Feria de Abril em Sevilha: uma linda festa Compartilhe:

Feria de Abril em Sevilha: uma linda festa

Compartilhe:
Índice:

    Feria de Abril e Sevilha: uma linda festa

    Quando chega o mês de abril, sempre lembro de uma viagem encantadora que fiz pela Andaluzia (Espanha) em 2012, motivada por uma vontade antiga de participar da famosa Feria de Sevilha.

    Para quem nunca ouviu falar, a Feria de Sevilha é um evento muito esperado pelos cidadãos da cidade. Ocorre anualmente, desde 1847. Inicia-se duas semanas após a Páscoa, começando à meia noite de segunda-feira e encerrando no domingo. São 6 dias inteiros de muita festa, música, dança flamenca, comida e bebida. Em 2015, a festa começará no dia 21 de abril às 00:00 e vai até o domingo, dia 26 de abril.

    (Feria de Abril em Sevilha – Espanha)

    As pessoas se vestem a caráter: homens de terno e mulheres com a tradicional roupa de espanhola, super colorida, com muitas bolas, flores, lindos enfeites no cabelo e muita maquiagem. As pessoas da cidade se preparam o ano todo para a linda festa. As mulheres compram tecidos caros e mandam fazer suas roupas nos melhores costureiros da cidade, assim como as das suas crianças. Também impressiona a quantidade de carruagens enfeitadas, cada uma mais bonita e pomposa que a outra, com muitas flores e tranças nos animais, desfilando pelas ruas da Feria, transportando os seus donos e familiares de uma caseta para outra.

    (Feria de Abril em Sevilha – Espanha)
    (Feria de Abril em Sevilha – Espanha)

    Feria ocorre  num espaço grande, nos arredores da cidade e é formada por várias casetas, uma do lado da outra. As casetas são uma espécie de tenda enfeitada, que pertencem a famílias, grupos de amigos, empresas, e da própria prefeitura, sendo essas as únicas que admitem o público em geral, sem precisar de convite. As outras casetas são todas privadas. Ou seja: você só entra se for convidado por algum local! Portanto, tente fazer seus contatos antes de embarcar para Sevilha nessa época e garanta o seu  lugar em alguma boa caseta. É lá que você passará o dia comendo, bebendo e conversando com os amigos, exatamente como fazem os sevilhanos. Veja o mapa da Feria abaixo.

    Mapa Feria Sevilha(Clique aqui para ver o mapa no website oficial)

    Tivemos a sorte de ter amigos na cidade, que nos convidaram para entrar em mais de uma caseta, onde pudemos desfrutar da boa comida, bebida e companhia agradável, além de participar dessa linda festa da melhor maneira possível.

    (Feria de Abril em Sevilha – Espanha)

    Além da própria Feria, é interessante ver como a cidade de Sevilha pára nessa época e como os moradores da cidade, principalmente a elite, anda com roupas típicas durante o dia, mesmo fora da Feria. É muito bonito e diferente! Como é feriado na cidade, muitas lojas fecham, mas a maioria dos restaurantes permanecem abertos, assim como as casas de shows.

    É durante a Feria que começa a temporada das touradas na cidade, sendo a tourada do sábado a mais esperada do ano. É lindo ver as pessoas com trajes super elegantes chegando na Plaza de Toros de la Real Maestranza de Caballería de Sevilha. Diversas carruagens ficam espalhadas pela cidade e você pode pagar pelo passeio. Mesmo pagando um absurdo (não me lembro quanto, mas era muito mais do que pegar um taxi), acho que vale a pena pois é bem típico, e se estiver indo assistir a uma tourada, sera uma chegada triunfal. Os ingressos para as touradas da Feria costumam esgotar com meses de antecedencia, mas há sempre cambistas vendendo no câmbio negro, bem na porta da Plaza.  Leve um chapéu e prepare-se para o olé!!! A experiência foi muito interessante, apesar de não ser a favor das touradas, já que acho uma judiação matar todos aqueles touros. Mesmo assim, é interessante ver como aquilo faz parte da cultura dos espanhóis, como eles vibram com cada ataque e como eles respeitam e adoram os toureiros.

    (Feria de Abril em Sevilha – Espanha)

    À noite, não perca o show de dança flamenca no famoso El Arenal, mas é bom reservar!

    (Feria de Abril em Sevilha – Espanha)


    Onde ficar em Sevilha:

    Fiquei hospedada no hotel Las Casas de la Juderia, seguindo a indicação de Danuza Leão num de seus livros, mas não gostei do hotel, apesar de ser bem localizado e econômico. Achei tudo muito velho! Uma outra opção de hotel é o Las Casas del Rey de Baeza, da ótima rede Hospes. 

    Compartilhe:
    Tags:
    ,
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    9 Comentários
    • Priscila Carvalho
      Posted at 01:17h, 01 março Responder

      Olá, vou para Sevilha em Maio, bem na data da feria. Você sabe me informar se a feira é sempre no mesmo local? Não acho por nada….

      • Priscila Reis
        Posted at 17:40h, 01 março Responder

        Oi Priscila,
        A Feria é sim no mesmo local. A cidade de Sevilha tem um espaço especialmente reservado para ela. Todo mundo sabe onde fica. A cidade fica em festa esses dias da Feria, e todos os olhos são voltados para ela. Vc não terá dificuldade 🙂
        abraços
        Priscila

    • Rose Garcia
      Posted at 00:33h, 06 maio Responder

      quando eu for morar em barcelona se deus quiserem barcelona irei conher sevilha se deus quiser !!!!

    • Thais
      Posted at 22:34h, 10 março Responder

      Para visitar os pontos turísticos tradicionais é preciso reservar com antecedência nesta época? Marquei para visitar Sevilha justo nessa época (por acaso) e estou preocupada. Fora que os hotéis está o triplo do preço. Vale realmente a pena?

      • Priscila Reis
        Posted at 14:37h, 12 março Responder

        Olá Thais,
        Tudo bem?
        Se ainda não reservou o hotel em Sevilha durante a Feria, realmente prepare-se para pagar um preço alto por isso. É simplesmente o evento do ano para a cidade, tudo fecha, e só vale a pena ir pra lá para visitar a Feria, pois na cidade mesmo, tudo fica meio parado. Se não for à Feria, não é uma boa época para turistar por lá 🙂

    • carmen fischer
      Posted at 17:03h, 30 agosto Responder

      Em 2017 quando será a feria de Sevilha?

    • carmen fischer
      Posted at 17:04h, 30 agosto Responder

      Quando será a Feria de 2017?

      • Priscila Reis
        Posted at 10:39h, 15 setembro Responder

        De 02 a 07 de maio/2017 🙂

    Deixe seu comentário