Trancoso na pandemia e retomada do turismo: Q&A Compartilhe:

Trancoso na pandemia e retomada do turismo: Q&A

Compartilhe:
Índice:

    Trancoso na pandemia e retomada do turismo: Q&A

    Quem acompanha o nosso instagram @voaliviagens sabe que visitamos Trancoso em agosto 2020, bem no meio na pandemia. Neste post, falaremos sobre Trancoso na pandemia e retomada do turismo local. A Prefeitura de Porto Seguro tem acompanhado de perto os casos do coronavírus na região. Dessa forma, a depender do número de casos, e também, considerando a necessidade de manter a economia ativa, a prefeita edita novos decretos.

    Atualmente, o instagram @prefeituradeportoseguro é o melhor local para se manter atualizado sobre o funcionamento de pousadas, bares e restaurantes em Trancoso na pandemia. Como vocês sabem, esse post pretende ajudar você, turista, a tirar dúvidas sobre a retomada do turismo em Trancoso, mas tudo pode mudar. Portanto, recomendo confirmar as informações passadas aqui quando você for visitar Trancoso durante a pandemia.

    É possível visitar Trancoso durante a pandemia?

    Sim. Trancoso está aberta para o turista. Contudo, quem vai para Trancoso durante a pandemia precisa saber que a autorização concedida pela Prefeitura de Porto Seguro para que as coisas funcionem por lá não garante que tudo esteja funcionando. Nem todas as pousadas estão abertas, e o mesmo também ocorre com bares e restaurantes. Nesse período, acredito que Trancoso seja interessante para quem já conhece o destino e quer um lugar calmo e seguro para relaxar. É uma oportunidade de curtir a vila mais vazia, a praia silenciosa. Mas se tiver atrás de burburinho, não vai encontrar isso por lá. Ao menos, por enquanto.

    É possível visitar a Praia do Espelho e Caraíva na pandemia?

    A Praia do Espelho está aberta. Inclusive, já voltou a funcionar um hotel que amo demais, o Hotel Calá e Divino, observadas as regras e restrições para a retomada. Já Caraíva e Nova Caraíva, como avisa o Decreto 10.970/2020 de 6 de agosto de 2020, estão fechadas para o turismo até 31 de agosto. E isso pode mudar! Portanto, é sempre bom acompanhar as informações postadas no insta da Prefeitura de Porto Seguro. 

    Saiba tudo sobre Caraíva nesses posts: Onde ficar em Caraíva: melhores pousadas, Dicas de Caraíva: como chegar e onde comer. Ao menos podemos sonhar com esse destino incrível, que deve reabrir em breve!

    O acesso às praias em Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva está permitido?

    As praias de Trancoso estão liberadas, desde o dia 06 de agosto 2020, para banho e prática de esportes. Se for andar pela praia e tiver outras pessoas, precisa usar máscara. No mar, é claro, não precisa. A recomendação é evitar aglomerações. A Praia do Espelho também está permitida. No entanto, Caraíva e Nova Caraíva não tem acesso permitido. Por sua vez, as praias desses locais estão interditadas ao turista.

    O que é o selo do Programa Porto Mais Seguro?

    O selo do Programa Porto Mais Seguro é uma espécie de certificação exigida pela Prefeitura às pousadas, hotéis, restaurantes e bares que pretendem voltar a funcionar durante a pandemia. Esses estabelecimentos pagam por esse selo, recebem treinamento sobre boas práticas de higiene e assim, atestam que estarão obedecendo as regras exigidas pela prefeitura local. Para mais informações, acesse o portal oficial da Prefeitura de Porto Seguro.

    As pousadas estão abertas e funcionando em Trancoso na pandemia?

    As pousadas que já possuem o selo do Programa Porto Mais Seguro, conforme mencionado acima, podem funcionar. Contudo, com a taxa de ocupação reduzida. Por enquanto, de acordo com o Decreto 10.970/2020, apenas 50% dos quartos podem ser comercializados, os hóspedes e funcionários precisam transitar com máscaras, e pede-se que evitem aglomerações.

    Visitamos a Pousada Quarto Crescente em Trancoso nesse período, sobre a qual falamos no post Melhor pousada de Trancoso: Pousada Quarto Crescente, e percebemos que é possível viajar para esses destinos e curtir. Desde que com atenção e obedecendo às regras da casa. Leia também os posts Melhores pousadas de Trancoso: dicas de hospedagem e Onde ficar em Trancoso: pousadas na praia e no Quadrado. Para mais opções, veja o mapa abaixo do Booking.com! Toda reserva feita por lá a partir desse link ajuda o blog a ganhar uma comissão e você não paga nada a mais por isso!

