Roteiro de carro pela Toscana: dicas da região Compartilhe:

Roteiro de carro pela Toscana: dicas da região

Compartilhe:
Índice:

    Preparei para vocês um roteiro de carro pela Toscana e espero que seja útil para sua próxima viagem à esse paraíso.

    A principal cidade da Toscana é Florença, sua capital. Mas é nos arredores que a Toscana desabrocha de verdade, com cidades medievais charmosas ligadas por campos verdejantes cheios de ciprestes e oliveiras gigantes. 

    Para desvendar os verdadeiros encantos da Toscana, recomendo visitar cidades como Pisa,  San Gimignano, Lucca, Arezzo, Cortona, Il Borro, Montepulciano, Montalcino, Pienza, Siena e Greve in Chianti, além da própria Florença, é claro.

    Darei a dica do roteiro de carro na Toscana exatamente como fiz, partindo de Milão. Fica como uma sugestão, sabendo que outras variações são possíveis.

     

    Dia 1: Pisa, Lucca e Sinalunga

    De Milão para Pisa são 282 km pela auto estrada. Pisa não tem quase nada para fazer, a não ser conhecer a Piazza dei Miracoli, com a famosa Torre de Pisa, o Duomo, a Torre do Sino e o Cemitério. Todas essas grandiosas construções ficam sobre um lindo gramado verde.

    Toscana Pisa(Roteiro de carro pela Toscana – Piazza dei Miracoli)

    Toscana Pisa torre(Roteiro de carro pela Toscana – Piazza dei Miracoli)

    A não ser que você seja um estudioso de história e queira esmiuçar cada cantinho de Pisa, pode seguir para a charmosa cidade de Lucca, a apenas 17 km de distância. Em Lucca, vale andar pelas ruelas estreitas, comprar comidinhas e esticar até a Piazza Anfiteatro para sentar num dos pequenos restaurantes e sentir como o tempo pode passar tão devagar.

    Toscana Lucca (0)Roteiro de carro pela Toscana – Lucca

    Toscana Lucca (3)Roteiro de carro pela Toscana – Lucca

    Toscana Lucca (4)Roteiro de carro pela Toscana – Lucca

    Como escolhemos nos hospedar num Hotel de charme na Toscana: Locanda dell’Amorosa, saímos de Lucca diretamente para a pequena Sinalunga, a 170 km de distância, onde ficava o nosso hotel. O descanso era mais do que merecido, já que havíamos passado um bom tempo dirigindo. 


    Dia 2: San Gimignano e Siena 

    No segundo dia, optamos por conhecer San Gimignano, que se revelaria uma das mais lindas cidades de toda a Toscana, principalmente por suas 14 torres medievais. Amei as ruelas enladeiradas, os cantinhos escondidos, as bandeiras penduradas nas ruas…tudo dando um toque de época àquele lugar. 

    Ainda em San Gimignano, almoçamos um delicioso javali assado no restaurante Dulcisinfundo na Via Innocenti, que não poderia ter sido melhor. E para finalizar, tomamos um sorvete delicioso na Gelateria di Piazza.

    Toscana San Gimignano (2)(Roteiro de carro pela Toscana – San Gimignano)

    Toscana San Gimignano (3)(Roteiro de carro pela Toscana – San Gimignano)

    No caminho de volta, paramos na cidade de Siena para conhecer a famosa Piazza del Campo, onde ocorre o Palio de Siena duas vezes ao ano, nos meses de julho e agosto. Para quem nunca ouviu falar sobre o Palio, trata-se de uma corrida de cavalo muito antiga, formada por membros dos 17 bairros da cidade e costuma atrair multidões nos arredores da praça para vê-la.

    Toscana Siena (0)(Roteiro de carro pela Toscana – Siena)

    Toscana Siena (1)(Roteiro de carro pela Toscana – Siena)

    Além da famosa praça, que também dá lugar à sede da Prefeitura local e a uma torre de 100 metros de altura, Siena também é famosa pelo seu belo Duomo, com obras de Donatello e Michelangelo.

    Toscana Duomo Siena(Duomo/ Crédito da imagem: Sailko – Creative Commons) 


    Dia 3: Montalcino, Pienza e Montepulciano 

    Do nosso hotel em Sinalunga até a cidade de Montepulciano, foram apenas 17 km. A cidade fica no alto de um morro, com uma belíssima vista da Toscana. Vale a parada para uma tacinha de vinho local e para comprar cartões postais.

    Toscana Montepulciano (2)(Roteiro de carro pela Toscana – Montepulciano)

    Toscana Montepulciano (0)(Roteiro de carro pela Toscana – Montepulciano)

    Toscana Montepulciano (3)(Roteiro de carro pela Toscana – Montepulciano)

    De Montepulciano, siga até Pienza, a apenas 15 km de distância, e aprecie as belas construções presentes na cidade. É daqueles lugares perfeitos para se alugar uma casa e curtir com a família. De Pienza, siga por mais 22 km até chegar a Montalcino, cidade conhecida pelos famosos vinhedos que produzem o vinho Brunello de Montalcino. Foi lá que desfrutamos de uma das grandes experiências gastronômicas da viagem, dentro da propriedade Poggio Antico. Contamos tudo no post – Onde comer na Toscana: os melhores restaurantes da região

    Toscana Poggio Antico (0)(Roteiro de carro pela Toscana – Montalcino)


    Dia 4:  Cortona e Arezzo

    No quarto dia de viagem pela Toscana, escolhemos visitar a cidade de Cortona, aquela que encantou a escritora americana Frances Mayes, autora do best seller Sob o Sol da Toscana. Entre cafés, sorveterias, floriculturas e lojinhas cheias de charme, a cidade de Cortona é mesmo um encanto. 

    Toscana Cortona (1)(Roteiro de carro pela Toscana – Cortona)

    Toscana Cortona capa(Roteiro de carro pela Toscana – Cortona)

    Após curtir momentos de dolce far niente em Cortona, fomos conhecer Arezzo, uma cidade charmosa porém grande para os padrões toscanos. Sugiro visitar a Igreja de São Francisco e tirar belas fotos nos arredores da cidade.

    Toscana Arezzo(Roteiro de carro pela Toscana – Arezzo)

    Toscana Arezzo capa(Roteiro de carro pela Toscana – Arezzo)

    Entre Cortona e Arezzo, é possível fazer um desvio para conhecer a vila de Il Borro, cuidada pela família de Salvatore Ferragamo. Ali funciona o Il Borro Relais & Chateaux, para quem busca exclusividade na Toscana.


    Dia 5: Florença

    Depois de curtir a bucólica paisagem da Toscana por 4 dias, saímos do hotel Locanda dell’Amorosa, na pequena cidade de Sinalunga, em direção à Florença.

    A cidade de Grevi in Chianti na Toscana, no caminho entre Siena e Florença, reserva belas surpresas para quem curte o vinho de Chianti, tendo a vinícola da Antinori como destaque.  Para detalhes sobre a Antinori, visite o website: www.antinorichianticlassico.it

    Toscana Florenca (4)(Roteiro de carro pela Toscana – Florença)

    Leia também:

    Onde comer na Toscana: melhores restaurantes

    Hotel de charme na Toscana: Locanda dell’Amorosa

    Hotel de luxo na Toscana: Castello Banfi il Borgo

    Compartilhe:
    Tags:
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    70 Comentários
    • Teté Lacerda
      Posted at 10:30h, 30 junho Responder

      que lindo! quero muito fazer essa viagem.

    • Luisa
      Posted at 02:29h, 07 agosto Responder

      Olá Priscila,
      Estou amando seu blog.
      Vc escreveu “Como a cidade é um destino à parte, preparei um post especial – Roteiro de 3 dias em Florença: dicas da capital Toscana”, mas não consigo achar o tal post… Ele ainda existe? Obrigada,
      Luisa, também de SSA

      • Priscila Reis
        Posted at 10:49h, 08 agosto Responder

        Oi Luisa,
        Que bom que está gostando do blog. Vou ver o que aconteceu e te marco no post ok.
        Abraços,
        Priscila

    • Renata Araujo
      Posted at 00:18h, 01 setembro Responder

      Adorei! Tô indo agora pra Toscana agora e apesar de já conhecer, seu roteiro vai ajudar muito!

      bjos

      Renata

      • Priscila Reis
        Posted at 00:31h, 01 setembro Responder

        Renata,
        Que bom que gostou. Aproveite!
        beijos
        Priscila

    • Carla
      Posted at 00:07h, 11 setembro Responder

      Oi Priscila!! Como faço para ver o Roteiro de 3 dias em Florença?? Estou indo em outubro para lá e preciso de dicas de hotéis, restaurantes,…..

