Curso de vinho na França – Saint-Émilion, região de Bordeaux Compartilhe:

Curso de vinho na França – Saint-Émilion, região de Bordeaux

Compartilhe:
Índice:

    Curso de vinho na França -Saint Émilion, região de Bordeaux

    Essa viagem não foi marcada por Passeios em Bordeaux, Saint Émilion e as melhores vinícolas da região, comida e muita, mas muuuita bebida mesmo. Melhor que isso. Foi uma viagem rumo ao descobrimento do mundo dos vinhos, onde passei a entender um pouco dessa atividade fantástica, através de um curso de vinho na França espetacular feito da cidade de Saint-Émilion, região de Bordeaux. Vale a pena ler o post Dicas de Bordeaux e Saint Émilion  também para saber como chegar e o que fazer, além do curso! 

    Qual é a escola?

    Primeiramente, vale lembrar que a sugestão desse curso veio por parte do maravilhoso hotel Hostellerie de Plaisance, onde estávamos hospedados. Eles nos recomendaram conhecer a Vignobles & Chateaux, que além de ser uma loja super completa, com excelentes vinhos, também proporciona aos clientes outras experiências. Eles ministram diversos cursos de vinho na França, melhor dizendo, em Saint-Émilion, com degustação. Os cursos podem ser privados, no que eles chamam de Le Package, ou dentro de uma sala de aula, ministrados pela École Du Vin de Saint-Émilion, dentro da própria loja. Recomendo a todos!!!


    (Loja Vignobles & Chateaux)

    A experiência

    Dessa forma, como éramos um grupo de 12 pessoas, optamos por fazer o curso de vinho na França privado – “Le Package” -, seguido de degustação de alguns vinhos Grand Crus Classé e Premier Grand Cru Classé – sobre essa classificação de vinhos, falaremos depois. O nosso professor, Patrick Marchal, foi simplesmente genial. Além de ser francês e entender TUDO sobre vinhos, para a nossa alegria, Patrick já morou no Brasil por 4 anos e fala português “brasileiro” com Perfeição. O “P” maiúsculo foi proposital mesmo. Foi sensacional estar em Saint-Émilion – uma cidadezinha medieval bem pequena – e, surpreendentemente, fazer um curso tão maravilhoso, com um professor falando o nosso idioma fluentemente, e ainda, degustando vinhos de 1ª qualidade. A experiência foi realmente fascinante. Eu, que era totalmente leiga no assunto, saí “me achando”. Ainda assim, posso dizer que aprendemos o apenas o “Bê-a-bá”… mas já foi um começo grandioso.

    O curso sobre vinhos

    O curso de vinho na França, em Saint Émilion, começou com Patrick nos explicando o mapa da região de Bordeaux. Em seguida, aprendemos sobre as diferenças entre os vinhos das principais subregiões, que são Médoc, Paulliac, Pomerol, Margaux, e Saint-Émilion; a produção e mistura das uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (essas que são as 3 usadas usadas na produção dos vinhos daquela região); o significado de “terroir”; plantação das vinhas; época da colheita; regras a serem observadas pelos produtores, etc.. Em seguida, nos mostrou como se faz a verdadeira degustação, passando, nesse momento, pelos exames visual, olfativo e gustativo do vinho. Essa foi, sem dúvida, a parte mais divertida!

    Com efeito, depois de tanta informação, era chegada a hora mais esperada daquela manhã: a prova! Experimentamos alguns vinhos da região, sempre com Patrick nos fazendo identificar as suas características e nos explicando as diferenças. Por fim, ainda meio tontos – como não podia deixar de ser – encerramos a aula com o gostinho não só dos maravilhosos vinhos na boca, mas também de quero mais!  Sobretudo considerando que deveria ter durao apenas 1hora e 30 minutos, mas acabou durando 3 horas. Foi incrível!

    Merci Patrick et à très bientôt!


    Booking.com

    Compartilhe:
    Leia mais:
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    16 Comentários
    • Rodrigo
      Posted at 14:14h, 20 setembro Responder

      Parabéns pelo blog. Gostei muito.
      Qual o custo do curso de vinhos?

      • Priscila Reis
        Posted at 17:48h, 20 setembro Responder

        Rodrigo,
        Tudo bem? As aulas privativas custam a partir de 75 euros por pessoa. Esse valor pode variar a depender do pacote que você escolher.
        Veja o link para a Vignobles Chateaux, onde fiz o curso, que eles detalham os preços: http://www.vignobleschateaux.fr/eng/formules
        Vale a pena!
        Abraços
        Priscila

    • Marcela
      Posted at 17:17h, 20 janeiro Responder

      Ola, parabens pelo site…adorei a materia!!!
      Estou planejando uma viagem para bordeaux e adorei a dica…vc tem o contato desse professor?
      Obrigada!

      • Priscila Reis
        Posted at 10:51h, 27 janeiro Responder

        Prezada Marcela,
        O contato de Patrick é: patrick@vignobleschateaux.fr
        Ele é maravilhoso e fala português do Brasil.
        abraços
        Priscila

    • Mara Pereira Lalia
      Posted at 19:55h, 12 abril Responder

      Olá

    • Mara Pereira Lalia
      Posted at 20:03h, 12 abril Responder

      Olá Priscila ,tudo bem ????,primeiro parabéns pelo blog ,tudo de muito bom gosto ,somos seus fãs !!Vou fazer uma viagem a Bordeaux com meu marido em julho próximo , somos amantes de vinhos e de viagens ,desta vez iremos sozinhos …nosso filhote estará em Toronto ..
      Priscila ,quantos dias são necessários em Bordeaux/St Emillion ???
      Vamos reservar o curso de vinhos tbm
      Obrigado
      Abs
      Mara

      • Priscila Reis
        Posted at 17:42h, 14 abril Responder

        Mara,
        Que delícia que vcs farão essa viagem! O curso de vinhos vale super a pena, e eu recomendo ficar na região de 3 a 5 dias. Tudo depende da quantidade de vinícolas vcs querem conhecer e em que passo.
        Aproveitem 🙂
        Priscila

    • Mércia Araújo
      Posted at 01:22h, 22 abril Responder

      Priscila, tenho interesse de fazer o curso porém não domino o idioma, tem opções para outros idiomas?

      • Priscila Reis
        Posted at 16:24h, 11 maio Responder

        Mércia,
        O Patrick o curso que indiquei fala português!

    • Marcelo Tapety
      Posted at 19:16h, 07 setembro Responder

      Priscila, que dica maravilhosa, irei fazer o curso…. Estou indo a Bordeaux em outubro ficarei 4 dias, tenho dificuldade com o idioma francês ( inglês só o básico) gostaria de saber se é interessante alugar carro para conhecer as vinícolas ou qual melhor forma, e também se é melhor agendar as visitas no próprio site dos chateaus?? Obrigado, abraços!!!

      • Priscila Reis
        Posted at 21:47h, 07 setembro Responder

        Olá Marcelo,
        Tudo bem? Acho sempre melhor alugar um carro para explorar a região, e com o GPS, a barreira da língua não será um problema para se locomover por lá. O melhor é sempre agendar as visitas pelos sites ou telefonando (a maioria fala inglês). Caso não consiga, Patrick, quem eu indico nesse post, também presta o serviço de levar nas vinícolas, embora não seja barato, já que é um profissional hiper qualificado e que entende tudo sobre o assunto. O seu hotel também poderá ajudar.
        Espero ter contribuído e aproveite essa região que eu amo!
        abraços
        Priscila

    • Marcelo Tapety
      Posted at 02:55h, 15 setembro Responder

      Oi Priscila, muitíssimo obrigado pelas dicas, já agendei o curso com o Patrick, estou super ansioso, depois conto como foi minha viagem, abraço !!!

      • Priscila Reis
        Posted at 16:20h, 19 setembro Responder

        Que maravilha Marcelo! Manda abraços para Patrick e aproveita 🙂

    • Adriana Louback
      Posted at 02:37h, 08 março Responder

      Puxa, espero que esse curso ainda esteja sendo oferecido, pois estarei indo pra Bordeaux em Junho. Adorei as informações, vou entrar em contato.

    • ANDERSON BARRETO DOS SANTOS
      Posted at 10:17h, 28 março Responder

      Somos um casal de brasileiros (so falamos o português), estamos interessados em fazer um curso rápido de vinhos em Bordeaux. Qual a melhor ocasião? Quanto tempo? Quanto custaria?

      • Priscila Reis
        Posted at 20:36h, 12 abril Responder

        Andersom,
        Tudo bem? Esse é o curso que recomendamos. Fizemos hea bastante tempo. O ideal é entrar em contato e ver o que eles estão oferecendo hoje em dia! Mas valeu muito a pena 🙂

    Deixe seu comentário