Reserve Agora logo

Salvador com crianças: o que fazer e passeios

Priscila Reis| Jan 29, 2015 | Com crianças

Salvador com crianças: o que fazer e passeios

Salvador é uma cidade de praia, feliz, cheia de vida, que ganha o coração de qualquer criança. Apesar de não ter muitas atrações específicas para os pequenos, tem um monte de programas que podem ser feitos em família, e que agradam a criançada. Espero que curtam as nossas dicas, ainda mais sabendo que é a nossa cidade!

Leia também:

Onde ficar em Salvador – Bahia: melhores hotéis e regiões
Roteiro de 3 dias em Salvador

Roteiro de 5 dias em Salvador
Melhores restaurantes de Salvador – Bahia
15 passeios imperdíveis em Salvador – Bahia

Elevador Lacerda e Mercado Modelo:
Qual criança não gosta de tomar um sorvete, ver uma linda vista do alto da cidade e descer num elevador antigo. Pois essa é a proposta do passeio até o Elevador Lacerda, o primeiro elevador utilizado como transporte público do mundo, com parada obrigatória na sorveteria A Cubana para tomar um sorvete e comer um dos seus famosos bolinhos. Depois, ainda terão direito à descida de elevador. Em frente ao Elevador Lacerda, já na parte baixa da cidade, fica o Mercado Modelo, cheio de lojinhas de souvenir. Se der sorte, poderá assistir a uma apresentação de capoeira por lá.

Salvador elevador kids(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)

Funciona todos os dias da semana, das 7-23hrs.
Praça Municipal, s/n – Centro Histórico, Salvador – Bahia
Tel: +55 71 3243.4030

Pelourinho:
Um passeio pelo Pelourinho é uma verdadeira aula de história para crianças e adultos. Aprender sobre a vida dos escravos no passado, arquitetura colonial, religião, música, e arte, é tudo de bom! Se ainda não tiverem idade para assimilar tudo isso, com certeza irão gostar das casinhas coloridas, das ruas enladeiradas e da comida. Para mais detalhes, leiam o post: Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia.

Salvador Pelo(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)


Farol da Barra:

Esse passeio é para toda a família. Além de poder visitar o Farol da Barra que fica dentro do Forte de Santo Antônio, é possível conhecer o Museu Náutico da Bahia. Todo o entorno do Farol da Barra foi reformado e se transformou numa grande área livre, sem carros, perfeita para caminhar, andar de bicicleta e brincar com as crianças. Aos domingos, tem sido montadas diferentes feirinhas, sejam elas gastronômicas, de artesanato, de moda, etc.. Uma delícia de lugar!

Largo do Farol da Barra, s/n – Barra, Salvador – Bahia
+55 71 3264-3296

 Salvador 4(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)

Salvador 9(Salvador com crianças: o que fazer e passeios) 

 

Praias:
A Praia do Farol da Barra e do Porto da Barra (uma ao lado da outra) e a Praia do Buracão são as melhores praias do centro de Salvador, próximas da zona turística da cidade. A Praia do Porto é muito traquila, sem ondas, perfeita para nadar e brincar com crianças de todas as idade. A Praia do Buracão é uma delícia, cheia de ondas mais fortes, porém quando o mar está calmo, dá para nadar perfeitamente por lá. Na zona do Porto da Barra, há diversos quiosques que vendem água de côco, acarajé e muitos restaurantes. Na Praia do Buracão tem o Blue Praia Bar, uma espécie de barraca de praia urbana que serve várias comidinhas, sobre o qual falamos com detalhes no post: Roteiro de 5 dias em Salvador – Bahia. Mais afastadas do centro, as praias do Sesc e de Jaguaribe são ótimas para quem gosta de fazer caminhada, curtir o mar aberto e até surfar. Delícia!

Salvador praia(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)


Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM):

Muitas vezes o MAM prepara programações especiais para crianças como oficinas de arte. O visual é incrível, há um café, e aos sábados, a família pode assistir ao belo por do sol ao som de jazz, no evento Jam no MAM.

Salvador Solar do Unhao(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)

Avenida Contorno, sem numero – Comercio, Salvador – BA, 40060-060, Brasil
+55 71 3117.6139

 

Dique do Tororó:
O Dique do Tororó é uma represa antiga que virou cartão postal da cidade, enfeitado com seus belos orixás. O domingo é um dia maravilhoso para aproveitar o entorno do Dique pois as ruas que margeiam essa área são fechadas para carro, permitindo que as famílias brinquem livremente. Dá para andar de bicicleta, patins, skate, além de poder pescar e até alugar o pedalinho nos finais de semana e feriados. Se bater fome, o restaurante A Porteira é uma boa opção. Fique atento para não sofrer com pequenos furtos, indo sem chamar atenção e divirta-se.

Salvador Dique 2(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)

Salvador Dique 1(Salvador com crianças: o que fazer e passeios) 

Salvador kids (1)(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)


Museu Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai:

A casa onde morava o escritor baiano Jorge Amado e sua esposa, Zélia Gattai foi aberta recentemente ao público. Além de sentir o ambiente onde eles viviam, poder visitar quartos, sala, cozinha, é possível interagir com as histórias e personagens famosos do autor, seja ouvindo um trecho de um livro ou vendo as projeções de imagens nas paredes. É um espaço cultural bem interessante. Funciona de terça a domingo, das 10-17hrs.