      • Priscila Reis
        Posted at 14:04h, 20 setembro Responder

        Carla,
        Ainda não tive como postar, mas tentarei te ajudar por aqui.
        O hotel mais chic de Florença é o Baglioni. Um outro com ótimo custo X benefício é o Strozzi Palace, super bem localizado, quartos grandes, apesar de ter uma decoração bem antiga. Como restaurantes Em Florença, recomendo o Trattoria Da Sergio, atrás do mercado de pulgas junto do Duomo. Baratíssima e deliciosa. Tem também a Enoteca Pinchiorri que não fui mas é cotado como excelente (e caro). Outros que fazem parte da minha lista são: La Giostra; I due fratellini; Borgo Vino; ZaZa; Borgo San Jacopo; Del Fagioli; Garga.
        Como passeios, recomendo conhecer as lindas Basílicas da cidade, o Duomo, a Galeria degli Uffizi (tente comprar o ingresso pela net antes) e Galleria dell’Accademia. Também tem os famosos Palazzos, como o Palazzo Medici-Riccardi e o Palazzo Pitti. E não pode deixar de tirar a foto com a linda Ponte Vecchio ao fundo, passeando nos seus arredores e tomar um gelato artesanal.
        Espero ter ajudado.
        Abraços e boa viagem,
        Priscila

        • Carla
          Posted at 23:54h, 22 setembro Responder

          Obrigada Priscila!
          Uma amiga me disse que o restaurante Enoteca Pinchiorri é uma furada, não vale a pena ir, ok?? Fica a dica. Beijo!!

          • Priscila Reis
            Posted at 18:58h, 23 setembro Responder

            Carla, Também já ouvi falar mal, mas também ouvi falar bem! Se tiver pouco tempo, melhor não arriscar mesmo! rsrsrs
            Bjs e boa viagem
            Priscila

    • André
      Posted at 13:16h, 31 outubro Responder

      Olá, antes de tudo parabéns pelo Blog. Gostaria de umas informações, por favor. Minha esposa sonha em conhecer a Toscana e iremos ficar 8 dias na Itália. Pretendo descer no Aero de Florença e ficar hospedado por lá para tentar conhecer o máximo que puder em 4 dias a região da Toscana, pois os outros 4 dias pretendo conhecer Roma. Por onde eu poderia começar somente com 4 dias pela Toscana de carro? Dá pra fazer bate-voltas pra Florença? Ou devo ficar os 8 dias na Toscana, mesmo?
      Obrigado

      • Priscila Reis
        Posted at 14:30h, 04 novembro Responder

        Oi André,
        Tudo bem?
        4 dias na Toscana dá pra fazer bastante coisa, passear pelas cidadezinhas e curtir o clima de lá. Florença fica no norte da Toscana, um pouco afastada das cidades principais. Sugiro ficar próximo a Siena, que é mais central, e perfeita para fazer bate-voltas!
        É uma viagem maravilhosa 🙂
        Abraços
        Priscila

        • André
          Posted at 16:12h, 04 novembro Responder

          Obrigado pelas dicas, grande abraço

    • Paulo
      Posted at 00:40h, 17 dezembro Responder

      Ola, Priscila.
      Estou planejando conhecer a Toscana.
      Gostei muito de suas dicas.
      Mas, tenho pesquisado sobre o retorno de avião para Lisboa (ou outra opção) e não consigo fechar este assunto.
      Vc. pode me ajudar?
      Abç

      • Priscila Reis
        Posted at 16:27h, 06 janeiro Responder

        Olá Paulo,
        Tudo bem? Não entendi exatamente o que está buscando? Você quer saber como chegar em Lisboa da Toscana? Acredito que tenham vôos partindo de Florença, Roma e Milão para Lisboa sim 🙂
        abraços
        Priscila

    • Renata
      Posted at 01:59h, 02 janeiro Responder

      Olá Priscila, parabéns pelo seu blog, muito bom!
      Eu e meu marido vamos pela 1ª vez em abril/14 para Italia, chegando e saindo por Roma. Teremos 14 dias, pensamos em dividi-los assim: pegar o carro no aeroporto em Roma e ir direto para região da Toscana, onde ficaremos por 5 dias , com base em Siena, depois devolver o carro em Florença, onde passaremos 4 dias, e por fim ir de trem/ônibus para Roma para passar 5 dias. O que vc acha? Tem alguma sugestão?
      Obrigada pela ajuda!

