Reserve Agora logo

Melhores bistrôs de Paris: comida divina a preço justo

Priscila Reis| Jun 2, 2015 | Onde comer

Melhores bistrôs de Paris: comida francesa a preço justo –

Paris é a cidade dos bistrôs. Há tantos na cidade, que poderíamos ter um blog dedicado exclusivamente a eles. Esses pequenos restaurantes fazem parte do cotidiano dos franceses, e não é diferente no caso dos parisienses. Alí, eles comem bem, conversam, tomam café, bebem vinho da casa, e se divertem. E como nós, turistas, amamos viver a vida dos locais, nada melhor do que pingar de bistrô em bistrô para sentir-se em casa, em Paris.

Fiz uma lista dos bistrôs que ganharam o meu coração em Paris. Espero que gostem também!
Atualizada em 2015

1. David Toutain
Dos que irei indicar, esse é o meu restaurante preferido do momento (ano 2015). Oferece menu degustação de 7 ou 9 pratos, e embora a gastronomia seja sofisticada, o local é descontraído, moderno. Da última vez que fomos, comemos 14 pratos, servidos no menu de 7 (sim!) e TODOS estavam fantásticos, o que é raro nesse tipo de restaurante. Como o menu era extenso, optei por almoçar e não me arrependi, mas também recomendo para um jantar com tempo e disposição.
Preço médio: 100 euros por pessoa.

David Toutain 1(Melhores bistrôs de Paris)

David Toutain 2(Melhores bistrôs de Paris)

David Toutain 4(Melhores bistrôs de Paris)

29 Rue Surcouf, 75007 Paris, França
+33 1 45 50 11 10
website: davidtoutain.com


2. La Régalade Saint Honoré

Esse bistrô foi a melhor surpresa da minha última viagem à Paris. Típico francês, serve um menu a preço fixo no almoço, com algumas opções de pratos especiais do dia. Comi maravilhosamente bem a preço justo. Recomendo ir sem pressa, pois leva um pouquinho de tempo entre os pratos. Mas o ambiente é tão agradável, que se estiver tomando um bom vinho, nem sentirá o tal do “tempo” passar. Para saber detalhes sobre os pratos que comi, leia o post: Bistrô La Régalade Saint-Honoré em Paris
Preço média: 50 euros por pessoa

Paris La Regalade sobremesa(Melhores bistrôs de Paris)

La Régalade Saint Honoré:
123 Rue Saint-Honoré  75001 Paris, França
+33 1 42 21 92 40
Não possui website.


3. Chez Janou
Bistrô maravilhoso especializado em culinária provençal no Marais. Tudo muito bom, com destaque para o queijo de cabra quente ao molho de tomate de entrada e mariscos, peixes ou confit de pato como prato principal. A sobremesa da casa é uma mousse de chocolate que vem num pote enorme e você se serva do quanto quiser. O atendimento não é tão simpático, o que não é novidade, mas a comida vale muito a pena. Perfeito para um almoço com amigos e família, já que tem mesas grandes na parte interna.
Preço médio: 50 euros por pessoa

Chez Janou 2(Melhores bistrôs de Paris)

Chez Janou 3(Melhores bistrôs de Paris)

Chez Janou 4(Melhores bistrôs de Paris)

website: chezjanou.com
2 Rue Roger Verlomme, 75003 Paris, França
+33 1 42 72 28 41


4. Metropolitan Restô
O Metropolitan é o que os parisienses vem chamando de neo bistrô. A cozinha é inspirada nos clássicos franceses, mas o chef Paul Arthur Berlan utiliza técnicas modernas, fazendo, por exemplo, espumas com sabores inusitados. Tudo na medida, sem exageros, transformando os pratos tradicionais em verdadeiras iguarias. O ovo cozido com creme de trufas negras estava perfeito! Me apaixonei por esse bistrô agradável, em pleno Marais, e pretendo voltar lá em breve. Leia detalhes da minha experiência nesse restaurante no post: Bistrô Metropolitan Restô em Paris
Preço médio: 50 euros por pessoa

Metropolitan Restô
8, Rue de Jouy 75004 Paris, França
+ 33 9 81 20 37 38
website: www.metroresto.fr

 

