Reserve Agora logo

10 programas imperdíveis em Istambul

Priscila Reis| Mar 13, 2016 | O que fazer

10 programas imperdíveis em Istambul

Como Istambul tem muitos lugares interessantes para se conhecer, selecionei 10 programas imperdíveis na cidade. Para conhecer as mesquitas e museus mais interessantes, passear de barco pelo Bósforo, se acabar no mercado de especiárias, fazer compras no Grand Bazaar sem correria, e explorar os bairros mais bacanas de Istambul, recomendo um roteiro mínimo de 4 dias. Se quiser passear com calma, conhecer os restaurantes mais hypados da cidade e ainda curtir os maravilhosos hotéis, ficaria até mais.

Leia também nossos posts:

Dica de hotéis em Istambul e melhor bairro para se hospedar
Melhores restaurantes de Istambul

1. Mesquita Azul:

Essa mesquita é conhecida como azul por conta dos famosos azulejos pintados à mão, oriundos da cidade de Iznik, que a enfeitam. Construída entre 1606 e 1616, por ordem do Sultão Ahmet I, provocou muito falatório na época já que tinha 6 minaretes, a mesma quantidade existente na mesquita de Mecca. Por conta disso, esse mesmo imperador mandou constuir mais um minarete em Mecca, confirmando a superioridade da mesquita de lá, em termos de importância para os muçulmanos. Na mesquita azul, assim como nas outras espalhadas pela cidade, há um local para que os homens orem separados das mulheres. Não se pode entrar com sapatos, roupas curtas ou que marcam muito o corpo. Caso a mulher esteja usando uma calça apertada, eles dão uma espécie de saia azul para que possa cobrir o corpo. Eu tive que usar! Fecha na hora das orações, mas abre minutos depois.

Istambul mesquita azul dentro 3(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)

(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)Istambul mesquita azul dentro 2

Istambul mesquita azul dentro(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)

(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)

(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)


2. Topkapi Palace Museum:

Construído pelo sultão do Império Otomano, Mehmet II, entre 1459 e 1465, esse imenso palácio serviu como residência de vários sultões durante muitos anos. Atualmente, virou um museu super interessante. A exposição das jóias impressiona, principalmente pelo maior diamante do mundo! Fica numa localizacão privilegiada, entre o Mar de Marmara, o Bósforo e o Corno de Ouro.

(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)
(Maquete do Topkapi Palace)
(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)
(Entrada do palácio, jardins e incrível vista para o Bósforo e Mar de Marmara)


3. Museu Hagia Sofia:

A Basílica de Hagia Sofia, ou Santa Sofia, cujo nome significa santa sabedoria em grego, foi construída sobre os escombros de duas antigas igrejas pelo Imperador Justiniano em 537. Foi convertida em mesquita pelos otomanos no século 15, quando instalaram os minaretes. Para que a estrutura não ruísse com os terremotos, a então mesquita passou por várias obras, o que modificou a sua fachada e arquitetura original. Fiquei impressionada como um duomo de 31 metros de diâmetro se sustenta, a uma altura de 55 metros do chão! Santa inteligência dos matemáticos da época, que fizeram o cálculo. Os mosaicos em estilo Bizantino que retratam Jesus Cristo, Maria e outros santos ainda convivem com os símbolos muçulmanos (caligrafia de nomes importantes para a religião), pois nunca foram destruídos. Desde 1935, foi convertido em museu e recebe milhares de visitantes por dia. Aberto todos os dias.

(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)
(Hagia Sofia – visual atual)
Istambul Haya Sofia(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)
(Mosaicos bizantinos e califrafias do Islam)
(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)
(Duomo do Haya Sofia)


4. Cisternas de Yerebatan e Hipódromo:

Sustentada por 336 lindas colunas, a maior cisterna de Istambul foi construída pelo Imperador Justiniano em 532 para atender à demanda do Palácio Topkapi. Atualmente desativada, fica aberta à visitação para turistas todos os dias da semana. Por vezes, ocorrem exposicões de arte e concertos lá dentro.

