Reserve Agora logo

Onde ficar em Morro de Sao Paulo: melhor região e pousadas

Priscila Reis| Abr 10, 2015 | Onde ficar

Onde ficar em Morro de São Paulo: melhor região e pousadas

Morro de São Paulo é uma ilha (linda) na Costa do Dendê, que também abriga outros paraísos como Boipeba, Garapuá, Moreré e Barra Grande. Mas Morro, como é apelidada pelos locais, ganha de todas as outras quando o assunto é infraestrutura. Não se trata de luxo nem super organização, mas há boas pousadas, ótimos restaurantes, dá para chegar de avião, sem falar nas praias fantásticas que existem por lá.

Fiz um post especial para quem pretende viajar para Morro com crianças, que vale a leitura:
Dicas de Morro de São Paulo – Bahia com crianças.

Morro Segunda e terceira(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)

Para darmos uma idéia geral da ilha, montamos um mapa que aponta as pousadas mais legais e dá uma idéia da geografia da ilha. O mais importante é compreender que a vila fica onde os barcos/catamarãs que transportam passageiros chegam e saem, e a partir dali, as praias são numeradas, sendo as mais conhecidas as seguintes: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta, Quinta (Praia do Encanto). Falaremos sobre cada uma delas abaixo, identificando as pousadas que recomendamos.

(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)

Para quem prefere fica na vila, perto do burburinho noturno, destaco a Pousada Passárgada, pertinho da “entrada” do Morro, no topo da ladeira onde os barcos que transportam passageiros atracam, com uma vista de matar. Os apartamentos ficam no meio da mata e durante o pôr do sol, você pode comer um gostoso pão de queijo, apreciando a vista ao som do Bolero de Ravel. A Pousada Charme também oferece uma vista para o mar do alto, quartos simples e bem arrumados, num ambiente acolhedor. Ainda tem o Hotel Portaló, com uma vista incrível do mar, piscina com cascata, quartos novos e limpos, totalmente integrada à natureza. 

Morro Praca(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)

Bem no meio da vila e sem vista para o mar, a Pousada O Casarão é mais simples e antiga, e continua sendo uma opção para quem deseja ficar no burburinho da vila, na praça central.

Morro Casarao(Onde ficar em Morro de Sao Paulo) 

PRIMEIRA PRAIA:

A primeira praia era considerada pelos nativos como a melhor para banho, porém atualmente vive cheia de lanchas e barcos, pois é a única que consegue ser acessada por eles. Ainda assim, a praia é linda, a localização é ótima para quem quer ficar pertinho da vila, e ao mesmo tempo não abre mão do visual do mar. Para chegar na vila a partir dela, é só subir uma ladeira a pé e pronto. Já se deparará com inúmeros barzinhos, restaurantes, outras pousadas e gente circulando, principalmente à noite.

As melhores opções de hospedagem na Primeira Praia são a Pousada Bahia Bacana, antiga Pousada Casa Rola, que fica no “pé” da ladeira, de frente para o mar, e a Pousada Farol do Morro, que apesar de antiga, tem seu charme, já que conta com um bondinho próprio que dá acesso a um deck com vista para o mar, lindo demais.

Morro Capa(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)

SEGUNDA PRAIA:

A segunda praia é boa para quem curte um certo agito, já que há muitos bares de praia, restaurantes e bastante movimento. Boa para jogar vôlei de praia, andar de slack-line, frescobol, paquerar e tomar sol comendo o aperitivo servido por alguma das barracas de praia instaladas. É uma localização bem central, considerando que está perto das melhores praias e ao mesmo tempo, muito próxima da vila.

A melhor pedida por lá é a Pousada Villa das Pedras, cuja piscina fica praticamente na areia, há deck com espreguiçadeiras e tem um bom restaurante. Uma outra opção interessante é a Pousada da Torre, que também tem piscina de frente para o mar, num estilo mais simples que a sua vizinha. 

Morro Segunda(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)


TERCEIRA PRAIA: 

A Terceira Praia é a nossa preferida no quesito “hospedagem” em Morro de São Paulo. O mar é calmo, a praia é super vazia, está entre a segunda e a quarta (duhh), as melhores para tomar banho, e abrig a nossa pousada preferida, a Villa dos Corais.

