Reserve Agora logo

Visita cave Veuve Clicquot na região de Champanhe

Luiza Tavares| Jun 13, 2013 | O que fazer

Visita cave Veuve Clicquot: Detalhes da nossa experiência em Reims, a cidade mais importante da região de Champanhe – França.

Champagne Veuve (4)

Visita cave Veuve Clicquot

Conhecendo a história da Veuve Clicquot:
Viúva aos 27 anos, Nicole- Barbe Ponsardin, se viu de repente obrigada a assumir o controle da companhia. O que era uma empresa que se dividia em vários ramos: produção de champanhes, serviços bancários e comercialização de lã, tornou-se, sob seu comando, uma companhia com foco inteiramente na produção de champanhe.

Foi a Madame Clicquot quem inventou o ridding rack, que é o processo de inclinação gradual das garrafas até a vertical e que permitia a eliminação de restos de levedura e sedimentos do vinho em um processo de purificação da bebida.

A invenção da viúva Clicquot compunha-se de uma mesa de madeira com buracos circulares nela perfurados, que permitia à garrafa de vinho ser presa de ponta cabeça após centrifugação manual.

Champagne Veuve (7)

Visita cave Veuve Clicquot

Todo dia, um ajudante de mestre de adega cuidadosamente sacudia e girava a garrafa, para conduzir os restos de levedura e sedimentos acumulados no gargalo. Uma vez acumulados, a tampa era congelada. Após a retirada das rolhas os sedimentos eram expulsos naturalmente pela expansão dos gases. O vinho purificado era novamente lacrado com rolha, dando origem às borbulhas mais famosas do mundo. Diante do excelente resultado obtido, a champanhe Veuve Clicquot recebeu o selo de autorização real, dada por Elizabeth II, para comercialização no Reino Unido.

Champagne Veuve (3)

Visita cave Veuve Clicquot

Visita cave Veuve Clicquot – como agendar:
As visitas convencionais à cave Veuve Clicquot devem ser agendadas por email: visitscenter@veuve-clicquot.fr, mediante confirmação, ou através de contato telefônico com a Sra. Amandine Navarro +33 (0) 3.26.89.53.90. Normalmente acontecem de terça a sábado, pela manhã e pela tarde. Importante ressaltar que as visitas em 2013 encerrarão no dia 30 de novembro. Para mais informações, acesse: www.veuve-clicquot.com

ChampagnebandeiraCliquot

Visita cave Veuve Clicquot

Visita cave Veuve Clicquot: como funciona o tour
O tour convencional da visita cave Veuve Clicquot começa com informações sobre a região, história da empresa, explicando como a Madame Clicquot foi inovadora para sua época e em como a marca ajudou a construir a história das champanhes. Todo o tour é guiado e você pode optar por guias que falam inglês, francês ou alemão. Apesar de ser uma visita curtinha, vale muito a pena. Ao final do tour, o visitante tem a oportunidade de degustar alguns rótulos e fazer compras na loja da marca.

Como éramos convidados, tivemos algumas regalias. Vejam só que maravilha!

Fomos recebidos na mansão da Veuve Clicquot pelo Sr. Edward de Nazelle, um senhor muito simpático, que é um dos membros da sexta geração da família Clicquot.

Champagne Veuve (12)

Visita cave Veuve Clicquot

Visita cave Veuve Clicquot: almoço especial
Para minha surpresa, nos ofereceram um almoço com direito a cardápio personalizado e tudo. 

Champagne Veuve (2)

Visita cave Veuve Clicquot


Champagne Veuve (11)

Visita cave Veuve Clicquot

Posso dizer que foi, sem dúvida, um dos melhores e mais surpreendentes almoços de toda a viagem. Todos os pratos eram harmonizados com diferentes champanhes Veuve Clicquot e regados a muita conversa. Até os macarons eram personalizados. De tão lindos, dava até pena de comer.

