rbbv


30/08
2012
Postado as 17:58
por:

Nivea Oliveira

Dicas de Santorini – Grécia -

Esta semana o Voali traz para vocês um texto muito bacana sobre a Grécia, preparado por nossa querida amiga e leitora, Thais Senna. Além de apresentar a história de Santorini, uma das mais belas ilhas gregas, ela nos presenteia com dicas de Santorini, melhores passeios, restaurantes e hotel. Prepare seu caderninho para anotar as dicas já!

Localizada na junção da Europa, Ásia e África, a Grécia é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental, da historiografia, da ciência política, dos mais importantes princípios matemáticos, e do teatro ocidental.

DV%20Santorini%20Thais%20Vista%20do%20quarto Dicas de Santorini: hotel de luxo, passeios e restaurantes(Dicas de Santorini)


Entendendo a história de Santorini

Santorini é considerada a ilha mais bonita das Ilhas Cyclades. Originou-se do vulcão mais ativo do Arco Egeu, que há aproximadamente 3.500 anos destroçou o seu território. Antes da explosão, a ilha tinha formato circular. Seu centro afundou, transformando-a em uma meia lua com escarpas íngremes que são, na verdade, a borda da cratera. A erupção foi tão violenta que sacudiu toda a região em volta, destruindo, inclusive, cidades na ilha de Creta.

No ano de 1200 a ilha passou a integrar o Império Bizantino e foi invadida pelos venezianos durante a 3° cruzada, que lhe deram o nome de Santorini, em homenagem à Santa Irene. De 1579 a 1820 a ilha pertenceu ao império Otomano, com uma breve ocupação russa, entre 1770 e 1771, quando então passou a integrar a República Grega.

A chegada de Ferry ou hydrofoil pelo lado oeste, onde está a cratera, brinda o visitante com a visão dos penhascos encimados por construções perfeitamente brancas, típicas do vilarejo de Fira, e de Oia (pronuncia-se Ia).

Fira é a vila mais importante de Santorini. Está situada na borda de um penhasco de 260m, onde se tem uma vista maravilhosa do vulcão (Caldera). Casinhas brancas  e suas varandas estendem-se por suas ruas estreitas e igrejas com cúpulas azuis, onde se encontram lojas, joalherias, cafés, bares, restaurantes e casas noturnas. Theotokopoulou Square é considerada a principal praça de Fira e é onde todos os moradores se encontram.

A Praia Vermelha está localizada na parte sul da ilha. Sua coloração única faz dessa praia a mais famosa de Santorini. O acesso a ela se dá pelo alto, por meio das pedras, o que faz com que seja a praia mais tranquila. As praias em Santorini são de areia vulcânica ou pedras, sendo impossível caminhar descalço, mas, por 3 a 6 euros, é possível alugar cadeiras e guarda-sol.

Nea Kameni e Palea Kameni são duas pequenas ilhas dentro da Caldera, onde se pode passear de escuna, visitando a cratera do vulcão em Nea Kameni, e até mesmo nadar nas águas sulfurosas de Palea Kameni.

 

Onde ficar em Santorini

Fiquei no The Hotel da rede Katikies, em Oia (pronuncia “IA”), que é o melhor local para ficar. Esse hotel é um espetaculo, além de ser membro da rede Leading Hotels of the World e também integrou a Condé Nast Gold List de 2011.

DV%20Santorini%20Thais%20vista Dicas de Santorini: hotel de luxo, passeios e restaurantes (Dicas de Santorini)

Melhores passeios em Santorini

Há inúmeras opções de passeios em Santorini, então não há como ficar parado! Vejam alguns:
• Passeio de Burrinho – imperdível por oferecer uma perspectiva diferente da ilha e contribuir para a sensação de retorno no tempo, intercalando paisagens bucólicas, majestosas e ramáticas.

• Igrejas – como em outras ilhas do grupo das Cyclades, Santorini tem um grande número de igrejas, totalizando 250 templos. A arquitetura eclesiástica (início do cristianismo) está presente, misturada a outras influências e incrementadas pela criatividade dos artesãos locais.

• Panagia Episkopi – Fundada pelo Imperador Bizantino Alexius I Comnenus, o templo de mármore esculpido, combinado com a decoração de cera. As pinturas nas paredes a igreja datam de 1100 d.C.

• Visitar Fira – especialmente: (i) Catedral Metropolitana Ortodoxa, localizada no centro, com vista para o vulcão e o mar. A igreja original foi construída em 1827, e depois reconstruída após o terremoto de 1956. Os afrescos foram feitos por Christoforos Assimis, um artista local de excepcional talento; (ii) Catedral Católica, igreja barroca com sua elegante torre do sino, foi reconstruída após o terremoto de 1956. É dedicada a São João Baptista e é parte da área católica do centro de Fira; e (iii) Museu Arqueológico, onde se encontram os achados que representam a longa história da Ilha. O museu contém coleções de esculturas que abrangem desde o período arcaico até o período romano, além de vasos e peças em barro do período helênico.

• Monastério do Profeta Elias – acima do vilarejo de Purgos, na montanha de mesmo nome, está localizado o Monastério do Profeta Elias, fundado no início do século XVIII. Além do templo em madeira entalhada, o monastério abriga livros antigos, manuscritos e uma coleção de material etnográfico.

• Akrotiri – a próspera cidade de Akrotiri foi coberta pela erupção vulcânica no ano de 1500 a.C. Agora, no lugar do vilarejo antigo, há um sítio arqueológico onde foram encontradas relíquias da civilização minóica ou cretense.

• Mesa Vouno – a localização estratégica deste local atraiu a atenção dos primeiros colonizadores da ilha que fundaram sua cidade sobre a rocha de calcário de Mesa Vouno. Do século IX a.C. até a difusão do cristianismo, a cidade foi o único centro urbano existente na ilha. Além da vista espetacular, há ruínas para serem vistas e algumas relíquitas.

• Vinhedos – os gregos produzem vinho há mais de 3.000 anos, sendo possível encontrar plantações de uva em solo vulcânico por quase toda a ilha. Algumas safras locais são premiadas, e o forte deles é a produção de vinho branco. Para quem gostar de cerveja, vale à pena experimentar a chamada Mythos.

• Passear de barco pelas ilhas Nea Kameni e Palea Kameni

• Visitar as praias Kamari, mais recomendada para quem gosta de estrutura e bom serviço, e Perivolos e Perissa (restaurante Sea Side), muito agitadas, com barzinhos e lojinhas.

• Pôr do sol em Oia – considerado o mais bonito do mundo

DV%20Santorini%20Thais%20Por do sol Dicas de Santorini: hotel de luxo, passeios e restaurantes(Dicas de Santorini)

 

Dicas de restaurantes em Santorini

• 1800 – No alto de uma falésia no extremo norte de Santorini, em uma mansão do século 18, o restaurante 1800 proporciona uma vista deslumbrante da Caldera. Combina ingredientes locais com técnicas gastronômicas atuais e é especializado na saborosa cozinha mediterrânea. Sugestão: lagosta e sentar no terraço (Oia, Tel.: 30 22860 71485 -www.oia-1800.com).

• Ambrosia – No alto do penhasco, olhando para a Caldera e à luz de velas. Assim, é o jantar no restaurante Ambrosia. Pratos Mediterrâneos e Gregos são servidos ao som de música local ou internacional e aroma de jasmim. Tem que fazer reserva antes. Sugestão de entrada: um bolinho de massa folhada com recheio de queijo e geléia chamado “Kataif” (?) (Oia. Tel.: 30 22860 71413 – www.ambrosia-santorini.com).

• Koukoumavlos – Com extraordinária vista para o vilarejo de Fira, o restaurante gourmet Koukoumavlos serve variações da tradicional comida grega. (Fira. Tel.: 30 22860 23807 – www.koukoumavlos.eu).

• Franco’s Bar – Aclamado como “melhor bar do mundo” pela revista Newsweek, o Franco´s Bar propõe uma experiência única com vistas espetaculares e coquetéis deliciosos (Fira. Tel.: 30 22860 24428 – www.francos.gr).

• Seaside by Notos – Localizado na praia de Perivolos, o Seaside by Notos é um elegante e moderno restaurante de cozinha mediterrânea. (Agios Georgios. Perivolos Beach. Tel.: 30 22860 82801 – www.seaside-restaurant.gr).

• Katharros Longue – na praia Katharros em Oia (praia despretensiosa, pequenininha e rústica).

• Melevio Café – Patisserie em Oia
Para quem gosta de experimentar a culinária local, vale a pena provar Moussaka, prato típico que parece uma lasanha recheada com berinjela, carne moída e lascas de batatas, coberta por creme de queijo derretido e farinha.

E se acreditar que Romã dá sorte, há muitos por lá!