(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)
(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)


Hipódromo:
Essa enorme praça antigamente abrigava o hipódromo da cidade, uma espécie de estádio onde aconteciam inúmeros eventos, como por exemplo, corrida de charretes. Antigos monumentos permanecem no local, como o grandioso Obelisco Egípcio, a Coluna da Serpente e a Coluna de Constantino. Fica em frente à Mesquita Azul e ao Museu Hagia Sofia.

Istambul Hipodromo(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)


5. Banho Turco:

O banho turco é uma tradição em Istambul. Há muitas casas públicas de banho espalhadas pela cidade. Pelas pesquisas que fiz, a melhor atualmente é a Roxelana, de frente para o Museu Hagia Sofia, pois foi recentemente reformada. Há também a Cagaloglu, também no bairro de Sultanahmet e o Cemberlitas. Para quem não sabe, o banho turco é um ritual que começa com uma sauna, exfoliação e massagem, seguida de relaxamento no mármore quente. Deve ser ótimo, mas infelizmente não experimentei.


6. Palácio de Dolmabahce:

Construído em 1856 pelo Sultão Abdul Mecit, esse imponente palácio lhe serviu de moradia. Fechado às segundas e quintas e nos outros dias, aberto para visitas guiadas.

(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)


7. Mercado de especiarias:

O mercado de especiarias de Istambul é super bonito, organizado e limpo. Você perde a noção do tempo lá dentro provando todas aquelas iguarias e tomando o “tchai” oferecido pelas lojas. Vale a pena experimentar os doces típicos feitos com pistache, baklavas, castanhas, cheirar as especiarias e se for a sua praia, comprar um caviar beluga a ótimo preço. A loja Alladin é a mais confiável e a doceria Gulluoglu, a que vende a melhor baklava da cidade, doce típico com massa folheada e pistache. huumm!

(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)


(Loja Aladdin, uma das melhores do mercado de especiarias!)

(Não podia deixar de colocar essa!)

(Famoso doce chamdo Baklava. Vale a pena provar!)

(Gulluoglu, o melhor lugar para comer Baklava/Tomando Salep com minha guia, uma espécie de leite com açucar e canela)


8.
 Grand Bazaar:
O Grand Bazaar é, sem dúvida, um dos lugares mais legais para se conhecer em Istambul. Para saber detalhes, leia o post:Compras em Istambul: tapetes, artesanato e lojas de grife


9.
 Passeio de barco pelo Bósforo:
Se tem algum programa que você não pode deixar de fazer em Istambul é pegar um ferry tradicional num dos piers próximos à Ponte de Gálata (praticamente em frente ao Mercado de Especiarias) e fazer o passeio subindo o Bósforo em direçao ao mar negro. Utilizei a empresa Sehir Hatlari, mas há mais de uma opção. Apesar do ferry fazer algumas paradas, relaxe em uma das cadeiras na área externa do barco, aprecie a paisagem e tire muitas fotos! Se o tempo estiver bom, será um passeio muito agradável. Não deixe de experimentar o famoso iogurte feito em Kanlica, quando o barco parar por lá. Você não precisará nem desembarcar, pois eles trazem para vender no próprio barco. Vejam abaixo foto do percurso, os pontos de parada e horários que os barcos saem.

*Alguns hotéis oferecem aluguel de barcos privativos, caso prefiram uma experiência mais luxuosa

              (10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)

Caso não deseje ir até o final, parando no pier de A. Kavagi, do lado asiático, você pode agendar através do hotel um carro para te pegar no pier de Sariyer, do lado europeu. Taxi pode ser difícil de encontrar nessa região. Se programar para soltar em Sariyer, o passeio durará 1 hora e 30 minutos, aproximanadamente. Caso vá até o fim, é bom saber que o barco fica parado por duas horas antes de voltar para o ponto de partida, na Ponte de Gálata. Se parar no pier de Kanlica, não deixe de tomar o famoso iogurte de lá! Os vendedores entram no barco para vendê-lo.


(Debaixo da ponte de Gálata)


(Vistas do passeio de barco pelo Bósforo)


(Barco partindo no pier de Sariyer)


10. Passeio pelos bairros de Ortaköy e Bebek

ORTAKOY
O bairro de Ortakoy é bem movimentado. As pessoas costumam passear por ali para comer crepes, kumpir (batata assada), comprar artesanato, visitar a mesquita neobarroca de Ortakoy, ou se divertir em um dos restaurantes e bares bacanas da região. É em Ortakoy, de frente para Bósforo e bem próximos à mesquita, que ficam o Anjelique (club restaurant), o Zuma, o The House Café, além de casa de jazz. Tem um hotel Radisson Blu bem em frente ao Zuma, que parece ser uma boa opção para quem quer dormir no meio do burburinho.
(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)

(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)

BEBEK
Bebek é o bairro mais falado da cidade no momento. Há vários restaurantes novos, tais como o ótimo Lucca, o Godiva Café, a Brasserie Happily Ever After, dentre outros. Alguma lojinhas charmosas estão surgindo e acaba de abrir uma filial da famosa patisserie francesa Ladurée. A praça principal é muito fofa, além de ficar de frente para o Bósforo, proporcionando uma linda vista. O pier de Bebek vive cheio de lanchas e gente bonita. À noite, durante o verão, as ruas, praças e restaurantes ficam lotados. Eu adorei!

Istambul bebek laduree(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)

Istambul bebek pier(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)

Istambul bebek banco(10 programas imperdíveis em Istambul: melhores passeios Istambul)

E quando achar esse banco fofo numa pracinha em Bebek, tira uma foto para o VOALI 😉

Tags:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Loreni John

    ago 22, 2013

    Tenho meio dia livre para fazer um passeio de barco pelo Bósforo. É poss´vel nste tempo? Qual o custo? como fazer?

    Responder
    • Priscila Reis

      ago 26, 2013

      Oi Loreni, Como falei no post, o local onde você começa o passeio é num píer bem próximo à Ponte de Gálata, quase em frente ao mercado de especiarias. Você pode fazer o passeio completo ou soltar antes, em qualquer das paradas. Uma boa opção é soltar em Sariyer, e pegar um taxi de volta ao centro de Istambul, para ir mais rápido. Da ponte até Sariyer, você levará em torno de 2 horas. O preço varia de 15 a 25 liras turcas. Veja no site: http://www.sehirhatlari.com.tr/en/timetable/bosphorus-tours-347.html

      Responder
    • Loreni John

      ago 26, 2013

      Obrigada Priscila pela atenção!!!Só para esclarecer... de Sariyer até o centro quanto tempo levo de táxi, aproximadamente? E o custo?

      Responder
      • Priscila Reis

        ago 26, 2013

        Loreni, uns 30-40min, mas reservaria 1 hora, para garantir. bjs Priscila

        Responder
      • Marcio Aurelio Soares

        set 15, 2013

        Priscila, gostamos muito de seu Blog. Estaremos em Istambul de 25 a 29 de outubro. Eu te pergunto, as distancias entee osbairros são gdes. da pra fezermos esses passeios a pé? Outra coisa, é possivel conhecermos a Capadocia e passearmos de balão indo e voltando no mesmo dia? obrigado

        Responder
        • Priscila Reis

          set 16, 2013

          Marcio, Tudo bem? Olha, os bairros de Istambul são bem distantes e é impossível fazer tudo a pé no mesmo dia. A área historica, com mesquitas e mercados de especiarias + Grand Bazaar, da pra fazer de uma vez. Se tiver muito corrido, até que da pra esticar a pé para a Rua Istiklal. Bebek e Ortakoy sao afastados dessa regiao, mas uma vez chegando em algum desses, ate que da pra andar ate chegar no outro. A zona de compras é afastada tmb, por isso melhor chegar lá de taxi. Quanto à Capadócia, é impossivel fazer tudo no mesmo dia, já que os balões saem de madrugada. Então vc tem que dormir 1 noite lá pra acordar as 4 da manhã do dia seguinte. Nesse dia do passeio, da pra vc ir embora à tarde, mas perde de visitar a região que tmb é bem bonita por terra! Recomendo 2 noites lá na Capadócia. Abraços e boa viagem ;) Priscila

