12 maio Melhores vinícolas do Chile: roteiro dos vinhos chilenos
Melhores vinícolas do Chile: roteiro dos vinhos chilenos –
O Chile consagrou-se nas últimas décadas como um dos melhores produtores de vinhos do mundo. Técnicas francesas e locais, clima e solo propício, além da utilização de uvas como carmenère, cabernet sauvignon, merlot, e tantas outras, deram origem a vinhos frutados e de sabor marcante, que agradam o paladar da grande maioria das pessoas, criando um novo segmento para o turismo no Chile: o turismo de vinho!
Quem dá as dicas nesse post é Daniel Reis, meu irmão e #voaliviajante profissional, que comanda o ótimo insta para amantes de vinho: @wineuniverse 🙂
(Melhores vinícolas do Chile – roteiro dos vinhos chilenos)
Atualmente, o Chile concentra a sua produção de vinhos em quatro regiões principais: Valle del Maipo, Valle de Aconcagua, Valle de Colchágua e finalmente o Valle de Casablanca. Falaremos sobre cada um deles a seguir, e indicaremos as melhores vinícolas do Chile na nossa opinião, para que você possa montar a sua rota dos vinhos no Chile.
O Mapa Vinícolas Chile: rota dos vinhos mostra onde ficam as melhores vinícolas do Chile, hotéis próximos e trajetos de carro. É muito útil!
Valle del Maipo (região próxima de Santiago)
O Valle del Maipo fica a 20km ao sul de Santiago, sendo a região de vinhos do Chile mais fácil de ser percorrida, por estar tão perto da capital chilena. Muitas pessoas que estão fazendo uma viagem curta para o Chile optam pelo bate-volta para conhecer vinícolas selecionadas dessa região. Os turistas costumam visitar as vinícolas Concha y Toro (a 6km do centro) ou a Cousiño Macul (a 11km do centro), por ficarem bem perto de Santiago, e por isso, costumam lotar durante os meses mais quentes.
Seguindo, contudo, por alguns poucos quilômetros a mais, encontram-se jóias da vinicultura chilena como Almaviva, Don Melchor, Chadwick, que podem ser visitados a pé, já que ficam bem próximos, além das Tarapaca e Undirraga. Dentre tantas curiosidades sobre essas vinícolas que produzem vinhos chilenos de excelente qualidade, destaco o fato do Almaviva ter sido criado com o intuito de ser “o” vinho franco chileno, a partir da parceria firmada entre a família Rothschild e a Concha y Toro. E quem já provou sabe que foi uma feliz parceria. É um dos nossos preferidos!
(Melhores vinícolas do Chile – roteiro dos vinhos chilenos)
Vejam a lista com algumas das melhores vinícolas do Chile no Valle del Maipo:
Valle de Aconcagua (Norte)
O Valle de Aconcagua fica ao norte de Santiago, a mais ou menos 100km de Santiago e a 300km de Mendonza, na Argentina. Este vale ganhou o seu nome por estar próxima da montanha Aconcagua, a mais alta das Américas, que faz parte da Cordilhera dos Andes e está localizada nas proximidades da cidade de Mendonza. É importante não confundir o Valle de Aconcagua com o Valle de Colchágua, ao sul de Santiago, e que também é uma região de vinhos, sobre a qual falaremos em seguida.
(Melhores vinícolas do Chile – Foto divulgação: Errazuriz)
As cidades de San Felipe e Los Andes são as bases para explorar essa região, que tem como grande destaque a Viña Errazuriz, produtora do fantástico vinho Don Maximiano, além do La Cumbre, Kai, Seña, dentre outros. A própria vinícola oferece tours variados, e a dica especial aqui é fazer o Tour Don Maximiano pela manhã, sem sol forte, para ver o visual espetacular a do mirante. A vinícola San Esteban também produz um vinho de excelente qualidade, o In Situ e azeites especiais. Outro destaque é a Viña Von Siebenthal, que vem produzindo vinhos muito bons.
(Melhores vinícolas do Chile – roteiro dos vinhos chilenos)
(Melhores vinícolas do Chile – roteiro dos vinhos chilenos)
Vejam a lista com algumas das melhores vinícolas do Chile no Valle de Aconcagua:
Valle de Colchágua (Sul)
O Valle de Colchágua fica a mais ou menos 170 km ao sul de Santiago do Chile, num trajeto de 2 horas de carro pela Ruta I-5, a famosa Carretera del Vino. Vinícolas famosas como Clos Apalta, Viu Manent e Montes, que produz os vinhos Montes Alpha e Purple Angel, são os grandes destaques dessa região, sendo possível visitá-las, fazer degustação, e até mesmo se hospedar em algumas delas, como por exemplo, no belíssimo Lapostolle Residence, pertencente à Viña Lapostolle, que produz o premiado Clos Apalta. Uma curiosidade é que a mesma família por trás dos vinhos da Lapostolle é dona da famosa marca de licor francês Grand Marnier, e por sua origem, utilizam técnicas 100% francesas em terra 100% chilena para produzir os seus premiados vinhos.
Outra vinícola espetacular é a Viu Manent, vencedora do prêmio Wine Tourismo Awards 2015, concedida por uma importante revista britânica como melhor centro enoturístico do mundo. Afinal, até passeio de balão pela região eles oferecem 🙂 Além de visita à vinícola e degustacão, ainda tem um ótimo restaurante, o Rayuela Wine & Grill.
(Melhores vinícolas do Chile – roteiro dos vinhos chilenos)
(Melhores vinícolas do Chile – roteiro dos vinhos chilenos)
Se tiver tempo, não deixe de ir na Viña Lara Hartwig, que vende aos visitantes vinhos exclusivíssimos e numerados, só encontrados in locu, e faz uma deliciosa degustação de vinhos.
(Melhores vinícolas do Chile – roteiro dos vinhos chilenos)
A região do Colchágua tem tanta coisa boa, que vale a pena ficar hospedado por lá, seja em hotéis de luxo como o Lapostolle Residence ou o Viña Vik & Hotel, ou em pequenas hospedarias que propõem serviço excepcional e aula de culinária como o Lodge Gastronómico Mapuyampay ou o Hotel Viña Casa Silva, da vinícola Casa Silva.
Vejam a lista com algumas das melhores vinícolas do Chile no Valle de Colchágua:
Viña Clos Apalta (pertencente ao grupo Lapostolle)
Valle de Casablanca (Leste)
Essa região fica bem próxima das famosas cidades costeiras de Viña del Mar e Valparaíso, abrigando belíssimas vinícolas como a Bodegas Re, que produz vinhos de forma totalmente original e artesanal, alguns deles em barris antigos de argila (foto abaixo) e ainda propõe diferentes tipos de tours pelas vinhas, inclusive com direito a piquenique; a Matetic, que também tem a charmosa hospedaria La Casona e o restaurante Equilibrio, aberto para o almoço de terça a domingo; e bela vinícola Casas del Bosque, especializada em Sauvignon Blanc, que pode ser degustado no terraço do seu famoso restaurante Tanino.
(Foto divulgação Bodegas RE Melhores vinícolas do Chile – roteiro dos vinhos chilenos)
(Foto divulgação Bodegas RE Melhores vinícolas do Chile – roteiro dos vinhos chilenos)
Vejam a lista com algumas das melhores vinícolas do Chile no Valle de Casablanca:
*As vinícolas marcadas com * não oferecem tours, embora possam receber clientes para uma degustação, sob solicitação prévia.
Para cumprir todo esse roteiro pelas melhores vinícolas do Chile, a famosa Rota dos Vinhos Chilenos, recomendamos reservar ao menos um dia para cada região, e claro, alguns dias em Santiago, se possível. Isso quer dizer que para fazer o autêntico e completo turismo de vinho no Chile, o ideal é passar no mínimo, uma semana por lá.
O único risco que você corre é voltar com mais vinho do que sangue nas veias!
(Melhores vinícolas do Chile – roteiro dos vinhos chilenos)
Olha o que dá…rsrsrs
Viagem maravilhosa e super recomendada pelo #voali para amantes do vinho.
Leia também:
Hotel em vinícola no Chile e melhor época para viajar
Mapa Vinícolas Chile: rota dos vinhos chilenos
Melhores lojas de vinho em Santiago do Chile
Pingback:Chi.. chi..lê…lê… chile.. eu fui e adorei! | Viajacy ou Viajar-se
Posted at 19:25h, 25 outubro[…] Chile tem as melhores VINÍCOLAS do mundo e como escolher onde visitar? fizemos várias pesquisas (leia mais) e decidimos por Concha Y Toro que é bem mais turística e uma bem especial a Undurraga. Mandamos […]
Claudia
Posted at 16:34h, 21 fevereiroOlá Daniel ! Procurando dicas para nossa viagem ao Chile em abril , encontrei o blog e seu post com ótimas sugestões ,, Adorei ! Estaremos de carro por 15 dias : 7 dias nos lagos Andinos e 7 dias nos Valles e Vinícolas para um tour enogastronômico ( talvez mais eno que gastro…rsrs…) e você já economizou meu tempo com este excelente guia ..! Fantástico ! Degustaremos um Almaviva ( adoro! ) em homenagem a você e Renatinha ! Abraço grande ! Claudia e Marco Oliveira
Luciana Maia
Posted at 02:48h, 08 abrilOlá Daniel! Obrigada pelas dicas! Vamos para o Chile com pouco tempo, vamos ao Valle del Maipo e queria escolher mais uma região. Qual você indicaria: Vale do Aconcágua ou Vale de Casablanca?
Priscila Reis
Posted at 20:33h, 12 abrilOi Luciana,
Daniel escolheria o Vale do Aconcágua, por ter adorado as vinícolas de lá.
Gabriela
Posted at 20:04h, 17 abrilOlá! Parabéns pelo blog! Tem me ajudado bastante a programar minha viagem à região das vinicolas!
Tenho algumas dúvidas… Quantas vinícolas vocês aconselham a visitar por dia? Vi que as degustações duram aproximadamente uma hora e em algumas podemos almoçar no mesmo lugar. As vinícolas são próximas o suficiente para fazer isso?
Estarei de carro alugado (pretendo ficar duas noites em Santa Cruz), mas acredito que para ir e voltar dos passeios, o ideal é contratar algum serviço. Você sabe me dizer se é fácil organizar esse transporte na própria cidade de Santa Cruz? Ou devo olhar com antecedência?
Priscila Reis
Posted at 15:11h, 23 abrilGabriela,
Tudo bem? Mais de 2 vinícolas por dia pode ser cansativo. Se o grupo gostar muito, da para fazer até 3. As vinícolas de uma mesma região são próximas sim, e o transporte de carro ou van é tranquilo. Em relação aos passeios, sempre recomendamos organizar tudo antes 🙂
Pingback:Vinícola Concha y Toro - Degustação de vinho em Santiago | Viaje na Web
Posted at 01:11h, 02 julho[…] MELHORES VINÍCOLAS DO CHILE: ROTEIRO DOS VINHOS CHILENOS […]
CHRISTIANO DA CRUZ
Posted at 10:03h, 06 fevereiroMuito bom! Parabéns pelo trabalho e obrigado pelas dicas!
Jeovan Penteado
Posted at 20:45h, 01 abrilOlá Priscila, pretendo visitar as vinícolas do Vale do Colchagua em setembro e pretendo me hospedar na cidade de Santa Cruz. Não estarei de carro. Gostaria de saber se é fácil obter transporte de Santa Cruz para as vinícolas e que tipo de transporte seria esse (táxi, remis, etc). Obrigado.
Eduardo Mattos
Posted at 02:21h, 13 abrilBoa noite Priscila,
Estarei indo a Concha Y Toro de transporte público, metrô e Táxi. Sabe me dizer como faço para sair desta vinícola para a Almaviva?
Grato
Eduardo
Priscila Reis
Posted at 19:44h, 02 maioEduardo,
Acredito que vc poderia voltar de táxi e uber 🙂