Dicas de Santorini: hotel de luxo, passeios e restaurantes Compartilhe:

Dicas de Santorini: hotel de luxo, passeios e restaurantes

Compartilhe:
Índice:

    Dicas de Santorini: hotel de luxo, passeios e restaurantes

    As dicas de Santorini na Grécia que daremos neste post foram preparadas por minha querida amiga e leitora, Thais Senna, criadora do lindo perfil @vamosreceber. Além de apresentar a história de Santorini, uma das mais belas ilhas gregas, ela nos presenteia com dicas do que fazer em Santorini, melhores passeios, restaurantes e do seu hotel preferido. Prepare seu caderninho para anotar as dicas já!

    (Dicas de Santorini)

    Entendendo a história de Santorini

    Localizada na junção da Europa, Ásia e África, a Grécia é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental, da historiografia, da ciência política, dos mais importantes princípios matemáticos, e do teatro ocidental.

    Santorini é considerada a ilha mais bonita das Ilhas Cíclades. Originou-se do vulcão mais ativo do Arco Egeu, que há aproximadamente 3.500 anos destroçou o seu território. Antes da explosão, a ilha tinha formato circular. Seu centro afundou, transformando-a em uma meia lua com escarpas íngremes que são, na verdade, a borda da cratera. A erupção foi tão violenta que sacudiu toda a região em volta, destruindo, inclusive, cidades na ilha de Creta.

    No ano de 1200 a ilha passou a integrar o Império Bizantino e foi invadida pelos venezianos durante a 3° cruzada, que lhe deram o nome de Santorini, em homenagem à Santa Irene. De 1579 a 1820 a ilha pertenceu ao império Otomano, com uma breve ocupação russa, entre 1770 e 1771, quando então passou a integrar a República Grega.

    A chegada de Ferry ou hydrofoil pelo lado oeste, onde está a cratera, brinda o visitante com a visão dos penhascos encimados por construções perfeitamente brancas, típicas do vilarejo de Fira, e de Oia (pronuncia-se Ia).

    Fira é a vila mais importante de Santorini. Está situada na borda de um penhasco de 260m, onde se tem uma vista maravilhosa do vulcão (Caldera). Casinhas brancas  e suas varandas estendem-se por suas ruas estreitas e igrejas com cúpulas azuis, onde se encontram lojas, joalherias, cafés, bares, restaurantes e casas noturnas. Theotokopoulou Square é considerada a principal praça de Fira e é onde todos os moradores se encontram.

    A Praia Vermelha está localizada na parte sul da ilha. Sua coloração única faz dessa praia a mais famosa de Santorini. O acesso a ela se dá pelo alto, por meio das pedras, o que faz com que seja a praia mais tranquila. As praias em Santorini são de areia vulcânica ou pedras, sendo impossível caminhar descalço, mas, por 3 a 6 euros, é possível alugar cadeiras e guarda-sol.

    Nea Kameni e Palea Kameni são duas pequenas ilhas dentro da Caldera, onde se pode passear de escuna, visitando a cratera do vulcão em Nea Kameni, e até mesmo nadar nas águas sulfurosas de Palea Kameni.

    Dica de hotel em Santorini

    Fiquei no Katikies Santorini, em Oia (pronuncia “IA”), que é o melhor local para ficar. Esse hotel é um espetáculo, além de ser membro da rede Leading Hotels of the World. No #voali tem um post completo sobre Onde ficar em Santorini: melhores hotéis e regiões. que fala do Katikies e ainda conta com outras recomendações de hotéis legais em Santorini.



    Melhores passeios em Santorini

    Há inúmeras opções de passeios em Santorini, então não há como ficar parado! O mais especial é, sem dúvida, o espetacular pôr do sol em Oia. Mas há muitos outros programas legais e lugares lindinhos para apreciar. Saiba mais no post O que fazer em Santorini: 10 passeios imperdíveis.

    (Dicas de Santorini)

    Dicas de restaurantes em Santorini

    • 1800 – No alto de uma falésia no extremo norte de Santorini, em uma mansão do século 18, o restaurante 1800 proporciona uma vista deslumbrante da Caldera. Combina ingredientes locais com técnicas gastronômicas atuais e é especializado na saborosa cozinha mediterrânea. Sugestão: lagosta e sentar no terraço (Oia, Tel.: 30 22860 71485 –www.oia-1800.com).

    • Ambrosia – No alto do penhasco, olhando para a Caldera e à luz de velas. Assim, é o jantar no restaurante Ambrosia. Pratos Mediterrâneos e Gregos são servidos ao som de música local ou internacional e aroma de jasmim. Tem que fazer reserva antes. Sugestão de entrada: um bolinho de massa folhada com recheio de queijo e geléia chamado “Kataif” (?) (Oia. Tel.: 30 22860 71413 – www.ambrosia-santorini.com).

    • Koukoumavlos – Com extraordinária vista para o vilarejo de Fira, o restaurante gourmet Koukoumavlos serve variações da tradicional comida grega. (Fira. Tel.: 30 22860 23807 – www.koukoumavlos.eu).

    • Franco’s Bar – Aclamado como “melhor bar do mundo” pela revista Newsweek, o Franco´s Bar propõe uma experiência única com vistas espetaculares e coquetéis deliciosos (Fira. Tel.: 30 22860 24428 – www.francos.gr).

    • Seaside by Notos – Localizado na praia de Perivolos, o Seaside by Notos é um elegante e moderno restaurante de cozinha mediterrânea. (Agios Georgios. Perivolos Beach. Tel.: 30 22860 82801 – www.seaside-restaurant.gr).

    • Katharros Longue – na praia Katharros em Oia (praia despretensiosa, pequenininha e rústica).

    • Melevio Café – Patisserie em Oia
    Para quem gosta de experimentar a culinária local, vale a pena provar Moussaka, prato típico que parece uma lasanha recheada com berinjela, carne moída e lascas de batatas, coberta por creme de queijo derretido e farinha.

    E se acreditar que Romã dá sorte, há muitos por lá!

    (Dicas de Santorini)

    Compartilhe:
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    3 Comentários
    • Patrícia
      Posted at 13:29h, 08 junho Responder

      O primeiro post sobre Santorini que se aproveita tudo, parabens!

    • Jacqueline
      Posted at 22:49h, 01 maio Responder

      vou seguir suas dicas, adorei 🙂

    • Lily Pestana
      Posted at 12:23h, 25 maio Responder

      Olá! Tudo bom? Muito legal o post! Adorei! Parabéns!!!!
      Mal posso esperar para ver de perto as belezas dessa ilha incrível!
      Beijinhos,
      Lily Pestana
      http://www.blogapaixonadosporviagens.com.br

    Deixe seu comentário