Afiliados: Reserve aqui seu hotel...
Chapada Diamantina na pandemia: perguntas e respostas Compartilhe:

Chapada Diamantina na pandemia: perguntas e respostas

Compartilhe:
Índice:

    Chapada Diamantina na pandemia: perguntas e respostas

    Quem me segue nas redes sociais @voaliviagens já sabe que estou na Chapada Diamantina, em plena pandemia, mês de julho de 2020. Mas surgiram muitos questionamentos sobre o funcionamento dos locais aqui na Chapada Diamantina, e por isso, resolvi escrever esse post para esclarecer dúvidas sobre a Chapada Diamantina na pandemia.

    É possível visitar a Chapada Diamantina durante a pandemia?

    A Chapada Diamantina, como destino turístico, está fechada! As cidades mais visitadas como Lençóis e Capão, tem barreiras logo na entrada da cidade, proibindo o acesso de turistas. Apenas moradores, com comprovante de residência, e pessoas autorizadas por carta.

    Em que cidade você está?

    Estou no Vale do Capão na residência própria de amigos próximos. Trouxemos autorização formal, por escrito, fizemos teste de Covid-19 1 dia antes de viajar e trouxemos o resultado, além de conta de luz da casa.

    As pousadas estão abertas no Capão ou em Lençóis?

    Todas as pousadas estão FECHADAS por prazo indeterminado, tanto no Capão quanto em Lençóis. Por erro ou descuido, vi inúmeras pousadas permitindo reservas pelo Booking.com durante todo o mês de julho, por exemplo. Mas NÃO CONFIE! Você corre o risco de viajar para um lugar distante como esse e depois não ter onde ficar…ou mesmo como entrar na cidade.

    Como funcionam as barreiras?

    As barreiras estão montadas logo na entrada das cidades. Todos dentro do carro tem que estar de máscara, e só passa quem for residente ou estiver numa casa, comprovando com documentação farta. E para quem não é morador, ainda corre o risco de ser barrado, mesmo com documentos. Então é um risco que se corre.

    E quem já está na Chapada, pode fazer passeios?

    Várias trilhas estão com o acesso fechado e proibido, até mesmo para o povo local. Em Lençóis, por exemplo, estão fechados os Caldeirões, Ribeirão do Meio, trilha do Sossego e outros passeios típicos. Os locais mais longe e mais alternativos, como Gruta do Lapão e Cachoeira do Mandassaia, contudo, não estão proibidos. No Capão, a trilha da Cachoeira da Fumaça está fechada, e com barreira logo na entrada. Locais turísticos e de fácil acesso como o Riachinho no Capão também estão fechados. Há pontos, entretanto, mais distantes, que não estão proibidos para quem está dentro do Capão. Um exemplo é a Cachoeira do Rio Preto e Rodas.

    E nas cidades? Tem alguma coisa aberta?

    Como numa cidade grande, nesses povoados menores também funcionam mercado e farmácia. É assim que também ocorre para a Chapada Diamantina na pandemia. Algumas vendinhas de frutas e algumas barraquinhas de itens essenciais. Todos os restaurantes estão fechados, embora muitos entreguem delivery ou façam a comida para você pegar. Não tem lojinhas para passear na vila, as luzes se apagam cedo, e o local ideal para comer é em casa!

    As pessoas usam máscara?

    A maioria das pessoas usa máscara sim, principalmente em locais de contato com outras pessoas. É o caso do momento das compras no mercado. Nas trilhas, como tem pouquíssima gente, quase não se vê máscara. As áreas são amplas e as pessoas aproveitam para ficar ao sol, tomando banho de cachoeira ou relaxando, porém bem espalhadas e a uma distância segura dos outros.

    Você recomendaria alugar uma casa na Chapada Diamantina para relaxar na pandemia?

    Não acho que é uma boa visitar a Chapada Diamantina na pandemia, a não ser que tenha uma casa com estrutura para ficar quietinha(o). Não é momento para turismo, embora seja uma delícia estar descansando nesse paraíso. Observe que, se vier, corre o risco de ser barrado!

    Tem casos de Covid-19 confirmados em Lençóis e no Capão?

    Até segunda-feira, dia 06 de julho, não tinha nenhum caso confirmado em Lençóis. Porém desde esse dia, descobriu-se um surto dentro do prefeitura de Lençóis, e o número de casos tem crescido todos os dias. Por esse motivo, com certeza ficarão ainda mais rígidos na proibição do turismo. No Vale do Capão, não tem nenhum caso confirmado.

    Portanto, que tal planejar uma viagem no próximo ano para a Chapada Diamantina? Assim, fica mais garantido! No blog, damos dicas dos Melhores hotéis e pousadas de Lençois: Chapada Diamantina e mais várias dicas de Lençóis que valem a pena serem conferidas!

     


    Compartilhe:
    Leia mais:
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    2 Comentários
    • Amanda
      Posted at 04:20h, 13 julho Responder

      Amei demais o post, estava exatamente com todas essas dúvidas!

      • Priscila Reis
        Posted at 14:06h, 21 julho Responder

        Que bom!!!!
        beijosss

    Deixe seu comentário