Reserve Agora logo

Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos

Priscila Reis| Abr 18, 2016 | O que fazer

Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos

Está à procura de dicas de Lençois Chapada Diamantina?! Então vem conhecer essa cidade linda com o #voali, seus passeios mais encantadores e os pontos turísticos imperdíveis. Para desbravar Lençois num primeiro momento, recomendamos um roteiro de no mínimo 4 dias inteiros na cidade. São muitos programas legais, caminhadas, e o tempo para fazer e apreciar cada um depende da preparação física e interesse do viajante. Vejam abaixo as nossas sugestões e lembrem-se que é imprescindível contratar um guia de turismo, como falamos no post Dica de guia na Chapada Diamantina

Lencois Voali 0010(Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos)

1. Serrano 
Pertinho do centro de Lençois, o Serrano, também conhecido como Caldeirões, é um conjuntos de piscinas com cascatas onde é possível tomar banho e descansar na água como se tivesse numa banheira de hidromassagem, aproveitando a força das pequenas quedas d’agua que enchem os “caldeirões”. O detalhe é que a água é gelada, e não quentinha como se imaginaria, além de ser ferrosa, como em toda a região. Daqueles lugares perfeitos para ir com crianças, até mesmo se forem de colo e tiverem que ser carregadas pelos pais, considerando a curta caminhada da cidade e a dificuldade bem baixa do acesso. Caminhada dura cerca de 25 min a partir do topo da cidade de Lençois, onde fica o Hotel de Lençois, sobre o qual falamos no post Melhores hotéis e pousadas de Lençois Chapada Diamantina.

2. Ribeirão do Meio
Quando eu era criança, era o melhor programa de todos para mim, e continua sendo maravilhoso. Trata-se de um grande lajedo de pedra lisa em formato de um escorregador, com água corrente que deságua numa gostosa lagoa de água gelada. Você pode começar escorregando bem no comecinho, e ir aumentando o tamanho do escorrega quando ganhar confiança. A diversão é garantida e dá para fazer com crianças a partir de 5 anos, na minha opinião A caminhada é relativamente fácil, embora dure cerca de 1 hora partindo de Lençois. 

Lencois Voali 0059(Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos) 

3. Cachoeira do Sossego
No mesmo caminho do Ribeirão do Meio, porém seguindo em frente por mais 1hora, está a cachoeira que mais amamos, conhecida como Cachoeira do Sossego. A trilha é belíssima, começando com caminhos em meio a uma mata, e seguindo num maravilhoso sobre as pedras do rio. Se estiver chovendo, pode ser perigoso pois as pedras ficam extremamente escorregadias. A caminhada não é tão difícil, mas os joelhos precisam estar bons, pois tem que subir e descer pedras, escorregar, passar por baixo de pequenas grutas, até chegar ao que conhecemos como paraíso. A água gelada é amenizada pela beleza da enorme Cachoeira do Sossego. No total, são 7km e a caminhada leva cerca de 4.5 horas para ser completada (ida e volta), e por isso, recomendo levar lanches e ir com roupas adequadas. Só levem crianças que tenham um ótimo preparo físico e estejam acostumados a caminhar e praticar esportes. A longa caminhada pode ser cansativa para os pequenos. Ideal para maiores de 8 anos, acostumados a esse tipo de atividade. Vejam o post Lençois Chapada Diamantina com crianças: dicas de passeios.

Lencois Voali 0056(Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos)

Lencois Voali 0051(Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos)

Ainda tem os seguintes passeios, que por serem mais distantes, são acessíveis de carro, além da caminhada ao chegar no local de partida:

4. Poço Azul:
O Poço Azul é uma linda lagoa de água transparente escondida numa gruta dentro de uma fazenda particular. A visitação é contralada, e é preciso pagar uma taxa de R$15 por pessoa. O Poço Azul fica a 85km de Lençois, num longo trajeto de carro, mas vale a pena. A fazenda é bem cuidada, com banheiros limpos e um gostoso restaurante que serve comida caseira num buffet. Para nadar lá, basta pagar a taxa, descer uma grande escadaria e utilizar o colete salva vidas, pois não é permitido fazer mergulho fundo. Vale a pena com crianças a partir de 2 anos.

Lencois Voali 0042(Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos)

Lencois Voali 0044(Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos)

5. Cachoeira do Mosquito
Essa cachoeira é linda e o acesso é bem tranquilo. É preciso de carro para entrar numa fazenda particular a 40km de Lençois, além de pagar uma taxa de R$10,00 por pessoa. Do alto, há um mirante onde é possível apreciar toda a beleza da Cachoeira do Mosquito do alto. A caminhada a pé é curta, por cerca de 30-40min, e a recompensa é grande. Dá para levar crianças acima de 6 anos.

Lencois Voali 0028(Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos)

Lencois Voali 0034(Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos)

Lencois Voali 0032(Dicas de Lençois Chapada Diamantina: passeios e pontos turísticos)

Abaixo, mais 5 passeios que amamos e sobre os quais falaremos num futuro post.

6. Mucugezinho e Poço do Diabo

7. Morro do Pai Inácio

8. Gruta da Lapa Doce e Gruta de Torrinha

9. Pratinha

10. Cachoeira da Fumaça

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

  • Ana Luisa

    abr 19, 2016

    Amei!!!! Estava somente esperando seus posts... Irei com meus pequenos no São João. :)

    Responder
    • Priscila Reis

      abr 25, 2016

      Que bom que gostou! :)))

      Responder