5. Les Botanistes
Bistrô pequeno e agradável, num ambiente descontraído, com ótima comida e atendimento. O menu vem com entrada + prato principal + sobremesa. Uma grata surpresa! Muito bom para o jantar e o bacana é que fica aberto até quase meia noite, o que é raro em Paris em se tratando de bistrô. Fica no tranquilo bairro do 7ème, bem gostoso para andar a pé.
Preço médio: 50 euros por pessoa

LES BOTANISTES PARIS(Melhores bistrôs de Paris)

11 Rue Chomel, 75007 Paris, França
+33 1 45 49 04 54
website: www.lesbotanistes.com

 

6. Yam’tcha
O Yam’tcha é daqueles restaurantes que você tem que lutar muito por uma mesa, mas uma vez vencida a batalha, a recompensa será grandiosa. Comida fusion chinesa + francesa de primeira qualidade. A mistura parece estranha, mas o resultado é divino. O antigo restaurante na Rue Sauval, 4, foi transformado em boutique de acessórios e chás. A nova casa na Rue Saint Honoré inaugura em junho/2015. Precisamos voltar lá com urgência…e você, que está pensando em ir a Paris em breve, ligue para fazer a sua reserva. Não irá se arrepender.

Yam’tcha
121 Rue Saint-Honoré, 75001 Paris, França
+33 1 40 26 08 07
website: www.yamtcha.com

 

7. L’Agrume
O L’Agrume é um delicioso bistrô que fica na região do Quartier Latin. A comida é ótima, com aquele jeitinho caseiro, e o ambiente é super descontraído. Bom para ir com amigos sem pressa e tomar um vinhozinho vendo gente passar. Ideal para um almoço leve e gostoso!
Preço médio: 50 euros por pessoa.

L’Agrume
15 Rue Fossés St Marcel  75005 Paris  
+ 33 1 43 31 86 48 
website: www.restaurantlagrume.fr

 

8. Philou:
Esse bistrô é um pouco afastado da área turística da cidade, mas para quem gosta de um lugar genuinamente francês, vale percorrer a distancia. O menu fica escrito na porta do restaurante naqueles quadros verdes, com giz. Cada dia tem uma novidade e a comida é uma delícia. Fui uma vez com 12 pessoas, experimentei todos os pratos dos amigos e estava tudo maravilhoso! Peixe, vieiras, veado, carneiro…e até mesmo ris de veau, que é a glândula do vitelo de leite.
Preço médio: 30 euros por um menu no jantar e a partir de 18euros no almoço.

Paris Philou 1(Melhores bistrôs de Paris)

Philou
End:12 Avenue Richerand  75010 Paris
+ 33 1 42 38 00 13
website: www.restophilou.com

 

9. Benoit:
Frequento o Benoit antes mesmo de ter sido comprado por Alain Ducasse. Fica no Marais e a comida é típica francesa. A estrela do menu é o cassoulet, o meu preferido no mundo, mas há opções de peixes, carnes e sopas. O menu não é muito variado, mas a comida é simples e gostosa. Peça o foie gras com brioche de entrada. Ou se for fã de escargots, também é uma ótima pedida.  As sobremesas de lá são divinas! Amo o mix de tortinhas de chocolate ou de frutas da estação. Recomendo reservar.
Preço médio: 40 euros por pessoa.

Benoit
20 Rue Saint Martin 75004 Paris
+ 33 1 42 72 25 76
website: www.benoit-paris.com

  

10. Chez L’Ami Jean:
Fui apresentada a esse pequeno bistrô próximo ao Musée D’Orsay por um casal de amigos franceses que entendem muito de comida. A proposta era nos levar ao cantinho deles, o lugar onde eles gostavam de sair para jantar normalmente, como locais. E foi uma delícia. O bistrô é minúsculo e também possui um quadro afixado na parede que aponta os pratos do dia. A comida caseira é feita com ingredientes fresquíssimos, do dia, como o bacalhau da foto. Comi um peixe branco com ervas e legumes que até hoje lembro do gosto. Já voltei lá outras vezes e continua incrível.
Preço médio: 50 euros por pessoa.

