Reserve Agora logo

Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia

Priscila Reis| Jun 10, 2015 | O que fazer

Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia

O Mont Saint-Michel existe desde o século VII, quando foi instalado o primeiro santuário em homenagem ao Arcanjo São Miguel. Com o tempo, o que era apenas um monte com um santuário no topo foi se transformando, ganhando moradores no seu entorno e o santuário foi transformando numa abadia na idade média. Com isso, o Mont Saint-Michel se tornou um lugar de peregrinação cristã. Em 1979, foi classificado como patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO e atualmente, o Mont Saint-Michel e a sua belíssima abadia atraem mais de 3 milhões de turistas por ano, sendo um dos lugares mais visitados da França.

Normandia Mont P 4(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

A grande característica do Mont Saint-Michel é a sua localização, que sofre forte influência das marés. Ele fica numa área do continente que, com a maré cheia, se desgarra da terra, isolando o monte no mar até que a maré esvazie novamente. Esse fenômeno era fortemente sentido pelos moradores do monte há centenas de anos atrás, mas com o desenvolvimento da região, que ganhou muitas construções e teve a terra muito mexida, o monte praticamente voltou a se incorporar ao continente e o fenômeno da maré cheia passou a ser raro.

Na foto abaixo, a maré cheia.

Normandia Mont Saint Michel 5(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Para não perder de vez essa característica que o torna único, o governo francês iniciou em 2005 trabalhos no seu entorno para que o monte voltasse à sua condição original, e 10 anos depois, está quase pronto.

Este ano de 2015 foi um daqueles anos raros, de maré bem cheia nos meses de abril e maio. Quando a maré passa de 12.85m de altura, pode bloquear a entrada do monte com água, temporariamente, e é preciso esperar baixar um pouco para poder entrar a pé.

Na foto abaixo, a maré baixa.

Normandia Mont Saint Michel 20(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

No website oficial do Mont Saint-Michel: www.ot-montsaintmichel.com você encontrará mais informações sobre a maré, bem como a tábua que indica os horários da maré cheia e baixa. Vale a pena verificar a maré antes e planejar o horário da sua visita considerando o pico da maré, já que esvazia rápido, e assim, você poderá apreciar o monte tanto na maré cheia quanto na maré baixa.

Importante: As autoridades alertam sobre o perigo de andar pela lama/areia ao redor do monte na maré baixa, pois como sobe muito rápido, a pessoa corre o risco de não conseguir voltar a pé para a parte seca. Se quiser fazer esse passeio, o certo é contratar um guia oficial licenciado que entende sobre o monte, e além de te guiar pela lama, explicará sobre a história e curiosidades sobre o local. A lista de guia está neste link: www.ot-montsaintmichel.com

Recomendo chegar logo no primeiro horário, às 9:00hrs, para evitar pegar um “congestionamento” de turistas, ou entrar no final do dia para ver o pôr do sol. E ficar atento a maré, para curtir o fenômeno da maré cheia.

O que irá encontrar no Mont Saint-Michel:
O Mont Saint-Michel, há muito tempo, deixou de ser apenas um monte com santuário, como expliquei no início do texto, e se transformou numa pequena vila. Os moradores não são muitos, e é comum ver monges andando pelas suas ruas, já existe uma enorme abadia no seu topo. Em todo o entorno, irá encontrar muitos albergues, hotéis simples, restaurantes, creperias e galetterias, museus turísticos e muitas lojas de souvenirs. A famosa gallete da marca La Mère Poulard começou a ser produzida alí, e estão à venda em toda parte.

Normandia Mont P 10(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Normandia Mont Saint Michel 13(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Normandia Mont Saint Michel 18(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Os restaurantes são naquele estilo turistão, alguns com vista e outros não, mas todo mundo vai e mesmo que a comida não seja lá essas coisas, é gostoso parar para comer com calma depois de passear sem pressa pelo monte. Se quiser gastar pouco, vá de crepe (feito com farinha de trigo) ou galette (feito com trigo sarraceno). 

Normandia Mont P 2 (1)(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Normandia Mont Restaurante(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia) 

Se pretende visitar a abadia, bom saber que de maio a agosto, a última entrada se dá às 18hrs e de setembro a abril, até 17hrs. Apreciar a beleza dessa construção da idade média é uma das atrações do monte e um bom lugar para fazer uma reflexão. Ingressos a partir de 9 euros. 

Normandia Mont 2 1(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Normandia Mont 2 3(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Normandia Mont Saint Michel 16(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Normandia Mont P 4 (1)(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Normandia Mont P 3 (1)(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Na saída da abadia, vale curtir o visual lá do alto e passear pelos caminhos que levam a pequenos jardins. Tudo muito bem cuidado e bonito de ser ver.

Normandia Mont 2 2(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia)

Normandia Mont P 6(Dicas para visitar o Mont Saint-Michel na Normandia) 

 

Dica de hotéis no Mont Saint-Michel e arredores

Como chegar no Mont Saint-Michel e estacionamento

Roteiro de 5 dias na Normandia e Mont Saint-Michel

Dica de hospedagem na Normandia 

 

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *