Afiliados: Reserve aqui seu hotel...
10 pontos turísticos de Lençóis Chapada Diamantina Compartilhe:

10 pontos turísticos de Lençóis Chapada Diamantina

Compartilhe:
Índice:

    10 pontos turísticos de Lençóis Chapada Diamantina

    Interessado em saber mais sobre passeios e os mais importantes 10 pontos turísticos de Lençóis Chapada Diamantina? Então vem conhecer essa cidade linda com o #voali, seus passeios mais encantadores e os pontos turísticos imperdíveis. Primeiramente, temos que para desbravar Lençóis, recomendamos um roteiro de no mínimo 4 dias inteiros na cidade. São muitos programas legais, caminhadas, e o tempo para fazer e apreciar cada um depende da preparação física e interesse do viajante. Em tempo, saiba que é imprescindível contratar um guia de turismo, como falamos no post Dica de guia na Chapada Diamantina. Ah..E se você estiver pensando em viajar para a Chapada Diamantina ainda em 2020, leia o post Chapada Diamantina na pandemia: perguntas e respostas, para entender todas as restrições dessa região.

    Lencois Voali 0010

    1. Serrano 

    Primeiramente, pertinho do centro de Lençóis, temos o Serrano. Também conhecido como Caldeirões, é um conjuntos de piscinas com cascatas onde é possível tomar banho e descansar na água como se tivesse numa banheira de hidromassagem, aproveitando a força das pequenas quedas d’agua que enchem os “caldeirões”. O detalhe é que a água é gelada, e não quentinha como se imaginaria, além de ser ferrosa, como em toda a região.

    Daqueles lugares perfeitos para ir com crianças, até mesmo se forem de colo e tiverem que ser carregadas pelos pais, considerando a curta caminhada da cidade e a dificuldade bem baixa do acesso. Caminhada dura cerca de 25 min a partir do topo da cidade de Lençóis, onde fica o Hotel de Lençóis, sobre o qual falamos no post Melhores hotéis e pousadas de Lençóis Chapada Diamantina. Nesse local tem o salão de areias coloridas também, que vale a pena ser explorado. Com certeza, um dos 10 pontos turísticos de Lençóis Chapada Diamantina.

    2. Ribeirão do Meio

    Quando eu era criança, era o melhor programa de todos para mim, e continua sendo maravilhoso. Trata-se de um grande lajedo de pedra lisa em formato de um escorregador, com água corrente que deságua numa gostosa lagoa de água gelada. Assim, você pode começar escorregando bem no comecinho, e ir aumentando o tamanho do escorrega quando ganhar confiança. A diversão é garantida e dá para fazer com crianças a partir de 5 anos, na minha opinião. A caminhada é relativamente fácil, embora dure cerca de 1 hora partindo de Lençóis. Sem dúvida, um dos melhores passeios e pontos turísticos de Lençóis Chapada Diamantina.

    Lencois Voali 0059

    3. Cachoeira do Sossego

    Ademais, no mesmo caminho do Ribeirão do Meio, porém seguindo em frente por mais 1hora, está a cachoeira que mais amamos. É a imponente Cachoeira do Sossego. A trilha é belíssima, começando com caminhos em meio a uma mata, e seguindo num maravilhoso sobre as pedras do rio. Se estiver chovendo, pode ser perigoso pois as pedras ficam extremamente escorregadias. Essa caminhada não é tão difícil, mas os joelhos precisam estar bons. Isso porque tem que subir e descer pedras, escorregar, passar por baixo de pequenas grutas, até chegar ao que conhecemos como paraíso. Ainda, vale lembrar que a água gelada é amenizada pela beleza da enorme Cachoeira do Sossego.

    No total, são 7km e a caminhada leva cerca de 4.5 horas para ser completada (ida e volta), e por isso, recomendo levar lanches e ir com roupas adequadas. Só levem crianças que tenham um ótimo preparo físico e estejam acostumados a caminhar e praticar esportes. A longa caminhada pode ser cansativa para os pequenos. Ideal para maiores de 8 anos, acostumados a esse tipo de atividade. Vejam o post Lençóis Chapada Diamantina com crianças: dicas de passeios. É, para mim, o melhor dos 10 pontos turísticos de Lençóis Chapada Diamantina sobre os quais falo nesse post. A minha queridinha!

    Lencois Voali 0056

    Ainda tem os seguintes passeios, que por serem mais distantes, são acessíveis de carro, além da caminhada ao chegar no local de partida. Ainda assim, fazem parte da lista dos melhores 10 pontos turísticos de Lençóis Chapada Diamantina.

    4. Poço Azul

    Enquanto os passeios acima tem bastante caminhada, o Poço Azul já é diferente. O Poço Azul é uma linda lagoa de água transparente escondida numa gruta dentro de uma fazenda particular. A visitação é controlada, e é preciso pagar uma taxa de mais ou menos R$15 por pessoa. O Poço Azul fica a 85km de Lençóis, num longo trajeto de carro, mas vale a pena. A fazenda é bem cuidada, com banheiros limpos e um gostoso restaurante que serve comida caseira num buffet. Para nadar lá, basta pagar a taxa, descer uma grande escadaria e utilizar o colete salva vidas, pois não é permitido fazer mergulho fundo. Vale a pena com crianças a partir de 3 anos. Sem dúvida, um dos mais cotados dos 10 pontos turísticos de Lençóis Chapada Diamantina.

    Lencois Voali 0042

    Lencois Voali 0044

    5. Cachoeira do Mosquito

    Posteriormente, ainda tem a Cachoeira do Mosquito. Essa cachoeira é linda e o acesso é bem tranquilo. É preciso de carro para entrar numa fazenda particular a 40km de Lençóis, além de pagar uma taxa de R$10,00 por pessoa. Do alto, há um mirante onde é possível apreciar toda a beleza da Cachoeira do Mosquito do alto. A caminhada a pé é curta, por cerca de 30-40min, e a recompensa é grande. Dá para levar crianças acima de 6 anos.

    Lencois Voali 0034

    6. Mucugezinho e Poço do Diabo

    Esses também foram eleitos por mim um dos 10 pontos turísticos de Lençóis Chapada Diamantina que mais amo. A trilha para chegar ao Mucugezinho é muito tranquila. Você para de carro na beira do asfalto, no que virou uma especie de lojinha para turistas. Depois você vai descer uma pequena montanha, numa trilha muito fácil de uns 15 minutos. Pronto! Chegará ao Mucugezinho, um dos melhores lugares para se tomar banho na Chapada Diamantina e passar o dia com tranquilidade, lendo um bom livro e relaxando.

    Se gostar de um programa mais aventureiro, após chegar no Mucugezinho, continue descendo pela trilha do rio, sempre à direita. Depois, vai chegar no topo da queda d’água do Poço do Diabo. Você terá que arrodear e descer até chegar ao deslumbrante poço. Em tempos de feriado e alta temporada, dá pra fazer rapel e até tirolesa por lá. Amo demais esse lugar! Do Mucugezinho até o Poço do Diabo, você vai andar por uns 30 minutos e é, de certa forma, bem tranquila a trilha. Basta ter joelhos bons!

    7. Morro do Pai Inácio

    Um dos locais para se assistir ao pôr do sol na Chapada Diamantina é o Morro do Pai Inácio. A trilha é bem tranquila e tem até corrimão para subir as escadas naturais até o topo da montanha, com cerca de 1100m de altitude. O Morro do Pai Inácio fica a 30km de carro partindo de Lençóis, e pode ser conjugado, por exemplo, com o passeio ao Mucugezinho. Saindo do Mucugezinho, pode fazer uma parada no Morro do pai Inácio antes de voltar para Lençóis, por exemplo.

    8. Gruta da Lapa Doce e Gruta de Torrinha

    Na região da Chapada Diamantina, há muitas grutas! Aproveite para ver de perto as estalactites (formações no teto) e estalagmite (formações no solo), que são formadas a partir das gotas d’água dentro das cavernas, que passam por rochas calcárias.

    9. Pratinha e Gruta azul

    A Pratinha fica na Fazenda Pratinha. Atualmente, cobra-se uma pequena taxa para entrar e banhar-se numa espécie de lagoa gigante de águas transparentes. Você pode ficar apenas nessa “praia” de água doce ou fazer o passeio dentro da Gruta azul, que fica em uma das extremidades da lagoa. É uma delícia, mas como o acesso é muito fácil e sem nenhuma trilha, em períodos de feriados, costuma ficar muito cheia!

    10. Cachoeira da Fumaça

    Uma das cachoeiras mais famosas do Brasil é a Cachoeira da Fumaça. A trilha mais curta começa no Capão (cidade de Caeté-Açu). Prepare-se para subir uma montanha por cerca de 1 hora e depois seguir por mais 1 hora no plano. A recompensa é incrível e você poderá ver um fenômeno raro, onde a água não consegue chegar lá embaixo e acaba evaporando, dando a impressão de que está subindo.

    Extra: Poço Encantado

    *Também afastado de Lençóis, já nas proximidades de Andaraí, fica o famoso Poço Encantado. Dentro de uma gruta, o acesso ao Poço Encantado é pago e o número de visitantes é restrito. É bom acertar com o guia esse passeio, para evitar surpresas. O feixe de luz que entra pela rocha e ilumina o poço perto do meio dia é um fenômeno que geralmente ocorre no inverno. Atualmente, não é possível tomar banho no poço encantado, mas o local é mesmo um encanto!

    Booking.com

    E então? Gostaram das nossas dicas de passeios e pontos turísticos em Lençóis Chapada Diamantina? Já visitou algum desses locais? Deixe um comentário 🙂


    Compartilhe:
    Leia mais:
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    5 Comentários
    • Ana Luisa
      Posted at 13:00h, 19 abril Responder

      Amei!!!! Estava somente esperando seus posts…
      Irei com meus pequenos no São João.
      🙂

      • Priscila Reis
        Posted at 23:01h, 25 abril Responder

        Que bom que gostou!
        :)))

    • jose Wilson
      Posted at 12:56h, 01 março Responder

      existe algum passeio a ser feito as 16:00, vou apenas passsar pela cidade, e que seja de carro, ja que estarei com duas crianças equenas

      • Priscila Reis
        Posted at 17:44h, 01 março Responder

        Recomendaria subir o Morro do Painaço, pois a caminhado não é muito longa, e o pôr do sol é lindo! Mas depende se as crianças já forem maiores. Fora isso, nesse horário, passearia pela cidadezinha de Lençois.

    • edeesio
      Posted at 01:48h, 01 abril Responder

      maravilhoso, tão logo eu possa conhecer para desfrutar desfrutar esse encanto, eu irei!!..

    Deixe seu comentário