          Responder
        • Carlos Neto

          dez 31, 2013

          Priscila, td bem? Você acha que 03 dias são suficientes para os 10 programas imperdiveis? Obrigado. Carlos

          Responder
          • Priscila Reis

            jan 06, 2014

            Carlos, Tudo bem? Istambul é um mundo a ser descoberto em si. Recomendaria 5 dias por lá para fazer tudo com calma, mas se o objetivo for apenas visitar as coisas rapidinho, acho que dá sim para fazer tudo em 3 dias. :) Priscila

            Responder
          • Neusa M N dos Santos

            abr 10, 2014

            Priscila , tdo bem? Gostaria de saber se a Basílica de Santa Sofia fica aberta a noite para visitação. Muito obrigada.

            Responder
            • Priscila Reis

              abr 17, 2014

              Neusa, A Basílica de Santa Sofia, Ayasofya, fica fecha às segundas e nos outros dias, funciona de 9-17horas (entrada até 16hrs) no inverno; 9-19horas (entrada até 18hrs) no verão. É linda e vale a pena. Priscila

              Responder
            • Robson Luiz

              abr 21, 2014

              Gostei muito das dicas e devo passar umas 5 noites em Istambul. Acha que está de bom tamanho? Saberia me dizer como é o clima por lá em maio?

              Responder
              • Priscila Reis

                abr 28, 2014

                Olá Robson, Tudo bem? 5 noites está ótimo. Dá para conhecer bastante coisa, e aproveitar uns restaurantes bacanas. O mês de maio é ótimo para visitar a Turquia, sem o frio do inverno e sem o calor forte do verão. Boa escolha! abraços Priscila

                Responder
              • Maria Lucia

                jul 10, 2014

                Maria Lucia 09 de julho de 2014. Estamos de viagem marcada para 21 de outubro para Istambul. Gostaria de ficar 6 ou 7 dias. Eu e meu marido não falamos ingles. É possível fazer essa viagem so nos dois sem depender de excurção? E o tempo nessa época é bom? É um país caro para turismo? Obrigada!

                Responder
                • Priscila Reis

                  jul 10, 2014

                  Maria Lucia, Os meses mais quentes para curtir Istambul estão entre abril e setembro. Outubro ainda é bem agradável, não muito frio. A cidade é bem turística, então dá sim para conhecê-la sem guia, desde que vc tenha um guia impresso em mãos com o roteiro que deseja fazer. Não é um país tão caro, e por conta da cultura árabe, você pode pechinchar tudo! A cidade é um encanto. Aproveitem :)

                  Responder
                • Luiza Gabriela

                  ago 19, 2014

                  Oi Priscila, Estou indo pra Turkia ao casamento de uma amiga, ela está morando em Izmir, mas não poderá ficar em Istambul comigo, e como estou com a prima dela, queríamos dar uma parada em Istambul, queria saber com relação a taxi, e os gastos em comidas e pequenas lembranças, consegue me dar uma ideia de gastos? Um taxi de uma cidade a outra por exemplo? Outra questão, meu inglês não é fluente, precisaria de guia, sabe dizer se é muito caro? Vc utilizou desse serviço? Queria um help, pois ela está muito enrolada, e como ela mora e faz tudo de carro, não consegue me dar muita ideia de valores. O que ela me disse que comida é muito barato

                  Responder
                  • Priscila Reis

                    ago 25, 2014

                    Luiza, Muito difícil dar idéia de gastos, pois tudo depende do trajeto no deslocamento, e da qualidade dos lugares onde pretende comer. A comida é sim, barata, exceto em locais mais sofisticados. Quanto ao inglês, se não fala, talvez seja bom contratar uma guia que fale português. Olha esse post: https://www.voali.com.br/dica-de-guia-em-istambul-que-fala-portugues/ abraços Priscila

                    Responder
                  • Maria tereza

                    set 01, 2014

                    Priscila, Deixa ver se entendi sobre o passeio no Bósforo. Pegamos o barco na ponte de gálata. O passeio dura em média duas horas e volta exatamente ao ponto que subimos? Se eu quiser descer em algum ponto preciso esperar em média duas horas para pegar o próximo barco e continuar o passeio de volta? Caso sim, preciso pagar novamente pelo passeio? Obrigada