      • Priscila Reis
        Posted at 16:01h, 06 janeiro Responder

        Cara Renata,
        Achei a divisão de dias e cidades realmente perfeita. Vocês terão bastante tempo para aproveitar as grandes cidades de Florença e Roma, e o suficiente para conhecer e apreciar as cidadezinhas toscanas. Não mudaria nada!
        Aproveite a viagem 🙂
        Priscila

    • FRANCA ABREU
      Posted at 22:33h, 05 janeiro Responder

      MORO EM FORTALEZA IREMOS PARA MILAO E DAI GOSTARIAMOS DE IR ATE ROMA, COMO FAZER

    • Monica
      Posted at 12:47h, 16 janeiro Responder

      Olá Priscila! A viagem que planejei para junho tem o seguinte roteiro, a princípio: serão 12 dias líquidos. 3 em Milão, 3 em Florença e 6 pelas outras cidades da Toscana, com hospedagem em uma cidade estratégica. Temos enorme interesse em uma rota que inclua os vinhos famosos da região, com visitas a vinícolas, se isso for possível. Gostaria da sua opinião sobre o roteiro e, claro, suas valiosas sugestões! Muito obrigada e um grande abraço,

    • Nelson
      Posted at 18:21h, 26 janeiro Responder

      Olá , adoramos suas dicas, estamos indo a toscana em março , pode nos pesar nomes dos hotéis que você ficou em Florença e em romã ? Obrigado.

    • Debora zampieri
      Posted at 00:45h, 27 janeiro Responder

      Ola Priscila,

      Estou indo para Toscana em Março e tinha reservadi 5 dias para ficar em Florença e fazer viagens de bate e volta, mas vi que você indica ficar em Siena. É melhor ficar em Sieba mesmo, inclusive para conhecer Florença(bate e volta)?ain
      Da posso trocar o hotel…
      Que roteiros você me recomenda nestes 5 dias?

      Obrigada!

      • Priscila Reis
        Posted at 10:49h, 27 janeiro Responder

        Debora,
        Siena fica mais próxima de cidades como Montalcino, Montepulciano, Cortona, Arezzo, e tem um ar mais campestre, mais Toscano. Já Florença, com ares de cidade grande, apesar de Toscana, fica ao norte, e mais próxima das pequenas Lucca e Pisa.
        Sugiro ficar 2 dias em Florença para conhecer a cidade e depois seguir para Siena ou alguma cidade próxima, e explorar a região, curtindo as vinícolas e as cidades medievais.
        Abraços
        Priscila

    • Mariana F.
      Posted at 13:51h, 29 janeiro Responder

      Priscila, Olá!

      Vamos fazer uma viagem em família para Italia em Maio.
      Existem vários lugares que gostariamos de conhecer na Toscana, porém reservamos para a região 7 dias.
      Vamos conhecer Lucca, Siena, Chianti ( o que você sugere nessa região para conhecermos?); San Gimignano e Florença.
      Estamos em dúvida se fazemos Arezzo e Cortona ou Montalcino e Montepulciano. Pode nos ajudar?

      Obrigada

      Abs

    • Ana Paula Anequini
      Posted at 17:28h, 29 janeiro Responder

      Oi Priscila!

      Tudo bem??
      Não consegui achar no site o post do Greve in Chianti.
      Estou indo para Itália agora em fevereiro e farei esta região também.
      Estou na dúvida entre visitar o Castello Banfi ou a vinícola Antinori.
      Vc sugere alguma??
      Obrigada!
      Bj grande
      Ana Paula ( dentista!)