Champagne macarons

Visita cave Veuve Clicquot


Champagne Veuve (1)

Visita cave Veuve Clicquot

Visita cave Veuve Clicquot: conhecendo os vinhedos
Após o almoço, houve conhecemos os vinhedos e iniciamos a visita cave Veuve Clicquot, a começar por aqueles no quintal da mansão.

Champagne Veuve (6)

Visita cave Veuve Clicquot

Construída em 1910 e com 24 quilômetros de extensão, as caves abrigam toda a champanhe produzida, a que esta passando pela fermentação, pela remuage ou mesmo a que esta envelhecendo e ganhando complexidade. Para manter a temperatura e umidade ideal, as caves ficam a 18m de profundidade.

Champagne Veuve (8)

Visita cave Veuve Clicquot

Visita cave Veuve Clicquot: compra de produtos
A champanhe Veuve Clicquot é um dos produtos mais cobiçados e luxuosos do mundo. É conhecida por sua cor amarela-palha, com espuma abundante e fina. A marca conseguiu atingir um patamar tal que, de longe, qualquer um reconhece o seu rótulo e suas modernas embalagens cor de laranja, algumas vezes assinadas por design famosos.

Champagne Veuve (5)

Visita cave Veuve Clicquot

No final do tour é possível comprar as champanhes e os incríveis acessórios da marca em uma loja super elegante. Quem não gostaria de encher esse carrinho?!!

Champanhe 9

Visita cave Veuve Clicquot

Tivemos uma tarde agradabilíssima, regada a muita, mas muita champagne. A visita cave Veuve Clicquot foi um sucesso e o resultado do passeio não poderia ter sido melhor!

Leia também:
Região de Champanhe: como visitar as caves mais famosas do mundo

 

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Flavio Murillo

    jan 26, 2014

    Amei o seu passeio. Eu nao bebo, porem esse sera o tema da minha festa de aniversario desse ano(30/Jan/14). Ja comprei algumas coisas interessantes para decorar. Tenho uma duvida, nao sei se vc poderia me responder... Da champagne regular(amarela) e a pink....Qual vc aprecia mais? Obrigado! Flavio Murillo

    Responder
    • Priscila Reis

      jan 26, 2014

      Oi Flavio, A minha bebida do coração é o vinho tinto, mas entre um champagne normal e um rosé, prefiro o rosé, pois é mais doce :) Parabéns Priscila

      Responder
    • Divine Decor

      fev 15, 2014

      Obrigado.....Depois visite meu grupo de Dicas de NY. Coloquei uma notinha sobre o seu blog....Beijos! https://www.facebook.com/groups/dicasdenybyflaviomurillo/

      Responder
      • Silvia Araujo Bonardi

        mar 20, 2015

        Oi Priscila, Adorei o seu site, principalmente esta postagem sobre a Cave VC, pois estarei em Paris do dia 13 até 19 de maio e gostaria de visitar a Região, incluindo a Cave. Tenho 2 perguntas para você, se não for incômodo: Preciso comprar a passagem com antecedência? Preciso agendar a visita à VC, quantos dias antes da data em que escolher para ir.? Desde já agradeço pela sua atenção. Grande abraço Silvia

        Responder
        • Priscila Reis

          mar 20, 2015

          Olá Silvia, Tudo bem? A passagem de trem vc pode comprar ao chegar em Paris mesmo. No próprio aeroporto internacional Charles de Gaulle tem uma estação de trem SNCF e vc pode adquirir o bilhete lá. Quanto às visitas, segue horários e dias de funcionamento, segundo informações do website oficial da Veuve Clicquot: Aberto de Terça a Sábado a partir de Terça, 25 de Março de 2014, até Sábado, 15 de Novembro de 2014. Das 9h30 às 12h30 - 13h30 às 17h30 Fechado na Quinta, 1 de Maio. Fechado na Terça, 11 de Novembro. Assim que vc definir a data, recomendo agendar através do website a visita. Não estou certa de quanto tempo de antecedência, mas é sempre bom fazê-lo o quanto antes. abraços Priscila

          Responder
        • Silvia Araujo Bonardi

          mar 20, 2015

          Muito obrigada Priscila! Grande abraço Silvia

          Responder