                    Responder
                    • Priscila Reis

                      set 08, 2014

                      Maria Tereza, Tudo bem? Pelo que me lembro, era possível descer e pegar outro barco sem pagar nada a mais por isso. Mas o melhor é checar essa informação ao chegar, até para ver qual o prazo de validade do bilhete (quantas horas)

                      Responder
                    • Roseli

                      set 14, 2014

                      Olá Priscila, Eu e meu marido estamos indo para a Turquia, no período de 03 à 13.11.2014. Estamos pensando em ficar uns 4 ou 5 dias em Istambul, 02 dias na Capadócia, 01 dia em Pamukkale e 01 dia no sítio arqueológico de Éfesos. Este período é muito frio? Nesta época existe a possibilidade de nevar na Capadócia? E o passeio de balão, é possível neste período? O deslocamento aéreo é o mais indicado? Obrigada

                      Responder
                      • Priscila Reis

                        set 17, 2014

                        Roseli, Tudo bem? Acredito que o seu roteiro está ótimo, e a época pode ser fria, por ser outono, mas normalmente só neva de Dezembro em diante, principalmente na Capadócia. Os passeios de balão não param de acontecer, o ano todo. Só depende do vento e do tempo. Se o tempo tiver bom, mesmo muito frio, o balão sai. Quanto ao deslocamento, fui de avião de Istambul para a Capadócia, o que foi ótimo.

                        Responder
                      • inez maria kinzel

                        dez 04, 2014

                        Oi Priscila! Uma pequena dica (mas bem prática), prá quem vai visitar as Mesquitas é levar na bolsa um par de meias sobressalentes. Em todas elas deve se tirar o calçado ao entrar. Na Mesquita Azul, p. ex., não sei se o carpete é lavado a noite ou se é suor dos pés dos milhares de visitantes, mas de manhã o carpete está úmido. Se não tiver outra meia, vai se passar o resto do dia com os pés úmidos... Muito boas todas as tuas dicas! Obrigada!

                        Responder
                        • Priscila Reis

                          dez 17, 2014

                          Oi Inês, Obrigada pela dica :)

                          Responder
                        • Ana Márcia de Amorim Almeida costa

                          jan 06, 2015

                          Olá Priscila Estarei indo a Istambul em março com mais dois casais de amigos, gostaria de saber se tem algum site com dicas de programas noturno, casa de jazz, musica ao vivo? E se nesse periodo ainda esta muito frio! Adorei seu blog!! Obrigada Bjs

                          Responder
                          • Priscila Reis

                            jan 12, 2015

                            Em março ainda faz frio sim Ana. Quanto à casas noturnas, não conheço nenhum site específico. O que sei é que Istambul tem muitos restaurantes que viram balada após a meia noite. Se tiver concierge no seu hotel, eles com certeza poderão ajudar. Priscila

                            Responder
                          • André

                            fev 04, 2015

                            Olá Priscila, espero que esteja bem. E planejando novas viagens !!!! Eu e minha mulher passaremos 1 semana em Istambul no final de Abril/15 e gostaria da sua ajuda com 2 dúvidas: 1o. ) Os passeios na Mesquita Azul , Santa Sofia , Grand Bazar e Bazar de Especiarias são gratuitos ou temos que comprar algum ticket para entrar ? 2o. ) Sei que os museus necessitam de ticket para entrada. É possível adquirir esses tickets com antecedência (talvez um site específico) para evitar as filas comprando no dia ? 3o. ) Vi muita informação a respeito de contratação de guia em "português" em Istambul e , como falo inglês , fico em dúvida se é mesmo necessário ou se dá para passear na cidade / nos pontos turísticos sem o guia. Pode esclarecer esse ponto ? Agradeço muito pela ajuda. André.