      • Priscila Reis
        Posted at 23:59h, 30 janeiro Responder

        Ana Paula,
        Esse texto foi feito por uma amiga e sumiu! Vou retirar a menção à ele. Perguntei a ela sobre a Antinori e ela disse que está um espetáculo, imensa, com loja e degustações, além do passeio na vinícola. Acho que essa experiência, em termos de vinho, deve ser mais especial do que o Banfi.
        beijos
        Priscila

    • Cíntia
      Posted at 12:19h, 11 fevereiro Responder

      Prisicila, parabéns pelo blog.
      Estou organizando minha viagem de 15 dias para Itália e pretendo dividir entre Veneza, Toscana e Roma. Meu marido quer fazer essa viagem de carro, mas tenho lido que não é bom ir de carro à Florença. Confere? Se ficarmos fora do centro da cidade, como poderemos ir ao centro passear? Estaremos com nossa filha de 4 anos.
      Abraço

      • Priscila Reis
        Posted at 18:21h, 12 fevereiro Responder

        Cíntia,
        Tudo bem?
        Florença é uma cidade grande e como tem um centro histórico movimentado e cheio de ruas, as vezes é confuso. Mas é só lá no centrinho mesmo. Sendo assim, se o hotel for por lá, basta pedir ajuda a alguém ou ligar para o próprio hotel, pedindo orientação. Como fui pra lá de carro, não utilizei transportes públicos. No caso de ficar fora do centro, eu pegaria um taxi para me levar diretamente ao local desejado. De resto, a Toscana é linda e vocês vão adorar!
        abraços
        Priscila

    • Fatima
      Posted at 11:37h, 05 março Responder

      ola.. amei !!! me ajudou muito, pois estava pensando em ir ate Toscana, mas como vou com meu pai que tem 95 anos, resolvi que nao sera desta vez, pois teremos que caminhar muito e a idade limita grandes caminhadas… beijos

      • Priscila Reis
        Posted at 20:34h, 14 março Responder

        Fatima,
        Fico feliz :))))
        abraços
        Priscila

    • Sylvia regina de oliveira
      Posted at 01:15h, 20 março Responder

      Parabéns pelo blog!
      Como vc fez com a CNH para dirigir lá?
      Tirou PID? tradução juramentada? A mesma CNH daqui?
      Obrigada
      Sylvia,
      Brasília .

      • Priscila Reis
        Posted at 15:05h, 21 março Responder

        Sylvia,
        Tudo bem? A Itália é um dos países signatários da Convenção de Viena, que permite ao condutor habilitado no Brasil dirigir em seu país. Para que seja válida, é necessário a Permissão Internacional para Dirigir (PID). No entanto, as locadoras de veículo por vezes não a exigem, mas pode ser que tenha problemas com a polícia local. Para evitar esse tipo de problema, utilizamos a PID! Veja no site do DETRAN do seu estado qual o procedimento para tirá-la. Geralmente é rápido e valerá enquanto a sua CNH estiver válida.
        abraços
        Priscila

    • Maria Veloso
      Posted at 14:43h, 07 abril Responder

      Olá Priscila
      Adorei ler o teu blog…Parabéns pelo maravilhoso roteiro e obrigada pela partilha.
      No inicio de Maio vou para Pisa em trabalho, e tenho o domingo por minha conta… tanto por onde ir mas quanto mais leio mais difícil se torna escolher…. Durante a semana vou a Lucca e a Florença. Qual a cidade a uma distancia de 1.30 de Pisa devo escolher para passar o domingo? onde almoçar?
      Obrigada!

      • Priscila Reis
        Posted at 14:57h, 07 abril Responder

        Maria,
        Tudo bem? A Toscana é uma delícia e você irá aproveitar bastante esse tempinho por lá. Além de Lucca e Florença, recomendo conhecer Siena, a cerca de 1hr 50min de Pisa, cidade relativamente grande, mas com um centro histórico lindo, cheio de cafés e pequenos restaurantes. Sugiro sentar em algum deles ao redor do Pálio de Siena e curtir o momento. Depois, não deixe de visitar o Duomo da cidade 🙂
        abraços
        Priscila

    • Fabíola
      Posted at 02:35h, 09 abril Responder

      Boa noite,
      vc conhece a economycarrentals.com ?
      Vou para Itália e ao fazer pesquisa de preços os valores neste site são bem melhores/menores que nos outros como autoeurope.com e mobility.
      Alguém já utilizou o serviço deles para locação de carro?
      Obrigada
      Fabíola

      • Priscila Reis
        Posted at 17:43h, 14 abril Responder

        Fabíola,
        Vamos ver se alguém que já utilizou os serviços deles responde. Infelizmente, não conheço. Normalmente na Europa utilizo a Europcar.
        Abraços
        Priscila

    • Marleti
      Posted at 14:19h, 29 abril Responder

      Bom dia Priscila!
      Estou viajando para Firenze chego no dia 1 de junho e fico até o dia 4 do mesmo..
      é interessante alugar um carro com motorista e conhecer algumas cidadezinhas da toscana,tipo sair de manhã bem cedo e voltar a noite??
      O q vc sugere?
      Se puder me orientar agradeço
      Obrigado
      Marleti.

