Reserve Agora logo

Aventuras na Ilha Reunião – Oceano Índico

Priscila Reis| Jul 10, 2014 | O que fazer

Aventuras na Ilha Reunião – Oceano Índico

A Ilha Reunião no Oceano Índico conta com uma diversidade de relevos enorme. Vales montanhosos, planícies, volcões, praias, rios e cachoeiras, propiciam uma infinidade de atividades, principalmente para os aventureiros, amantes da natureza. É possível curtir a ilha pela água, pelo ar ou por terra. Fizemos um pouco de cada coisa, o que resultou em muita história para contar.

DCIM100GOPRO


Na água:

A Ilha Reunião, sem dúvida, é um dos lugares mais completos que já visitei na vida. Como falei antes, há atividades para todos os gostos, e um dos pontos altos dessa viagem é o passeio de barco para ver golfinhos, tartarugas e baleias, que normalmente vêm à costa a partir do final de julho e ficam até novembro. São tantos golfinhos que mesmo sobrevoando a ilha em pequenos aviões, é possível avistá-los. Só vi coisa parecida em Fernando de Noronha – Brasil.

Reunion golfinhos 1

Reunion golfinhos 3

Reunion golfinhos 2

Os mais aventureiros adoram a atividade de canoagem no rio, que pode ser feita com a canoa inflável ou a pé, escorregando nas várias cachoeiras com roupa apropriada, e saltando de pequenas alturas.

DCIM100GOPRO

Reunion canoagem 2

O local ideal para a prática da canoagem é a comuna de Saint Benoit, nos arredores da Bassin la Paix, uma lagoa enorme de água cristalina com uma queda d’água de mais de 10 metros de altura. O melhor é encarar a aventura rio abaixo e depois relaxar na lagoa.

Reunion lago

Se a pedida for passar um dia inteiro na natureza, prepare a cesta de pique-nique e utilize uma das mesas de madeira com bancos espalhadas pelo parque.

Agora se você prefere curtir a praia ao invés de ficar imerso dentro da natureza, a grande pedida é passar o dia em uma das praias da “Le Lagon”, lagoa de água do mar formada por uma imensa barreira de corais.

Reunion le lagon 1

Reunion le lagon 2

Há alguns bares e restaurantes de praia nessa área, que servem a cerveja local “Bourbon” que é carinhosamente apelidada de “La Dodo” super gelada e comida créole de qualidade. 

Reunion cerveja bourbon

Há muitas outras praias na ilha, como a belíssima Etang-salé, que se destaca por sua areia negra, onde as pessoas costumam ir para apreciar a paisagem e praticar esportes na beirinha. 

Reunion etang sale 1

Reunion etang sale 2 

Ou a belíssima praia de Pointe au Sel cheia de piscinas naturais perfeitas para o banho.

Reunion pointe

 

Na terra:

O Piton de la Fournaise é um dos vulcões mais ativos do mundo. 

Sempre que o vulcão entra em erupção com muita força, acaba acrescendo à ilha alguns hectares, já que a lava endurece, criando novos contornos na terra já existente.

Ao caminhar por essa lava endurecida, temos a sensação de estarmos sobre uma grande barreira de coral preta, meio porosa, com textura levemente esponjosa. E é justamente abaixo dessa crosta de lava velha que é possível encontrar cavernas esculpidas pelo próprio movimento da larva quente em contato com árvore e rochas anteriormente existentes.

Reunion lava endurecida 2

Reunion lava endurecida 1

Tivemos a oportunidade de passear por um túnel de lava a alguns metros abaixo da superfície e foi uma grande experiência. Estalactites e estalagmites formadas pela própria lava, verdadeiras cavernas inabitadas, onde pudemos desvendar alguns mistérios da natureza.

Reunion tunel lava 1

Reunion tunel lava 2

Por terra também descobrimos Plaine des Sables, uma área da ilha pertinho do vulcão, por onde a lava quente passou há muito tempo atrás e destruiu tudo que ali existia. Solo avermelhado, pedras, buracos, e praticamente nenhum sinal de vida foi o que encontramos por lá, dando a impressão de finalmente termos pisado em Marte.

Reunion marte

Pertinho dalí fica a cratera do grande vulcão Piton de la Fournaise, num visual de impressionar.

Reunion vulcao piton

No cirque de Mafate, um dos 3 vales da ilha, rodeado por montanhas e pelo grande vulcão, existem pequenas vilas com pouquíssimos habitantes, longe de tudo. Todos dependem do serviço local de helicóptero, que entrega em dias certos da semana mantimentos, remédios e compras aos moradores. 

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

Para chegar até a vila mais próxima, Cayenne, caminhamos 3.5 horas pelo meio da mata, passando por rios e subindo muitas montanhas, perfeito para quem adora fazer trekking em trilhas pela natureza.

Reunion cayenne 4

Lá, fomos recebidos pelo simpático morador dono de um bar, que nos preparou um delicioso almoço créole, com arroz, feijão, ensopado de pato com cogumelos e salsicha de porco caseira.

Reunion cayenne 2

 

No ar:

Após o almoço em Mafate, pegamos um helicóptero da empresa Helilagon, que fez um maravilhoso vôo panorâmico pelo vale de Mafate, de onde pudemos ver a trilha que fizemos a pé lá do alto. Um verdadeiro espetáculo. A mesma empresa oferece várias opções de vôos pela ilha. Para mais informações, acesse: www.helilagon.com

Reunion cayenne 1

Reunion vulcao 2

Reunion mafate

Numa outra oportunidade, sobrevoamos a ilha a bordo de um microlite, avião bimotor de apenas 2 lugares, que podia voar muito baixo, pertinho da praia, ou bem alto, passando das nuvens que cobriam o grande vulcão Piton de la Fornaise.

DCIM100GOPRO

DCIM100GOPRO

Reunion aviao

Esse avião segue o embalo dos ventos e apesar de dar muito frio na barriga, pode proporcionar um grande entendimento sobre a geografia da ilha, além de paisagens espetaculares. Foi muita emoção!

Sintam um pouco da minha emoção nesse filme feito ao sobrevoar a ilha no avião microlite:

 


Viram quanta coisa é possível fazer em um lugar só?! E olha que não fiz parapente, rafting, não desci montanhas de bicicleta, nem mergulhei. Pelo menos não dessa vez!

Para saber mais detalhes sobre todas as aventuras  na Ilha Reunião, acesse o website: www.reunion.fr


Leia também:

Conhecendo a Ilha Reunião no Oceano Índico
Como chegar na Ilha Reunião
Passeios urbanos na Ilha Reunião

 

 

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *