03 ago 10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores
10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores
Trancoso faz parte da Costa do Descobrimento na Bahia. Afinal, foi nessa região que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou, tomando posse do solo brasilis em nome dos portugueses. E com o tempo, o que era uma pequena tribo indígena tornou-se uma aldeia jesuíta para disseminar o catolicismo entre os que ali habitavam. Ficou esquecida por muitos anos, até ser “encontrada” por hippies nos anos 70, e desde então, passou a ser um dos destinos turísticos mais cobiçados do Brasil. Para te ajudar a desbravar o destino, escrevi esse post sobre os 10 programas imperdíveis em Trancoso e arredores.
1. Praias de Trancoso
Para quem não conhece Trancoso, é bom esclarecer que o Quadrado fica no alto das falésias, onde existe a vila de Trancoso propriamente dita. Para chegar às praias, é preciso caminhar ou seguir de carro. Abaixo selecionamos as melhores praias de Trancoso:
Na Praia dos Nativos você encontra pousadas maravilhosas pé na areia, sobre as quais falamos no post: Melhores pousadas de Trancoso: dicas de hospedagem e bares de praia abertos a não hóspedes (exceto em períodos de altíssima temporada), como o da Estrela D’Água (foto abaixo) e o da Villas de Trancoso.
A propósito, a Praia dos Coqueiros, Praia Rio da Barra, Praia Rio Verde, são consideradas as mais belas. A Praia de Itaquena é a escolha dos surfistas e as Praias de Itapororoca e Patimirim, por serem mais longe e desertas, para quem adora fazer caminhadas.
A Praia Barra do Rio Trancoso se destaca pelo encontro do rio com o mar e beleza natural.
2. Uxuá Praia Bar
O Uxuá Praia Bar é um lindo bar de praia localizado na Praia Barra do Rio Trancoso, em frente a um lindo manguezal e bem ao lado do ponto onde o rio se encontra com o mar. Além da bela decoração, os petiscos e drinks são ótimos e o atendimento muito amistoso. Os hóspedes do Uxuá têm lugar garantido nesse bar, mas é também aberto a não hóspedes. Sem dúvida, um dos 10 programas imperdíveis em Trancoso.
3. Igreja do Quadrado em Trancoso
Visitar a igreja do Quadrado em Trancoso, linda por dentro, com seus bancos e altares turquesa, e por fora, com arquitetura colonial original. É tão especial que dá vontade de casar ou até mesmo renovar os votos nela. É, por esse motivo, umas das igrejas mais requisitadas para destination wedding no Brasil.
4. O famoso Quadrado
Passar um final de tarde no Quadrado, vendo as crianças correrem no gramado, malabaristas fazendo graça, artistas expondo artesanato. Ainda, vale a pena ir na parte do fundo da igreja no momento do pôr do sol, que embora não se ponha nesse lado, colore o céu e o mar com tons maravilhosos. Ao cair a noite, definitivamente, siga para algum dos restaurantes indicados no post Melhores restaurantes de Trancoso – Bahia: onde comer e se delicie com a culinária local e o atendimento simpático dos moradores da vila. Não deixe de apreciar as casinhas coloridas que ficam ao redor dessa área verde. Definitivamente, passear ali é um dos 10 programas imperdíveis em Trancoso.
5. Taipe
Taipe é uma praia deserta e bela, cheia de falésias, entre Arraial d’Ajuda e Trancoso. Há duas barracas que costumam estar bem tranquilas durante todo o ano, exceto na época de Reveillon, quando as areias “fervem” tamanha a agitação.
6. Praia do Espelho
O Espelho ou Praia do Espelho foi eleita diversas vezes como a praia mais bonita do Brasil e já entrou para o rol de uma das praias mais bonitas do mundo. Na maré baixa, o reflexo do sol prateia a água, e na lua cheia, acontece o fenômeno do espelho, refletindo as falésias na água. Ainda, há alguns bares de praia como o Bar do Baiano, com espreguiçadeiras e boa comida. Se quiser algo mais local e exótico, tente encontrar a casa da famosa Silvinha, que cozinha para pouquíssimas pessoas pratos com influência asiática, preparados com ingredientes frescos locais.
7. Aldeia de Itaporanga
Ademais, a Aldeia de Itaporanga fica próxima da Praia do Espelho e é uma boa oportunidade para apreciar e comprar, se desejar, artesanato local feitos por índios Pataxo. Entretanto, já não é mais um local isento de influência da sociedade moderna.
8. Passeio de barco
A propósito, fazer um passeio de barco pela praias da Costa do Descobrimento também é uma opção interessante para quem tem pouco tempo, e pretende conhecer várias praias de uma só vez. É possível fazer snorkeling em praias como Itaquena e Itapororoca, na maré baixa. Portanto, ele amplia e muito os 10 programas imperdíveis em Trancoso, pois você pode ir a vários outros locais na região.
9. Caraiva
Caraíva é uma vila de pescadores muito antiga, que preserva tradições dos seus antepassados, inclusive o hábito de viver sem energia elétrica. Para chegar na vila, é preciso seguir por quase 40km de carro, partindo de Trancoso, e depois atravessas o rio de barco e ainda seguir de carro por um pequeno trecho. Entretanto, caso não queira dirigir, o ideal é contratar esse passeio com alguma agência local, para não ter erro. Por sua vez, lá também existe uma tribo de índios pataxós, onde poderá apreciar o artesanato local e conhecer um pouco mais sobre o dia a dia dessa comunidade.
Vale a pena ler nossos posts sobre Caraiva!
10. Teatro L’Occitane de Trancoso
Finalmente, conhecer o Teatro L’Occitane de Trancoso, principalmente durante a época do Festival de Música de Trancoso, é um dos 10 programas imperdíveis em Trancoso. Bom saber que acontece, normalmente, no mês de março de cada ano. www.musicaemtrancoso.org.br.
Em conclusão,viram quanta coisa legal tem pra fazer em Trancoso e arredores? Já conhecem esse paraíso? Caso a resposta seja sim, deixe um depoimento! Também respondo a dúvidas nos comentários 🙂
VALDÁLIA NEHRING
Posted at 15:46h, 01 fevereiroParabéns! explicações bem didáticas! muito legal!
Priscila Reis
Posted at 21:01h, 01 fevereiroQue bom que gostou Valdália 🙂
Obrigada
Priscila
Ana Tavares
Posted at 16:30h, 02 outubroParabens! muito explicativo amei
Lais
Posted at 18:53h, 14 junhoParabens, muito bom as dicas de Trancoso.