Paris ami jean bistro(Melhores bistrôs de Paris)

Chez L’Ami Jean
27 Rue Malar  75007 Paris  
+ 33 1 47 05 86 89
website: www.lamijean.fr

 

11. Jaja
O Jaja é um bistrô simpático, localizado numa rua do Marais que eu adoro, famosa por ser frequentada por homossexuais. O ambiente é bem agradável, descontraído e moderninho, sem ares de um bistrô tradicional. Boas saladas, carnes, e até hot dog ou hamburger compõem o cardápio da casa. Uma ótima pedida para quem está passeando no Marais.
Preço médio: 35 euros por pessoa.

Paris Jaja(Melhores bistrôs de Paris)

Jaja
3 Rue Sainte-Croix de la Bretonnerie 75004 Paris
+ 33 1 42 74 71 52
website: www.jaja-resto.com

 

12. Restaurante do Hotel Particulier Paris
Quem estiver atrás de um lugar para aquele jantar romântico, pode ir de olho fechado no restaurante do Hotel Particulier Paris em Montmartre. A comida é gostosa, ambiente agradável, poucas mesas, serviço atencioso e uma carta de vinhos honesta. Está fora do roteiro turístico para restaurantes, mas é daqueles achados de Paris. De quebra, da porta do restaurante dá para ver a Torre Eiffel iluminada.
Preço médio: 50 euros por pessoa.

Paris Hotel Particulier(Melhores bistrôs de Paris)

Pavillon D, 23 Avenue Junot, 75018 Paris, França
+33 1 53 41 81 40
website: hotel-particulier-montmartre.com 

 

13. Chez Omar
O restaurante Chez Omar não é bem um bistrô típico, mas sim uma mistura franco-marroquina, cujo resultado rende uma comida deliciosa. O lugar é bem simples, em pleno Marais, pertinho do Marché des Enfants Rouge. A grande pedida da casa é o carneiro com couscous marroquino, um dos mais famosos da cidade, bem como o filé au poivre, com um molho mais do que especial, de sabor incomparável. Recomendo esse restaurante para quem gosta de comer bem, tomar um vinho da casa (simples), e pagar pouco pelo pacote. Talvez não devesse estar na lista dos melhores bistrôs de Paris, mas é uma opção, no mínimo, interessante. Leia o post com todos os detalhes desse restaurante: Bistrô Chez Omar em Paris
Preço médio: 30 euros por pessoa

Paris Chez Omar(Melhores bistrôs de Paris) 

Chez Omar
47 Rue de Bretagne  75003 Paris, França
+33 1 42 72 36 26
Não possui website. 


14. La Fontaine de Mars
Esse bistrô já era bem conhecido, mas ficou ainda mais famoso depois que Barack Obama apareceu por lá para jantar. A casa tem um ambiente bem agradável, típicamente francês, e serve uma grande variedade de pratos típicos da culinária francesa, como escargots, carneiro, pato e peixes frescos. Um dos carros chefes da casa é o confit de pato. Lugar agradável que vale a pena.
Preço médio: 50 euros por pessoa

 Paris La Fontaine de Mars(Melhores bistrôs de Paris)

La Fontaine de Mars
129 Rue Saint-Dominique  75007 Paris, França
+33 1 47 05 46 44
website: www.fontainedemars.com


15. Le Comptoir du Relais
Esse bistronômico, bistrô + gastronômico, é um dos locais onde se come melhor na cidade. Petiscos e comida francesa servida de forma descontraída, num restaurante apertadinho em Saint-Germain. Quem vai, volta! A reserva, no entanto, é bem difícil, exceto para os hóspedes do Hotel Le Relais Saint-Germain.
9 Carrefour de l’Odéon, 75006 Paris, França
+33 1 44 27 07 50

 

Outras opções que estão dando o que falar em Paris:

The Broken Arm
Ambiente jovem e simpático, bom para uma refeição rápida à base de sopas, saladas e sanduíches especiais.
12 Rue Perrée, 75003 Paris, França
+33 1 44 61 53 60
website: the-broken-arm.com

 

Le Beurre Noisette
Não se vê turistas nesses restaurant, que é bem simples e frequentado por locais. A comida é excelente.
68 Rue Vasco de Gama, 75015 Paris, França
+33 1 48 56 82 49
website: www.lebeurrenoisette.com


Le Servant
É o bistro da vez na cidade, muito frequentado por jovens gourmet. Pretendo conhece-lo em breve 🙂
32 Rue Saint-Maur, 75011 Paris, França
+33 1 55 28 51 82
website: leservan.com


Le verre volé
Os franceses que gostam de comida adoram esse restaurante. Amigos que moram lá vão quase toda semana.
67 rue de Lancry, 75010
+ 33 1 48 03 17 34
website: leverrevole.fr


Juveniles
Outro bistrô que tem dado o que falar na cidade. Serve comida francesa clássica a bom preço. Também é uma espécie de bar de vinhos e as garrafas estão à venda.
47 rue de Richelieu, 75001
+ 33 1 42 97 46 49
Não possui website ainda.