Rua Alagoinhas, 33, Rio Vermelho, Salvador – Bahia


Museum for the Children:

Museu interativo bem rústico e lúdico, com muitas brincadeiras legais para crianças, desde bambolês de sabão, teias de aranha para escalar, rodas de madeira para andar (como na foto), dentre outras. É um lugar simples porém as crianças adoram. Funciona para o público em geral aos sábados, das 9-12h e normalmente nos feriados, mas é sempre bom ligar para saber se está aberto.

Rua do Mangalô, 154, Colina A, Patamares, Salvador – Bahia
+ 55 71 3367.0790

Salvador Kids 1 (1)(Salvador com crianças: o que fazer e passeios) 


Praça Ana Lúcia Magalhães:

Uma praça no centro da cidade, numa área residencial, que está totalmente reformada e vem se consolidado como um espaço de recreação em Salvador. Tem passeio, árvores e nos finais de semana, muita diversão para famílias com crianças, já que são montados pula-pulas, há carrinhos para alugar, além de vendedores de pipoca, picolé e algodão doce. As crianças adoram!

Salvador Ana Lucia 2(Salvador com crianças: o que fazer e passeios) 

Salvador Ana Lucia 1(Salvador com crianças: o que fazer e passeios) 

 

Zoológico de Salvador:
O zoológico de Salvador é um programa gostoso para fazer com crianças. Apesar de estar ultrapassado e de ter animais bem velhos, as crianças adoram vê-los e passear pelos caminhos arborizados do zoo. A área fechada com pássaros é uma das que mais agrada. Ao final do passeio, ainda é possível brincar no gostoso parquinho de lá. Há áreas para lanchar e até piquenique. 

Salvador Kids 2 (1)(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)

Aberto de terça a domingo e feriados, das 8:30 – 17hrs. Entrada franca.
Parque Zoobotânico de Salvador Alto de Ondina s/nº, Ondina – Salvador – Bahia
Tel: +55 71 3116.7954 e 3116.7953
website: www.zoo.ba.gov.br

 

Palacete das Artes:
O Palacete das Artes Rodin Bahia abriga algumas poucas obras do famoso escultor francês e uma sala que recebe exposições temporários super interessantes. Nos finais de semana, rolam brincadeiras e oficinas de arte por lá. As crianças adoram o espaço ao ar livre, seguro e com um belo jardim. O Solar Café fica também dentro do espaço do Palacete e serve crepes deliciosos. Veja a programação no website oficial: www.palacetedasartes.ba.gov.br.

Salvador Palacete 5(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)

Rua da Graça, 289 – Graça, Salvador – BA, 40150-060, Brasil
+55 71 3117-6987

Comer acarajé ou abará:
Estando na Bahia, vale a pena levar seu filho(a) para experimentar um das iguarias típicas do nosso estado, o acarajé e o abará, sua versão mais light, já que não é frito. Dicas de onde encontrar um bom acarajé no post: Onde comer o melhor acarajé de Salvador – Bahia.

Salvador kids(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)


Igreja do Bonfim:

É claro que num passeio com crianças na cidade de Salvador, não poderíamos deixar de fora a visita à Igreja do Bonfim, famosa pela tradição de amarrar fitinhas coloridas no punho e fazer 3 pedidos, após atar 3 nós. As missas são muito bonitas e alegres, há uma enorme praça na frete da igreja cheia de pombos, e no entorno, há dezenas de lojas que vendem souvenir, patuás e as famosas fitinhas do Bonfim. É um dos lugares que meu pequeno mais gosta de ir na cidade. Mesmo se não for católico, vai lá! É um lugar aberto a todas as crenças e religiões. Veja a programação das missas aqui: www.santuariosenhordobonfim.com

Salvador Bonfim(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)


Seguindo em direção ao Litoral Norte, recomendamos:

Passar um dia na Praia de Busca Vida, cheia de pocinhas de um lado e mar aberto, calmo e delicioso no outro. Há um hotel, Bahia Plaza Resort, e se não ficar hospedado por lá, é possível pagar o day use e ter acesso à barraca na beira da praia. Calmo, exclusivo, seguro e delicioso! 

Salvador Busca Vida 2(Salvador com crianças: o que fazer e passeios)

Conhecer a Praia de Imbassaí, onde o rio encontra com o mar, proporcionando um banho super calmo e maravilhoso. Há diversas barracas no local, onde a família pode almoçar, tomar água de côco. Há também restaurantes simpáticos por lá.

Visitar Praia do Forte, curtir a praia, almoçar em um dos deliciosos restaurantes de lá e visitar o Projeto Tamar, passeio preferido das crianças pequenas. Em direção à Praia do Lorde ou na Praia da Vila, o mar é bem calmo e perfeito para curtir com crianças. Para saber tudo sobre Praia do Forte, leia nossos outros posts clicando na tag www.voali.com.br/tag/praiadoforte

E havendo tempo, vale a muito a pena visitar a paradisíaca ilha de Morro de São Paulo, sobre a qual falamos nos posts: www.voali.com.br/tag/morrodesaopaulo

 

Leia também:

Onde ficar em Salvador – Bahia: melhores hotéis e regiões

Roteiro de 3 dias em Salvador – Bahia

Roteiro de 5 dias em Salvador – Bahia

15 passeios imperdíveis em Salvador – Bahia

Melhores restaurantes de Salvador – Bahia 

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Gabriela

    jan 17, 2017

    Irei em breve com meu filho de 5 anos passar poucos dias em Salvador e gostei muito de suas dicas. Descobri com elas, que eu deveria ter marcado um tempo maior p aproveitar a cidade. Mas, isso fica para a próxima.

    Responder