 Villa dos Corais, entre a terceira e a quarta praia, conta com uma estrutura incrível para famílias. Os quartos são grandes, a decoracão é bem clean, há espaço para caminhar e passear dentro mesmo da pousada, e ainda tem uma piscina ótima de frente para o mar, o que quase não existe em Morro de São Paulo. O restaurante atende bem, o café da manhã é delicioso e para completar, eles ainda têm uma barraca de praia muito boa, a Pimenta Rosa, ao lado do famoso Bar da Piscina, tão bom quanto. É onde gosto de ficar em esquema de casal ou com crianças, e o melhor de tudo é que a pousada tem uma pista de pouso, onde pousam os aviões da empresa de táxi aéreo Addey. Mais prático, impossível!

Morro Vila dos Corais 1 (1)(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)

Morro Vila dos Corais 1(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)

Morro Vila dos Corais 2(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)

Morro Terceira 2(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)

Na Terceira Praia também fica a Pousada Fazenda Caeira, com quartos imensos, e uma extensa área verde. Se estiver com crianças, vale atentar para o fato de que o restaurante só funciona para o almoço e jantar durante o verão, mas ainda assim, é uma delícia. Como pertence ao mesmo dono da Pousada Villa dos Corais, é permitido aos seus hóspedes utilizarem a estrutura da piscina da sua “irmã” e vizinha.

Há também a Pousada Minha Louca Paixão, de frente para o mar, que agora conta com uma maravilhosa piscina de borda infinita de frente para o mar, quartos simples e fofos, além de um gostoso jardim.


QUARTA PRAIA:

Como a Pousada Villa dos Corais é bem grande e se estende até a Quarta Praia, também incluiremos ela nessa lista, como uma opção bem no início da Quarta Praia.

O Patachocas Eco Resort fica no final da Quarta Praia e por se isolado, é recomendável para quem pretende relaxar e nem ir na vila, já que o Resort oferece toda a estrutura para os hóspedes, uma boa piscina de frente para o mar, uma área de praia praticamente privativa, restaurante bom e muito espaço para crianças correrem. Também há uma pista de pouso no fundo do Resort, o que facilita a chegada e saída dos hóspedes. Bom saber que o resort oferece serviço de transporte até a Terceira Praia, local máximo até onde os carros podem chegar. Dalí em diante, se quiser ir até a vila, terá que seguir a pé.

Morro Terceira 1(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)

Morro Eu e Gabi(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)


QUINTA PRAIA:

A Quinta Praia, ou Praia do Encanto, é realmente encantadora e perfeita para quem busca relaxar num ambiente de isolamento total, já que é bem afastada de todo o burburinho de Morro de São Paulo. Destaco o Anima Hotel, que conta com 9 bangalôs privativos e serviço bem personalizado, além do Vila dos Orixás Boutique Hotel, com uma linda piscina no meio da natureza, quartos em estilo “casa” amplos e muita tranquilidade.

Morro Fim do Post(Onde ficar em Morro de Sao Paulo)

Se estiver com um grupo e quiser alugar uma casa simples no meio do burburinho da vila, entre em contato do Dedê Góes, através do Tel: 75 – 8153.6749.

Nós amamos o Morro de São Paulo! E vc? Já foi pra lá? Conta a sua experiência nos comentários abaixo 🙂

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Joana Luiz

    maio 02, 2015

    Oi Priscila, Aterrei aqui no seu blog pesquisando sobre Trancoso - estou procurando um lugar incrível para passar o meu aniversário de 10 anos com o meu namorido e estou a adorar. :-) Estive no Morro em 2013, ficámos na pousada Minha Louca Paixão, e adorámos. O Morro é um paraíso, onde se anda horas e hora em praias desertas, numa paz e silêncio perfeitos. Adorei. Beijo, Joana

    Responder
    • Priscila Reis

      maio 11, 2015

      Joana, Trancoso é demais e Morro de SP também. Dois lugares apaixonantes, embora Trancoso tenha uma atmosfera de descanso maior, fora da alta estação. Se luxo for a pedida, A Pousada Estrela D'Agua está fantástica. Com preço melhor, a El Gordo e a Segredos de Trancoso também são 10. Aproveitem :) Priscila

      Responder
    • Camila Salgueiro

      maio 14, 2015

      Muito legal! Tenho muita vontade de conhecer o Morro de São Paulo

      Responder
      • Priscila Reis

        maio 15, 2015

        Que bom que gostou Camila. Vale super a pena :)

        Responder
      • Thatiana Fernandes

        jun 11, 2015

        Oi Priscila vamos para Morro agora na primeira semana de Julho com nossa filha de 3 anos...vou seguir suas dicas...e aceito mais!!! Parabéns pelo trabalho!

        Responder
        • Priscila Reis

          jun 17, 2015

          Obrigada Thatiana :) Aproveite!

          Responder
        • Letícia Tiezi

          ago 21, 2015

          Oi Priscila Tudo bem? Nada melhor que achar um site, cheio de informação útil sobre um destino que não conheço! Amei seu blog ainda mas com tanto conteúdo sobre Morro de São Paulo. Porém eu tenho algumas dúvidas e se puder compartilhar e ajudar eu super agradeço. Estou planejando passar uns dias em MSP, eu e meu marido em comemoração. Eu já estive em Jeri e simplesmente amei aquele lugar! Tudo é maravilhoso! (minha opinião) Por vários relatos que já li sobre MSP, penso que deve ser parecido em alguns quesitos, mas este não é ponto. Quantos dias ficar em MSP? Pensando que também vou passar uns dias em Salvador, imaginei uns 12/14 dias no total, talvez 6 ou 7 dias em MSP. Estou pensando em ficar na 2a ou 3a praia pois acredito ser mais próximo da vila (centrinho), confere? Andar a pé não é problema, mas gostaria de saber se é tranquilo ir e vir entre hotel e vila. Nosso perfil? Gostamos de sossego e de agitação haha portanto creio que um hotel mais distante (4a ou 5a praia) não seja tão indicado por ser mais longe do centro e o mesmo se ficarmos na vila, por eventualmente não ter o mesmo sossego que um hotel "um pouco" mais distante. Pode me ajudar? Desde já agradeço e parabens pelo blog!

          Responder
          • Priscila Reis

            ago 25, 2015

            Oi Letícia, Tudo bem? Morro de São Paulo é uma delícia. Um lugar que convida ao descanso, praias lindas, comida boa e povo hospitaleiro. Se ficar entre a 3 e 4 praia, ainda assim estará perto da vila, que normalmente só é frequentada à noite. Durante o dia, o legal é curtir as praias e até fazer passeios de barco para povoados vizinhos como Boipeba e Garapuá.Você tem bastante tempo, e claro que é gostoso, mas talvez vc posso explorar um outro lugar também. 4-5 dias em Morro de São Paulo é suficiente, exceto se quiser relaxar muito, daí não tem limite de tempo. Boipeba também tem lugares gostosos. Poderiam ser uns 2-3 dias, e depois Salvador, que não precisa de muito mais que 5 dias, ou até menos. Espero ter ajudado :) Priscila

            Responder
          • Fabiane Pironato

            fev 16, 2016

            olá flor me diz uma coisa qual a melhor época de ir, para não pegar chuva. abraço

            Responder
            • Priscila Reis

              fev 17, 2016

              Fabiane, O verão é sempre a melhor época, mas ainda assim pode chover. De março até setembro, costuma ser chuvoso, mas pode encontrar dias lindos tambem...e nunca frio :)

              Responder
            • Cris

              set 28, 2016

              bom dia estou indo em janeiro de 2017 com minha filha de 5 anos, estou em duvida onde hospedar, sabe se tem algum hotel com equipe de recreação ? qual voce recomenda, obrigada

              Responder
              • Priscila Reis

                out 04, 2016

                Cris, Nunca vi recreação lá, mas eu gosto de ficar com crianças na Vila dos Corais, pois tem piscina e é em frente ao mar!

                Responder