      • Priscila Reis
        Posted at 01:58h, 30 abril Responder

        Marleti,
        Firenze fica na Toscana, e dá sim para sair de lá e visitar outras cidades próximas.Não seria, contudo, a cidade ideal para ficar entrando e saindo todos os dias pois é uma cidade grande, e leva um certo tempo para sair do “centro”turístico. Siena seria mais central para explorar a região. Mas dá sim! As cidades que sugeri no roteiro de carro foram as que eu visitei.
        abraços
        Priscila

    • Luiz A F Barbosa
      Posted at 23:11h, 02 junho Responder

      Boa noite Priscila;irei com minha família em dezembro(esposa e duas filhas 4 e 14).Estou pensando em fazer base em Florença,e após ficar 3. Dias para conhecer ;alugar um carro para visitar algumas cidades voltando para dormir em Florença.o que você sugere?Obrigado

      • Priscila Reis
        Posted at 14:34h, 04 junho Responder

        Luiz, a melhor base para desvendar a Toscana, na minha opinião, é Siena, por ser uma cidade menor. Mas Florença é sempre uma opção tmb.

    • Janete gomes
      Posted at 00:54h, 21 junho Responder

      Priscila, gostei muito do seu blog.
      Preciso de ajuda pq num estou conseguindo traçar um roteiro pra toscana, vi o seu roteiro e gostei demais,…
      Me oriente com o meu, please.
      Estarei hospedada a 80 km de Gênova .
      E irei pra Florença de carro. Contudo, antes de chegar a Florença – neste trajeto Gênova até Florença – qual cidade da toscana q posso conhecer antes de chegar propriamente em Florença ? pra evitar voltar pelo caminho q passei… Entendeu? Por exemplo pisa está neste caminho? Ou depois de Florença?
      Precisava deste trajeto antes de chegar em Florença …. Vc me ajuda?

      • Priscila Reis
        Posted at 12:29h, 10 julho Responder

        Janete,
        O melhor é utilizar o google maps nesse link: http://goo.gl/sUGJQg e visualizar onde ficam as cidades que você deseja conhecer. Daí, fica fácil de planejar 🙂

    • Luiz Franco
      Posted at 20:16h, 08 agosto Responder

      Oi e parabéns pelo blog , para dirigir na região usou GPS ou Mapa ? É fácil e sem problemas ?
      Obrigado .

      • Priscila Reis
        Posted at 22:03h, 10 agosto Responder

        Luiz,
        Tudo bem? Utilizei GPS e é sempre o mais recomendado, facilitando muito a vida do motorista. Se você gosta de viajar à moda antiga, o mapa também serve, mas não é tão cômodo.
        É super fácil, sem problemas. Fique apenas atento aos sinais da cidade, que muitas vezes proíbem a circulação de carros em determinada rua, e o GPS não sabe. Resultado para quem vai na onda do GPS sem prestar atenção = multa!
        Já aconteceu comigo e agora só ando de olho nas placas 🙂
        abraços
        Priscila

    • daniella
      Posted at 00:06h, 15 agosto Responder

      Ola priscila
      Como vcs faziam c o carro , onde estavionavsm nestas cidades ??
      Chegaremos em Milao e pretendo ficar ceca de 2 a 3 dias la, depois veneza de trem e de la p Toscana , tendo como base Siena .
      Dai pretendo pegar o carto para varios bate e volta , mas estou insegura de onde estacionar nestas cidades !

