Reserve Agora logo

Melhores restaurantes do Piemonte para comer trufas brancas

Priscila Reis| Set 8, 2012 | Onde comer

 Os melhores restaurantes do Piemonte para comer trufas brancas –

Antes de falar dos restaurantes incríveis que visitei no Piemonte, vou explicar qual a diferença entre osteria, trattoria e restaurante.

Para quem não sabe, osteria é aquele lugarzinho bem simples, familiar, que serve comida caseira, sem funcionários propriamente ditos. Alguns continuam utilizando o nome “osteria”, mesmo quando o restaurante ganha notoriedade, para dar aquele ar familiar. Já trattoria quer dizer uma osteria melhorada, com garçon, ajudante de cozinha, mas ainda é pequeno. E restaurante é o estabelecimento que está alguns degraus acima dos irmãos osteria e trattoria, e conta com uma equipe profissional!

Já sabendo dessa diferença, posso te assegurar que no Piemonte, em relação à qualidade da comida, não há essa diferença! Em praticamente todos os lugares que fomos, a comida era divina, mesmo que fosse num lugarzinho bem simples e comida a 15 euros o prato.

Piemonte alba trufas capa 2(Melhores restaurantes do Piemonte)

Como o objetivo da viagem era comer trufas, reservei com uns 4 meses de antecedência para jantar nos melhores restaurantes da região. Para o almoço, deixei a nossa ótima guia italiana Silvia Aprato, da empresa Tasting Tours, nos levar aos cantinhos simples e gostosos.

Experimentamos a Osteria Del Vecchio Gallo em Alba (Via Cavour, 13 – Tel: +39 0173441647), onde não poderia deixar de comer um taglierini com trufas brancas. Delícia, apesar da demora e do péssimo atendimento, pois durante a época do Festival, a cidade fica com todos os restaurantes lotados!

Na Trattoria Antica Torre em Barbaresco (Via Torino, 64 – Tel: +39 0173 635170), comi um coelho assado com verduras e um taglierini fresco com trufas divino.

Piemonte antica torre coelho(Melhores restaurantes do Piemonte)

Na cidade de Barolo, almoçamos na ótima Osteria La Cantinella (Via Acqua Gelata, 4/A – Tel: +39 0173 56267). Comi carneiro e taglierini com trufas brancas. Uma maravilha!

Em Asti, foi a vez do melhor de todos os almoços, Osteria del Palio (Piazza Alfieri, 28 – Tel: +39 0141590401). Melhor custo benefício e melhor taglierini com trufas brancas da viagem.

Piemonte asti resto 2(Melhores restaurantes do Piemonte)

No jantar, tivemos várias experiências enogastronômicas!

Começamos pelo Ristorante Piazza Duomo, em Alba. Além de ficar na praça principal, bem em frente à Catedral da cidade, neste simpático restaurante de paredes rosadas, nos foi servido um menu degustação maravilhoso.

Piemonte piazza duomo(Melhores restaurantes do Piemonte)

Piemonte piazza duomo comidas(Melhores restaurantes do Piemonte)

Piemonte piazza duomo trufa(Melhores restaurantes do Piemonte)

Já no Locanda nel Borgo Antico, jantamos ainda melhor do que no Piazza Duomo. O ovo frito com trufas a duas maneiras, o carneiro na pedra quente, o taglierini com trufas brancas, o gnocchi…tudo divino!!!Em pensar que quase desistimos de ir, pois não encontrávamos a estrada certa. Problemas que nem o GPS consegue resolver…

Piemonte resto 2(Melhores restaurantes do Piemonte)

Piemonte rest barolo(Melhores restaurantes do Piemonte)

Também chegou o dia do faladíssimo All’Enoteca, do chef Davide Palluda. A comida estava boa, porém o atendimento frio e a claridade do restaurante cortaram o clima.

Para compensar a frieza do All’Enoteca, o restaurante Guido del Relais San Maurizio ganhou milhões de pontos no quesito atendimento, ambiente, daqueles bem escurinhos que dão vontade de tomar vinho a noite toda, e comida excelente. Um dos melhores restaurantes da viagem.

Também jantamos no restaurante estrelado do hotel Villa d’Amelia, numa mesa maravilhosa e foi lá que comemos pela última vez na viagem a minha dupla favorita: ovo frito + taglierini com muitas lâminas de trufas brancas. Que despedida!

Piemonte restaurante villa d'amelia(Melhores restaurantes do Piemonte)

Além dos ótimos restaurantes citados no texto, segue abaixo uma lista com outros restaurantes no Piemonte considerados bons, porém ainda não experimentados por mim:

Em POLLENZO
– GUIDO. Famoso pela sala de jantar moderna e bonita, com excelente comida. Via Fossano 19, 12060 Pollenzo, Itália. Tel: + 39 0172 458422

Em ALBA
– DULCIS VITIS. Considerado muito bom, possui apenas 35 lugares. Via Rattazzi 7, Alba – Tel: +39 0173 364633
– OSTERIA ITALIA. Comida típica bem farta, simples e boa. Frazione San Rocco Seno d’Elvio, 6, Alba -Tel: +39 0173 286 942
– ENOCLUB. Boa comida e vinhos. Piazza Savona, 4, Alba – Tel:  +39 0173 33994

Em BAROLO
– TRATTORIA ROSSOBAROLOVia Roma, 16, Barolo – Tel: +39 0173 56133

Em CANALE

– VILLA TIBOLDI. Comida típica com uma vista maravilhosa. Loc. Tiboldi, Case Sparse 127, Canale – Tel: +39 0173970388

Em TREISO
– LA CIAU DEL TORNAVENTO. Próximo de Alba, serve comida italiana tradicional considerada excelente, com boa carta de vinhos. Piazza Baracco, 7, Treiso – Tel: +39 0173 638333

Em BARBARESCO

– ANTINE. Comida regional inventiva. Via Torino 34/a, Barbaresco. Tel:  +39 0173 635294
– VECCHIO TRE STELLE. Comida típica criativa. Strada Tre Stelle 21/23, Barbaresco, Tel. +39.0173.638192

Em BRA
– OSTERIA DEL BOCCONDIVINO. Osteria participante do movimento slow food, considerada muito boa. Via Mendicita 14, 12042 Bra, Tel: + 39 0172 425674

Em LA MORRA
– L’OSTERIA DEL VIGNAIOLO. Osteria tradicional que possui excelente carta de vinhos. Frazione Santa Maria, 12, 12064 La Morra, Tel: +39 017 350 335
– BOVIO. Osteria típica em ambiente aconchegante. Via Alba 17 bis, La Morra, Tel: +39 0173590303
– VEGLIO. Osteria típica com terraço e vista. Localita Annunziata 9, La Morra, Tel:  +39 017 350 9341

Em RODDINO
OSTERIA DA GEMMA. Típica osteria italiana, com tradicional comida piemontese. Via Marconi 6, 12050 Roddino, Tel: +39 0173/794252

Espero que curtam o Piemonte tanto quanto eu. Boa viagem 🙂

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Roberta Alexandre

    fev 28, 2014

    Oi, Priscila, Adorei o seu post! Queria tirar uma dúvida...Você acha que é válido ir no comecinho de janeiro com o intuito de ainda pegar a temporada de trufas? Ou em janeiro já não tem mais nada? Obrigada, Roberta

    Responder
    • Priscila Reis

      mar 01, 2014

      Oi Roberta, Tudo bem? Acho que você pode conseguir sim. Normalmente, a temporada começa no final de outubro e pode sim durar até janeiro, se você tiver sorte. Não custa tentar! Abraços Priscila

      Responder
    • Michele

      abr 14, 2014

      Oi, Priscila, parabén pelo site, sou fã a tempos !!! Gostaria de saber do clima em Alba no começo de outubro: muito frio ? Chove ? Obrigada !

      Responder
      • Priscila Reis

        abr 17, 2014

        Michele, Obrigada pelo elogio :) Quanto à temperatura de Alba em outubro, lembro bem que não peguei muito frio, mas sempre usava um casaquinho. Talvez uns 15 graus em média. Não choveu e estava super agradável. Aproveite!

        Responder
      • Murilo Muniz

        Maio 23, 2014

        Ola Priscila. Estaremos passando por Alba em Agosto, saindo de MILÃO com destino a NICE. Estaremos de moto e pretendemos almoçar em ALBA ou FOSSANO ou CUNEO, qualquer lugar destes está no nosso caminho. Será um sábado. Gostaria de saber qual restaurante você nos indicaria. Apreciamos um MENU DEGUSTAÇÃO pois podemos provar mais sabores. Vi que você indica o All´Enoteca mas tentei acessar o site deles mas está fora do ar. Agradeço desde já.

        Responder
        • Priscila Reis

          Maio 23, 2014

          Murilo, Tente novamente o site do All'Enoteca pois consegui:http://www.davidepalluda.it/ Se eu tivesse que escolher 1 restaurante, iria no Locanda Nel Borgo Antico. Comida espetacular! O GPS dá um trabalhinho para chegar, mas a comida preciosa compensa. Seria a minha dica. abraços Priscila

          Responder
        • murilo

          Maio 23, 2014

          Ola Priscila. Muito bom seu site. Estaremos passando pela região em Agosto. Sairemos de MILÃO sentido NICE de moto e pretendemos almoçar em ALBA ou FOSSANO ou CUNEO, qualquer um destes lugares estará na nossa rota. Vi que é uma expert no assunto e gostaria que nos indicasse um restaurante para almoçar. O dia será sábado. Gostaríamos de algo com menu degustação, para podermos provar mais sabores. Obrigado e parabéns pelo belo site.

          Responder
          • Priscila Reis

            Maio 23, 2014

            Murilo, Lembrei de um em Alba, simples e bem gostoso, além de ficar dentro da cidade, super fácil de chegar. Não sei se tem menu degustação, mas vive lotado e a comida é ótima! http://www.osteriadelvecchiogallo.it/ O Piazza Duomo, também em ALBA é caro, porém o menu degustação é top: http://www.piazzaduomoalba.it/it/ Boa viagem Priscila

            Responder
          • laura vezzoni

            set 15, 2019

            ja tivemos o prazer conhecer esses restaurantes. m bons.comida maravilhosa.por varias vezes estivemos no piemonte. realmente vale a pena.

            Responder