Itinéraires
Recentemente ganhou 1 estrela Michelin e vem arrancando suspiros dos clientes que provam seus pratos. No menu degustação de 85 euros, uma série de amuse-bouches, duas entradas, um prato de peixe, um prato de carne, queijos e 2 sobremesas. Fiquei com água na boca!
5 Rue de Pontoise, 75005 Paris, França
+33 1 46 33 60 11
website: www.restaurant-itineraires.com


Les Philosophes
Bistrô simples e agradável no Marais.
28 Rue Vieille du Temple, 75004 Paris, França
+33 1 48 87 49 64
website: www.cafeine.com/philosophes


Saturne
Comandado por chefs jovens e inventivos, já virou queridinho dos gourmets de Paris.
17 Rue Notre-Dame des Victoires, 75002 Paris, França
+33 1 42 60 31 90
website: www.saturne-paris.fr


Frenchie
Entrada + prato principal + sobremesa ou queijo por 48 euros. Seria perfeito, não fosse a dificuldade de conseguir fazer a reserva. Quem já foi fala que é um lugar para comer de joelhos. Além do restaurante principal, em frente fica o Frenchie Bar a Vin e agora também tem um Frenchie to go.
5-6 Rue du Nil, 75002 Paris, França
+33 1 40 39 96 19
website: www.frenchie-restaurant.com


Roseval:
Esse restaurante fica numa região pouco frequentada por turistas, e está ganhando o coração dos foodies.  Aberto no jantar, de segunda a sexta.
1 Rue d’Eupatoria, 75020 Paris, França
+33 9 53 56 24 14
website: www.roseval.fr

Le Chateaubriand
Fila na porta, comida de qualidade, menu a preço fixo de 60 euros. Tudo nesse restaurante que está na lista dos 50 melhores do mundo da San Pellegrino. Reserve com antecedência de 2 meses, e não se atrase!
129 Avenue Parmentier, 75011 Paris, França
+33 1 43 57 45 95
website: www.lechateaubriand.net

Ze Kitchen Galerie:
Uma boa opção para comer na região de Saint-Germain. Cozinha francesa com toque asiático.
4 Rue des Grands Augustins, 75006 Paris, França
+33 1 44 32 00 32
website: www.zekitchengalerie.fr

Spring:
O nome Spring significa primavera em inglês, e o chef americano Daniel Rose faz questão de preparar seus menus de acordo com a estação, servindo produtos frescos e de qualidade. Reservas difícies por telefone para o jantar. Para o almoço, é possível fazer a reserva online.
6 Rue Bailleul, 75001 Paris, França
+33 1 45 96 05 72
website: www.springparis.fr

 

Bon Appétit, é o que posso desejar a vocês em Paris 🙂 

Leia também:

Melhores restaurantes estrelados de Paris

Restaurantes do Grupo Costes em Paris

Restaurantes em Paris próximos à Champs-Élysées

Restaurantes no bairro de Saint-Germain-des-Prés em Paris

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Teté

    set 25, 2013

    Amei, amei e amei! Uns já conheço, outros irei na próxima com certeza. Ah, Paris e suas comidinhas irresistíveis!

    Responder
    • Priscila Reis

      set 25, 2013

      Té, Eu e você em Paris ia ser um arraso gastronômico!rsrsrs Ainda faremos isso tá? bjs Pri

      Responder
    • SERGIO BUZATO

      abr 03, 2014

      SIMPLESMENTE VC ARREBENTOU!! VI TODAS AS DICAS DE TODOS OS LINKS. JÁ HAVIA ESTADO EM ALGUNS , MAS RETORNO NOVAMENTE PELAS RECOMENDAÇÕES FANTÁSTICAS. VALEU!!