DV%20Santorini%20Thais%20Roma Dicas de Santorini: hotel de luxo, passeios e restaurantes(Dicas de Santorini)


Tags:

Um Comentário para “Dicas de Santorini: hotel de luxo, passeios e restaurantes”

Patrícia

O primeiro post sobre Santorini que se aproveita tudo, parabens!

Veja também:

Busque aqui
Mídias Sociais
Novidades por e-mail
Reserve seu hotel
Reserve seu carro
Instagram
  • Nesse fogão lindo é feita a torta de maça (apfelstrudel), de origem austríaca, mais maravilhosa do Brasil👅💦💦 O local? Castelinho Caracol em Canela, que também é a casa antiga de uma mesma família desde o início do século passado, e ainda guarda objetos e móveis de época. 10 reais a entrada + consumo. Delícia!😉 #voali #voaliemgramado #natalluz #castelinho
  • Há inúmeras fábricas de chocolate na estrada que liga #Gramado a #Canela, mas se tiver com crianças, recomendo que vá no Reino do Chocolate 👑da empresa Caracol, que além da míni fábrica tem um museu interativo sobre a história do chocolate🍫🍫🍫, desde o tempo dos Maias e Astecas no México até a colonização espanhola e a disseminação do chocolate pelo mundo. Muito interessante e bem rapidinho. A entrada custa 10 reais por pessoa (inclusive crianças a partir de 5 anos) #voali #voaliemgramado #gramado #natalluz #canela #viagemcomcrianças #viagemcomkids #viajandocompimpolhos #brasil #mtur #partiubrasil
  • Ontem depois do jantar infantil na pizzaria Cara de Mau, fomos apreciar a alta gastronomia do lindo restaurante Bouquet Garni, com vista para o Lago Joaquina Rita Bier em #Gramado⭐️O confit de pato ao molho de mel e canela com mousseline de 3 batatas estava simplesmente fantástico. É um clássico da cidade e continua divino😋😋😋 #voali #voaliemgramado #restaurantesemgramado #bouquetgarni #viagemeturismo #travel #travelblog #blogdeviagem #foodies #gourmet #instafood #brasil #partiubrasil #mtur #natalluz
  • Cara de Mau👺💣💰🍕💀👽🔥Essa pizzaria temática de Gramado me surpreendeu de um jeito😱Nunca vi nada igual no Brasil. Sério. Além da grande variedade de pizzas deliciosas, massa fininha, servidas em sistema de rodízio ou a la carte, toda a decoração remete ao mundo dos piratas, com garçons vestidos a caráter, cordas, bandeiras, caveiras...sem falar na brinquedoteca com videogame, pula-pula e um navio pirata que fazia as vezes de piscina de bolas.😆😆😆As crianças amaaaaam👏👏👏Vale a pena! #voali #voaliemgramado #gramado #natalluz #restaurantesemgramado #carademau
  • #BomDia #Gramado #NatalLuz 🎅🎅🎅Medidor de abraços da Aldeia do Papai Noel👈👉 #voali #voaliemgramado
  • Está oficialmente decretada a abertura do #NatalLuz em #Gramado👏👏👏Ho Ho Ho⛄️❄️🎅🎁🎄🎆🎈🎅Na foto, a praça da neve na Aldeia do Papai Noel, uma das atrações que funcionam durante todo o ano na cidade. #voali #voaliemgramado #gramado #viagemcomkids #viagemcomcrianças #viajandocompimpolhos #travel #brasil #partiubrasil #mtur #feriascomcrianças
  • Olha que lindo o restaurante Cantina Pastasciutta🇮🇹🇮🇹🇮🇹 #Gramado #voali #voaliemgramado #restaurantesemgramado
  • Hoje o almoço foi na charmosa Cantina Pastasciutta🍝🍷🇮🇹Massas artesanais feitas na casa com molho à sua escolha, servidas em porções para 2 pessoas ao preço médio de R$109. Fomos de talharim verde ao molho mediterrâneo, com camarões, ervas frescas, tomates e mussarela de búfala = delicioso! Prato infantil de carne e spaguetti a R$19,90😋😋😋 E o lugar é bem charmoso. Vou postar foto de dentro. #voali #voaliemgramado #restaurantesemgramado #mtur #partiubrasil #viagemeturismo #viagemcomcrianças
  • Um pouquinho do ambiente romântico do restaurante Belle du Vallais em Gramado✨✨✨ #voali #voaliemgramado #restaurantesemgramado #belleduvallais
Facebook


Todos os Direitos Reservados - Política de Privacidade