    Booking.com

    Os restaurantes e bares de Trancoso estão funcionando na pandemia?

    Os restaurantes e bares de Trancoso, por força do Decreto 10.970/2020 já podem funcionar. Isso não quer dizer, contudo, que estejam funcionando, na prática. Na verdade, poucos restaurantes se propuseram a abrir em Trancoso na pandemia. Acredito que estejam esperando aumentar um pouco mais o fluxo de turistas para voltarem a contratar funcionários e fazerem estoque de insumos. Mas já tem uns 5 lugares para jantar à noite no Quadrado, como, por exemplo, o Restaurante da Vitória, o restaurante da Pousada El Gordo ou o restaurante Chimichurri, uma pizzaria e uma creperia. Estes mesmos funcionam, também, durante o almoço. Uma outra opção é fazer o pedido de delivery. Nesse caso, há mais algumas opções, como pizzarias e restaurante japonês.

    As barracas de praia estão abertas em Trancoso na pandemia?

    De acordo com o mesmo decreto, as barras de praia de Trancoso que já possuem o selo, podem funcionar com 50% da sua capacidade. Pede-se que as pessoas usem máscara, tirando apenas para comer. Mas já é um começo e, até mesmo, uma esperança para os pequenos empreendedores. Pousadas de luxo, como, por exemplo, a Pousada Estrela D’Água, já estão recebendo hóspedes e não hóspedes nos seus lounges/restaurantes de praia.

    As lojas do Quadrado em Trancoso estão funcionando?

    As lojinhas fofas do Quadrado já estão funcionando, das 15hs ou 16hs, até no máximo 22hs. Algumas fecham antes e outras às 22hs mesmo, a depender do dia e do fluxo. Notei que todas pedem para que as pessoas usem o álcool gel antes de entrar na loja, e elas mesmas disponibilizam o gel na entrada da loja. Mas já é um sinal de retomada do turismo. Na foto abaixo, as jóias da linda loja da Cristina Pessoa em Trancoso.

    As pessoas são obrigadas a usar máscara em Trancoso?

    Sim! É obrigatório o uso de máscara em Trancoso e em todas as cidadezinhas administradas pela Prefeitura de Porto Seguro. A multa para quem não as usa e é flagrado por autoridades na rua é de R$100. A exceção é no momento do banho de mar e para comer, é claro. Mas para transitar nos restaurantes, por exemplo, todos pedem que se use a máscara.

    Tem casos confirmados de Covid-19 em Trancoso?

    Já tinha quase 2000 casos confirmados em Trancoso até 10 de agosto de 2020, quando escrevi esse post. A prefeitura tem monitorado e o que se nota é que embora a taxa seja crescente, poucas pessoas estão precisando de UTI. O assunto aqui é sério, até porque só existem 10 leitos de UTI no Hospital de Porto Seguro. Por isso, a constante monitorização da prefeita. Acho que tem dado certo. Ao menos, todos estão torcendo muito para que a retomada do turismo seja gradual, consciente, mas que realmente aconteça!

    Tem missa na Igreja do Quadrado?

    Sim! Já tem acontecido missas na igrejinha do Quadrado em Trancoso. A única regra é o uso de máscara!

    Esse post sobre Trancoso na pandemia foi útil? Você já está querendo viajar nesse período de pandemia? O que você acha sobre a retomada do turismo? Concorda? Discorda? Queremos saber a sua opinião. Deixe um comentário abaixo 🙂

    Compartilhe:
    Leia mais:
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    2 Comentários
    • Maria Luiza
      Posted at 16:22h, 17 agosto Responder

      Oi Pri, não conhecia seu blog, e acabei aqui ao procurar saber sobre a retomada do turismo na região. Irei em setembro, estou torcendo para que tudo corra bem.
      o post foi mto útil

      obrigada

      • Priscila Reis
        Posted at 16:53h, 17 agosto Responder

        Oi Maria Luiza! Fico feliz que tenha ajudado! Amo Trancoso e espero que tudo volte a ser como antes (ou quase) em breve!
        Aproveite 😉

    Deixe seu comentário