      • Priscila Reis
        Posted at 13:26h, 25 agosto Responder

        Daniella,
        Sempre há estacionamentos pertinho das cidades medievais, as vezes até na porta, sempre na parte externa. Se tem uma coisa que vc não precisa se preocupar é isso. Fique apenas atenta às placas pois as vezes o GPS manda você seguir em frente, entrando na cidade medieval, e só é permitida a entrada de veículos autorizados 🙂

    • Edison e Ana
      Posted at 00:14h, 19 agosto Responder

      Ola Priscila, tudo perfeito em seu roteiro maravilhoso, ja fiz uma parte e agora auxiliado pela sua orientaçao, o farei novamente, descendo pela Toscana e subindo pelo Adriatico. Parabens pelo blog, desejo sucesso a ti. Edison e Ana

      • Priscila Reis
        Posted at 13:22h, 25 agosto Responder

        Que maravilha!! Aproveitem 🙂

    • Neia Miranda
      Posted at 00:32h, 05 setembro Responder

      Ola!!! Adorei as dica de Toscana.
      Estou indo a Italia pela primeira vez, o sonho do meu marido é a Toscana , ele é apreciador de vinhos, sera que voce pode me dar umas dicas, por onde devo começar… Quero ir a Roma e Veneza, isso em 14 dias.
      Obrigado
      Neia

      • Priscila Reis
        Posted at 14:55h, 08 setembro Responder

        Neia,
        No post está o roteiro que fiz na Toscana. Para detalhar uma viagem de 14 dias, o ideal seria fazer um roteiro personalizado. Se tiver interesse, entre em contato por email: priscilareis@voali.com.br
        Caso contrário, foque nas cidades de Montalcino e Chianti que têm bons vinhos 🙂

    • Cris
      Posted at 14:21h, 07 setembro Responder

      Olá! Tudo bem? Parabéns pelo blog! É muito bom!!! Eu vou fazer a região da toscana no inverno, em dezembro, partindo de Roma. O que vc acha devido a estação, vale a pena ou mudo meu roteiro? E se achar que vale a pena são, 5 dias na região da toscana é o sufuciente? O que vc faria? Muito obrigada! Cris

      • Priscila Reis
        Posted at 14:50h, 08 setembro Responder

        Oi Cris,
        5 dias é mais que suficiente para conhecer a Toscana. O inverno, contudo, pode não ser a melhor época, pois além do frio, a paisagem não estará tão bonita, verdinha, cheia de árvore e flores. Prefira ir entre abril e setembro.

    • Helena Maria De O Siqueira
      Posted at 00:02h, 27 outubro Responder

      PRISCILA ADOREI !!! PARABÉNS !!! JÁ ESTIVE NA ITÁLIA DUAS VEZES, MAS NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECERI A REGIÃO DA TOSCANA. ESTOU EMPOLGADA COM SEU ROTEIRO. VOCÊ SABE INFORMAR SE TEM ALGUMA COMPANHIA DE TURISMO QUE FAZ ESSE ITINERÁRIO ?
      OBRIGADA.
      ABS
      HELENA

      • Priscila Reis
        Posted at 01:27h, 27 outubro Responder

        Oi Helena,
        Tudo bem? Conheço a empresa Tasting Tours que faz roteiros na Itália: http://www.tastingtours.it/
        Fala com a dona, Silvia Aprato, e veja as opções disponíveis na Toscana.
        abraços
        Priscila

    • Bruno
      Posted at 16:27h, 15 janeiro Responder

      Oi Priscila, adorei conhecer o seu blog. Em maio eu e minha esposa vamos ficar algo em torno de 15 dias viajando pela toscana. Adorei as dicas que vc deu e fiquei com duas dúvidas: Em todas as cidades vc conseguia estacionar o carro na rua sem problemas? Esse roteiro que vc fez durou exatamente os 5 dias (excluindo florença)?

      • Priscila Reis
        Posted at 14:00h, 16 janeiro Responder

        Oi Bruno,
        Estacionava fora das cidades medievais sem problema, e entrava a pé, muito próximas. Nelas apenas carros autorizados podem entrar. É tranquilo. Em 5 dias dá para conhecer bastante coisa e as principais cidades. Tudo depende do seu ritmo de viagem, mas é um bom tempo na região 🙂

    • Claudio
      Posted at 17:47h, 30 janeiro Responder

      Boa Tarde Priscila. Muito legal seu blog. Vamos passar 15 dias na Italia em Maio. Chego por Veneza ( 2 dias ), depois Florença ( + 2 ou 3 dias ) e depois gostaríamos de fazer a Toscana de Carro. Acima você sugere como uma base interessante, uma cidade próxima a Siena. Alguma em especial ?
      Considerando as estradas vicinais, que roteiros de uns 3/4 dias você poderia indicar?
      Depois fechamos em Roma ( + 4 dias ).
      Abraço.
      Obrigado.