                            Responder
                            • Priscila Reis

                              fev 23, 2015

                              Olá André, Os passeios que vc mencionou são gratuitos sim. Não senti necessidade de comprar nenhum bilhete com antecedência por lá, mas se for a sua escolha, veja nos sites dos próprios museus que pretende visitar. Normalmente é possível adquirir através deles. Quanto à contratação de guia que fala em português, é apenas uma comodidade. Mesmo falando inglês, acho válido contratar alguém para levá-lo nos principais lugares...pelo menos nos primeiros 2 dias. Para que tenha uma visão geral e se sinta seguro na cidade. Depois, acho que com o inglês, dá para se virar. abraços e boa viagem Priscila

                              Responder
                            • Nath

                              fev 05, 2015

                              Olá Priscila, tudo bem? irei para a Capadócia nesta segunda dia 9, e tenho muitas duvidas sobre o que levar na mala pelo fato de estar frio, você tem alguma dica? também gostaria de saber se você foi na noite turca, e se vale a pena?

                              Responder
                              • Priscila Reis

                                fev 23, 2015

                                Oi Nath, como eu estava viajando, não consegui responder a sua mensagem a tempo. Deu certo? Normalmente faz frio nessa época. Espero que tenha dado certo :) Conte aqui como foi a sua experiência! abraços Priscila

                                Responder
                              • Mário Perz

                                maio 11, 2015

                                Priscila, de todos países que conheci nenhum chega aos pés da Turquia, estive duas vezes estive em vários lugares, da Capadócia ao mar Negro, de Ankara ao Mar Egeu, de Istambul até Dardanelos, não existe outro lugar com tanta beleza e já estou com saudades de lá, devo voltar no ano que vem

                                Responder
                                • Priscila Reis

                                  maio 12, 2015

                                  Mário! A Turquia é realmente um espetáculo :) Quero muito voltar abraços Priscila

                                  Responder
                                • Paula

                                  maio 21, 2015

                                  Oi, Priscila Me caso no final de outubro deste ano e estou pensando em passar alguns dias na Turquia, no início de novembro. Você acha que essa época é muito fria ou dá pra aproveitar legal? Você acha que em uns 6 dias conseguimos conhecer Capadócia e Istambul? Obrigada Paula

                                  Responder
                                  • Priscila Reis

                                    maio 30, 2015

                                    Paula, Tudo bem? Acho um pouco corrido, mas dá para aproveitar bem. Eu sempre recomendo uns 5 noites em Istambul e 2 noites na Capadócia, mas dá para adaptar. Quanto ao frio, já é um pouco frio sim nessa época na Europa, mas nada que um casaco bom não resolva, e acessórios adequados. :)

                                    Responder
                                  • Ricardo Aguiar

                                    jul 07, 2015

                                    Oi Priscila, tudo bem? Gostei muito do seu relato e gostaria que me ajudasse, se possível. Em novembro estou indo para Paris e tenho um conexão de 12 horas em Istambul - chego por volta das 22h e parto por volta das 7h. E como não queria simplesmente ficar sentado no aeroporto, gostaria de saber se nesse tempo é possível fazer algum passeio pela cidade, se vale a pena, o que ver etc. Desde já agradeço! Abraço,

                                    Responder
                                    • Priscila Reis

                                      jul 09, 2015

                                      Oi Ricardo, Acho que é possível sim fazer um passeio pela parte antiga da cidade, conhecer as mesquitas, passear um pouco pelas ruas, e depois voltar para o aeroporto. Dará vontade de voltar depois, mas acho que vale a pena :)

                                      Responder
                                    • DIOGO HENRIQUE DE SOUZA LIMA LIONÇO

                                      jan 12, 2018

                                      Boa tarde pretendo passar 5 dias na Turquia, conhecer bem por cima mesmo os principais locais, capadócia, istambul, ancara, anatolia(troia) e aquele parque pamukkale, vc acha que é possível nesse tempo?

                                      Responder
                                      • Priscila Reis

                                        fev 14, 2018

                                        Diogo, Tudo é possível, mas acho que é muita coisa para fazer em 5 dias. Exceto se vc for um viajante que gosta de quantidade. Com tão pouco tempo, não vai apreciar direito. 5 dias, eu faria apenas Istambul e Capadócia.

                                        Responder