      Responder
      • Priscila Reis

        abr 03, 2014

        :)))))) Lisonjeada

        Responder
      • Leonardo Lucena

        maio 12, 2014

        Olá Priscila! Olha, tenho lido muitos blogs a respeito de dicas gastrô em Paris, mas você foi "Hors Concours" ! Parabéns!!! Já passei horas lendo seu blog. Muitíssimo interessante sobretudo a parte de compras e restaurantes... Fantastique Mme!

        Responder
        • Priscila Reis

          maio 15, 2014

          Leonardo, Muitíssimo obrigada pelos elogios! Por isso que continuo escrevendo para meus queridos leitores do blog. Bon appétit! Priscila

          Responder
        • Bruna

          ago 05, 2014

          Olá. Gostaria de ter uma ideia dos preços dos bistrôs. Seria possível?

          Responder
          • Priscila Reis

            ago 05, 2014

            Bruna, Cada bistrô pratica um preço. Uma refeição pode variar de 30 a 80 euros, em média, por pessoa. Tudo depende do pedido, do horário, do lugar. Normalmente no almoço, os pratos costumam ser mais baratos do que no jantar, quando o bistrô oferece um menu fixo. Vale a pena entrar no site daqueles que você gostar, antes de ir para checar os preços. Priscila

            Responder
          • tuti

            mar 18, 2015

            Priscila, Vamos a paris pela primeira vez e estaremos lá na noite de nosso aniversário de casamento (18 anos!!) e eu queria jantar num lugar romântico com meu marido. Como ele é meio meio metido a gourmet até pensei em tentar uma reserva em um restaurante estrelado, mas com a atual alta do euro e do dólar, acho que vou desitir. Dentre estes bistrôs que tu mencionaste, qual tu achas que teria o clima mais romântico, e que serviria pratos memoráveis, tipo aquelas vieiras da foto... Obrigada pelas dicas, anotei todas.

            Responder
            • Priscila Reis

              mar 19, 2015

              Oi Tuti, A foto das vieiras foi tirada no Philou, agradável porém não tão romântico. Pelo romance e bom custo x benefício, iria no restaurante do Hôtel Particulier em Montmartre. A comida não é exatamente para gourmets, para comi super bem, atendimento ótimo, ambiente lindo e charmoso. Amei e boa sorte :) abraços Priscila

              Responder
            • Marilia Lopes

              abr 13, 2015

              Oi Priscila, td bem? Como funciona a questão da gorjeta e das taxas em Paris? Elas já estão inclusas no valor do menu ou é como nos EUA?

              Responder
              • Priscila Reis

                maio 11, 2015

                Marilia, Tudo bem? Normalmente a gorjeta não está incluída e é uma liberalidade, mas os garçons esperam recebe-la. A depender do atendimento, deixe em dinheiro de 10%-20% como agradecimento pelo serviço prestado...embora não seja uma obrigação :)

                Responder
              • Renato

                nov 09, 2015

                Olá Priscila, sigo suas sugestoes sempre que viajo e gostaria de relatar o que aconteceu comigo e minha esposa no David Toutain. Fiz uma reserva com 3 semanas de antecedencia , as reservas foram confirmadas 3 vezes por e-mail e para minha surpresa ao chegar no restaurante o Hoster estava me esperando do lado de fora e pediu desculpas pois havia cometido um erro e cedido minha mesa para outra pessoa , Fiquei sem entender o absurdo que estava acontecendo , nao há desculpas para tamanha grosseria , nunca vi nada igual em toda minha vida. Tivemos que procurar outro restaurant para jantar, na minha opiniao eles nao merecem uma estrela michelin.

                Responder
                • Priscila Reis

                  nov 13, 2015

                  Ranato, Que absurdo!!! Deixo seu comentário publicado aqui para que outros interessados fiquem atentos. Como a minha experiência foi magnífica, amei o restaurante, mas esse tipo de situação não pode acontecer. Obrigada por voltar e deixar o seu relato. abraços Priscila

                  Responder
                • Aryadne Cunha

                  maio 02, 2016

                  Olá Priscila, Estamos indo a Paris pela primeira vez, e somos duas famílias com crianças, de 5, 7 e 10 anos. Sou uma apreciadora de vinhos e boa comida, e não quero perder a oportunidade de ter uma experiencia gastronômica em Paris, por estar com eles. O que vc nos sugere? Obrigada, adoro suas dicas. Aryadne

