Passeios urbanos na Ilha Reunião – Oceano Índico Compartilhe:

Passeios urbanos na Ilha Reunião – Oceano Índico

Compartilhe:
Índice:

    Passeios urbanos na Ilha Reunião – Oceano Índico


    A Ilha Reunião é formada por 24 comunas, pequenas cidades com administração independente e características muito próprias. A grande maioria delas fica no contorno da ilha, à beira mar e somente algumas no seu interior.

    Além das milhares de aventuras possíveis de fazer na ilha, como detalhamos no post: Aventuras na Ilha Reunião – Oceano Índico, La Réunion também proporciona interessantes passeios urbanos. 

    Reunion marcado


    Saint-Denis:

    Saint-Denis é a capital da Ilha Reunião, onde fica o aeroporto, a prefeitura, e o principal escritório de turismo, que disponibiliza mapas e ajuda a planejar atividades.

    Na Rue de Paris, rua mais famosa da cidade, você encontrará edificações imponentes, belas cases creoles totalmente reformadas, o Musée de Leon Dierx que abriga obras de Gauguin, Picasso, Renoir e Cézanne, além de lojinhas e cafés nas mediações. 

    Reunion saint denis 2 

    Reunion saint denis 1

    Fique de olho nos muros da cidade, pois a qualquer momento, poderá se deparar com arte de rua de primeira qualidade, de artistas locais mundialmente conhecidos como Jace e a dupla Kid Kreol e Boogie. 

    Jace é o street artist irreverente e divertido que criou o bonequinho sem rosto da foto abaixo, apelidado de Gouzou e que se tornou um queridinho dos fãs de street art. Impossível não se apaixonar.

    Reunion street art 1

    Reunion street art 3

    Já Kid Kreol e Boogie utilizam a arte para expressar os seus questionamentos, a sua vontade de não deixar a ilha esquecer as suas raízes. Por isso os templos religiosos são muito presentes nos seus murais, assim como a força da natureza.

    Reunion street art 2

    Para quem tem curiosidade de entender o pensamento dos artistas, vale a pena conhecer o ateliê deles. 

    Reunion atelie 1

    Reunion atelie 2

    Reunion atelie 3

    Ainda em Saint-Denis, vale a pena curtir o belo pôr do sol no calçadão à beira-mar.

    Reunion por do sol

     

    Marché de Saint-Pierre:

    Aos sábados pela manhã, na comuna de Saint-Pierre, acontece um charmoso mercado de rua que vende frutas e legumes frescos, geléias, doces, pães, queijos artesanais vindos da França, salames, azeitonas de todo tipo, a famosa baunilha Bourbon, muito artesanato local e até animais vivos como gansos e galinhas.

    FILME MERCADO

    É muito colorido e divertido. Os locais que tomam conta das bancas costumas ser sorridentes e muito brincalhões. Oferem prova e adoram sair na foto. 

     

    Além de tudo isso, é possível que você tenha a mesma sorte que eu e assista nas mediações do mercado uma apresentação de maloya, música tradicional criada pelos escravos que trabalhavam nas plantações de cana de açúcar, e tornou-se um símbolo da ilha, acompanhada da luta local móring, muito similar à capoeira.

    Reunion luta 1

    Reunion luta 2

    Em outra oportunidade, também tivemos a chance de assistir a uma apresentação de Sega, dança típica realizada de forma sensual pelas moças, rodopiando, requebrando e balançando os ombros, ao som da maloya. Muito bonito e similar às danças populares do Brasil.

    Reunion danca


    Sinta um pouco a energia da dança assistindo ao filme abaixo:

     

     

    Saint-Gilles-les-Bains: 

    A comuna de Saint-Gilles-les-Bains é uma espécie de balneário. Há restaurantes típicos, bares, lojas de roupas e souvenires, tudo perto da praia, que é linda de morrer, mas imprópria para o banho. Mesmo assim, vale a pena passar uma tarde alí, curtindo o visual.

    Reunion saint gilles 3

    Reunion saint gilles 2 Reunion saint gilles 1

    Reunion saint denis 2 (1)

    Não deixe de visitar a casa Chez Loulou, a lanchonete mais linda e famosa da ilha, que vende doces, pães, samosas e outras frituras, além de comida. Viciei no bouchon de lá, uma espécie de dim-sum chinês com recheio de porco. Delícia! 

    Reunion chez lou lou 1

     

    Esses foram os passeios urbanos que fiz, mas quem tiver muito tempo na ilha pode ir passeando pela costa e ao avistar uma cidadezinha de seu interesse, é só parar e começar a explorar. No mínimo, irá encontrar boa comida, povo hospitaleiro e um visual de arrasar!

     

    Leia também:

    Conhecendo a Ilha Reunião no Oceano Índico
    Aventuras na Ilha Reunião – Oceano Índico
    Como chegar na Ilha Reunião

     

     

    Compartilhe:
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    Sem comentários ainda

    Deixe seu comentário