    • Elaine Machado Mariano
      Posted at 18:30h, 18 maio Responder

      Florença bem como as cidades da região são uma volta ao passado eu gostaria de voltar

    • Ricardo Moura
      Posted at 17:19h, 02 julho Responder

      Olá Priscila!

      Estarei fazendo Toscana com a minha esposa uns 5 dias, partirei de Milão ficarei 1 noite em La spezia e depois seguiremos para Toscana, gostaria de saber se você pode me indicar uma sede para eu ficar, ja que estaremos de carro e eu gostaria de uma cidade localizada mais ou menos no meio da região para podermos aproveitar sem perder muito tempo…rs
      Grato

      Ricardo.

      • Priscila Reis
        Posted at 17:52h, 09 julho Responder

        Ricardo,
        Tudo bem? Siena e arredores é uma boa região!

    • Ana
      Posted at 19:13h, 02 abril Responder

      Ameeeei o blog!! Vou passar minha lua de mel em outubro na Itália e To querendo pegar um carro em Florença e fazer san germignano, siena, cortona, arezzo e volto pra forneça. Mas tenho uma dúvida que não vejo em canto nenhum: onde deixar o carro nessas cidades já que não pode trafegar dentro? Tem estacionamento ou deixa bem afastado?

      • Priscila Reis
        Posted at 14:15h, 03 abril Responder

        Ana,
        As cidades têm sempre 2 áreas, uma medieval, murada, onde não pode entrar o carro, e a outra parte, fora dos muros. Normalmente, tem estacionamento ao redor dos muros, bem pertinho da entrada. Em Siena, tem acesso para carro, mas as placas indicam que apenas moradores podem trafegar na cidade murada. Tenha cuidado pois já recebi uma multa enorme por não ter prestado atenção nas placas. Isso por que o GPS manda vc seguir, seguir, mas tem que estacionar antes, prestando atenção às placas 🙂
        Espero ter ajudado.
        abraços
        Priscila

    • Cleusa Rizzotto
      Posted at 15:39h, 07 junho Responder

      Já conheci algumas dessas cidades mas quero voltar e fazer uma viagem mais demorada na região para desfrutar melhor de todas essas belezas. Adorei as dicas.

    • Wilson Alves
      Posted at 14:33h, 21 julho Responder

      Estou indo em dezembro, quem já fez esta viagem, gentileza me passar algumas “dicas”…

    • radjalma costa
      Posted at 19:28h, 31 janeiro Responder

      Por onde estacionou em cada um das cidades apresentadas?

      • Priscila Reis
        Posted at 21:03h, 01 fevereiro Responder

        Essas cidades são medievais, e na maior parte delas, vc não pode entrar no centro. Logo antes da entrada ao centro medieval, sempre tem estacionamento. Muito simples e pratico. Normalmente, não há problema. Em Siena, que é maior, pode ter que andar mais, pois a área medieval e turística é grande, e as vezes o GPS não considera que as áreas do centro são apenas para pedestre. É uma cidade fácil de se “ganhar” multa de transito 🙂
        Priscila

    • Audrei
      Posted at 03:13h, 16 abril Responder

      Olá!
      Tu tens alguma indicação de algum hotel bem romântico em Siena? Estamos pensando em base 3 dias em Florença e outros 5 dias com base em Siena. Que tu achas?

    • JANE DAVILA HEIDENREICH
      Posted at 17:35h, 30 setembro Responder

      Gostaria de saber qual a melhor época com relação a clima para visitar a região da Toscana. Se no mês de janeiro é muito frio, costuma nevar.

      • Priscila Reis
        Posted at 21:03h, 22 outubro Responder

        Jane, não costuma nevar nessa região, mas janeiro faz frio sim. A melhor época em termos de clima acredito que seja de março a junho,setembro e outubro.

      • Carlos Vasconcelos
        Posted at 09:38h, 08 dezembro Responder

        Olá, estive na região da Toscana em maio, inicio de primavera clima agradável e como é fora de temporada os preços também são agradáveis. Vale muito conhecer toda a região reserve uns 10 dias e depois faça um roteiro mais abrangente, o encerramento com um cruzeiro no Mediterrâneo com Embarque e desembarque em Barcelona é uma ótima opção. O custo já com aluguel de carro, apartamentos, hotéis, refeições, voos domésticos e o cruzeiro ficou em torno de R$ 1.000,00 por dia o casal.

    Deixe seu comentário