                  Responder
                  • Priscila Reis

                    maio 10, 2016

                    Aryadne, Tudo bem? Em Paris ou em qualquer outro lugar, costumo levar crianças aos lugares que adultos gostam de frequentar, pois assim, se acostumam e passam a apreciar a arte de comer. Nessa cidade, em particular, não conheço restaurantes infantis como tem nos EUA, mas recomendaria levar a restaurantes italianos, já que tem sempre uma massinha e carnes. Em bistrôs, normalmente não tem arroz, mas costuma ter carnes + batatas e espinafre como acompanhamento. Pizzarias, creperias também podem ser uma solução. Espero ter ajudado. Abraços Priscila

                    Responder
                  • Silvia Cassini

                    maio 10, 2016

                    Em resposta a Aryadne, eu estive em Paris com meu marido no ano passado e fui a muitos restaurantes franceses, porque ele adora essas coisas de comida francesa. Como tenho filhos pequenos, procurei reparar bem como era o costume local e juro, nunca vi uma criança em restaurante à noite. Não sei exatamente por quê. Por favor me entenda, não é que os franceses vão lhe tratar mal por levar crianças, eu só disse que nunca as vi... achamos isto bastante estranho... A única vez que vimos crianças foi quando houve uma comemoração de um batizado no bistrô embaixo do nosso prédio, aí estava toda a família e todos agiam com muita calma, bem diferente da gente aqui, onde tudo vira muvuca... É bem legal ver essas diferenças de comportamento. Posso garantir que não há o costume de prato kids, mas no geral dá para escolher algo que crianças comam, porque por exemplo, sempre tem peixe, batatas, carnes, naquele esquema de entrada, prato principal e sobremesa... Se suas crianças não são muito chegadas em temperos e molhos, evite pratos desse tipo para elas. E sempre tem muitas sobremesas deliciosas!! Talvez seja melhor teres estas experiências gastronômicas ao meio dia, quando parece que tudo é mais light, as pessoas ficam sentadas do lado de fora (mas aí tem fumaça de cigarro direto). Ou quem sabe combina com o outro casal de uma noite saírem vocês e na outra saírem eles sozinhos para uma noite romântica? Espero ter lhe ajudado na sua programação.

                    Responder
                    • Priscila Reis

                      maio 27, 2016

                      Silvia, Mais uma vez, obrigada pela sua colaboração :)

                      Responder
                    • Silvia Cassini

                      maio 10, 2016

                      Priscila, fiz as reservas para nosso aniversário de casamento, mas na última hora consegui ingressos para um ballet na Opera, então tive que desmarcar o restaurante, que pena. Mas na volta conseguimos ainda entrar no restaurante Julien, uma Brasserie tipicamente francesa próxima à Porte Saint Dennis. Entramos no finzinho da noite e fomos muito, mas muito bem atendidos e a comida estava deliciosa. Tentei falar com o garçon em francês (hahaha) e quando ele descobriu que éramos brasileiros nos tratou ainda melhor. Como ele nos viu tirando foto de nossas alianças junto dos cálices, ao final da noite nos presentearam com mais uma taça de champagne, em comemoração ao aniversário de casamento. Achei fantástico, tanto a comida, como o atendimento, como o local, que é todo decorado em estilo art noveau. Deixo o endereço e a indicação, se quiseres publicar. 16 rue du Faubourg Saint-Denis 75010 Paris

                      Responder
                      • Priscila Reis

                        maio 27, 2016

                        Silvia, Muito obrigada pela sua dica! Adorei :)

                        Responder
                      • Janaina

                        jun 09, 2016

                        Priscila, você teria alguma sugestão de Bistrot a preço justo perto da Torre Eiffel?

                        Responder
                        • Priscila Reis

                          jun 12, 2016

                          Janaina, Na própria Torre Eiffel tem outros restaurantes mais baratos, sem ser o Le Jules Verne. Nas proximidades, tem o Bistrot de la Tour Eiffel que é turístico, mas tem bons comentários, embora eu não conheça: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g187147-d3197704-Reviews-Bistrot_de_la_tour_Eiffel-Paris_Ile_de_France.html

                          Responder
                        • Janaina

                          jun 13, 2016

                          Vou dar uma olhada. Obrigada!

                          Responder