Reserve Agora logo

Conhecendo a Ilha Reunião no Oceano Índico

Priscila Reis| Jul 10, 2014 | O que fazer

Conhecendo a Ilha Reunião no Oceano Índico

A Ilha Reunião fica no Oceano Índico, a leste de Madagascar, e apesar de estar bem próxima da África, é um departamento ultramarino da França, assim como Guiana Francesa, Guadalupe e Martinica. De tão linda e peculiar, ganhou o título de patrimônio da humanidade em 2010.

Diferentemente das suas vizinhas Ilhas Maurício e Seychelles, que têm como foco o turismo de luxo, com grandes hotéis à beira mar, a Ilha Reunião parece ter sido bordada à mão por Deus para os amantes da natureza e aventureiros.

Reunion aerea 2  

Antigamente conhecida como Île Bourbon, foi pioneira no processo de fabricação em larga escala da vagem de baunilha “Bourbon”, que tornou-se um dos símbolos locais. Atualmente, a ilha compartilha com Madagascar o título de melhor produtora mundial da famosa baunilha Bourbon.

Reunion baunilha

Por ser considerada uma extensão da França, “La Réunion” é motivo de orgulho para os seus mais de 900 mil habitantes, que utilizam o euro como moeda e costumam comer croissants e baguetes nas boulangeries espalhadas pelas suas 24 comunas. Por isso, acaba atraindo muitos visitantes franceses, que se sentem em casa por lá.

Reunion paes

Mas a cultura local não é apenas oriunda da França, já que os primeiros habitantes da ilha vieram também de Madagascar e mais tarde chegaram colonizares de outras partes da Europa e da Ásia. Esse blend de etnias e costumes deu origem à cultura “créole” local.

A culinária também mistura elementos da cozinha francesa, créole, indiana e até chinesa. Come-se desde foie gras, ensopados, arroz com feijão, curry, e até dim sum, por lá chamados de bouchon, tudo acompanhado de variados tipos de chilli.

 

Essa mesma variedade se aplica à religião na ilha, que abriga desde igrejas católicas, a mesquitas, pagodas e templos Tamil.

 Reunion templos 2

Uma curiosidade na ilha é a história da igreja Notre Dame des Laves, que sobreviveu a uma grande erupção volcânica e ao invés de ter sido engolida pela lava, manteve-se erguida, com lava preta e endurecida ao seu redor, um nível acima da sua entrada.

Reunion templos 1

No que diz respeito à arquitetura da ilha, ainda é possível encontrar as chamadas cases créoles, típica casas coloridas feitas de madeira, resquício da era colonial, onde habitavam os trabalhadores.

Reunion cases crioles

Embora seja rodeada por um mar de azul profundo, e vizinha das famosas Ilhas Maurício e Seychelles, que se destacam pelas praias calmas e inúmeros hotéis de luxo, o turismo na Ilha Reunião é para amantes da natureza, aventureiros apaixonados por longas caminhadas, canoagem, rafting, pedalada, parapente, stand up paddle e até exploração de túneis de lava vulcânica endurecida, oriunda de erupções de um dos vulcões mais ativos do mundo, Piton de La Fournaise.

Reunion marte 3

Além do Piton de La Fournaise, a ilha contava com outro vulcão ativo, o Piton des Neiges, mas que se extinguiu e após anos de erosão, formou 3 grandes vales chamados de “cirques”, que atualmente tomam conta de toda a sua extensão.

A maioria dos passeios a pé na ilha são feitos em algum dos 3 “cirques” Mafate, Cilaos e Salazie, áreas parecidas com picadeiros de circo que guardam cânions, belos vales e pequenas vilas com pouquíssimos habitantes, de difícil acesso, chamadas de îlets. 

DCIM100GOPRO

Reunion cirques 3

Para quem curte vida urbana, as cidades de Saint Pierre, Saint Gilles, Saint Paul, Saline-les-bains e L’Hermitage, todas na costa da ilha, têm restaurantes típicos com vista para o mar, bares e calçadões.

Reunion cidade

O local apropriada para banho de mar na Ilha Reunião chama-se “Le Lagon”, uma espécie de lagoa de água salgada formada por uma barreira de corais, fazendo com que a água seja muito calma, transparente, morninha, propícia para a prática de stand up paddle, caiaque e snorkeling. Um delícia!

Em praias de mar aberto, contudo, não é recomendado o banho pois pode haver tubarões. Já os mergulhos em alto mar acompanhados de empresa especializada são altamente recomendados e é possível encontrar golfinhos e baleias mansas.

Reunion lagoon 1

Reunion lagoon 2

E então…apaixonante, não é mesmo?

 

Leia também:

Aventuras na Ilha Reunião – Oceano Índico
Como chegar na Ilha Reunião
Passeios urbanos na Ilha Reunião

 

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *