: www.museedelamagie.com 11 Rue Saint-Paul, 75004 Paris, França +33 1 42 72 13 26

 

Cirque d’Hiver: Entre os meses de outubro a março, a família Bouglioni abre as portas desse circo de inverno, com shows de acrobacia, malabarismo, palhaços, tigres e cavalos. É um programa que os franceses adoram, que está em cartaz há décadas. Circo é sempre uma boa opção para divertir a criançada.

website: www.cirquedhiver.com 110 Rue Amelot, 75011 Paris, França +33 1 47 00 28 81

Stade de France: Se seu filho for apaixonado por futebol,vale  visitar o Stade de France, onde o time da França derrotou o Brasil na Copa de 98. Fica na cidade de Saint-Denis, nos arredores de Paris. Se informe no website oficial sobre os horários das visitas guiadas. Aberto todos os dias.

website: www.stadefrance.com 93216 Saint-Denis, França +33 892 70 09 00

Musée de la Poupée: Caso o seu mundo for o das princesas e sua filho for apaixonada por bonecas, ficará encantada com o acervo desse museu, que mostra a evolução desse brinquedo desde o início do século XVII, expondo mais de 500 bonecas. Prepare-se para sentir-se no mundo das bonecas. Funciona de terça a sábado, entre 13 e 18 horas.

website: www.museedelapoupeeparis.com Quartier Beaubourg, Impasse Berthaud, 75003 Paris, França +33 1 42 72 73 11

 

Há em Paris algumas lojas legais para ir com as crianças, desde as que vendem brinquedos artesanais às livrarias infantis de museus. Para mais informações, leia o post: Lojas infantis em Paris: roupas, móveis e brinquedos para crianças

 

Passeios de um dia inteiro fora de Paris:

Disneyland Paris – sobre a qual escrevemos uma série de posts: Disneyland Paris: dicas e atrações da antiga Eurodisney Parques da Disneyland Paris Como chegar na Disneyland Paris

Paris Disneyland

 

Parc Asterix website: www.parcasterix.fr

Paris Parc Asterix

Chateau de Versailles website: en.chateauversailles.fr

Paris Versailles 2

Paris Versailles 1

 Viu quanta coisa Paris têm para oferecer às famílias viajantes? Nós do VOALI amamos Paris e o jeito como ela abraça as nossas crianças. É sempre bom voltar!

Leia também: Roteiro de 3 dias em Paris Melhores bistrôs de Paris Melhores restaurantes estrelados de Paris Mandarin Oriental Paris: um dos melhores hotéis da cidade

 

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Karem

    jun 13, 2015

    Olá Priscila, Curtindo muito seu blog! Você saberia me informar se o Le Jules Verne oferece algum menu especial para crianças!??? Obrigada pela atenção,

    Responder
    • Priscila Reis

      jun 17, 2015

      Karem, Tudo bem? Infelizmente não. Já fui com meu filho, e eles não gostaram muito de mudanças no menu sugerido. No final, aceitaram mandar uma carne com purê, mas não tinham arroz nem prato com massa, que geralmente agradam crianças. É, contudo, um ótimo lugar para leva-los, pois comer "dentro"da Torre, não tem preço. Se as crianças que estarão com você não forem difíceis para comer, não haverá problema :) Priscila

      Responder