10 dicas para arrumar mala de mão: o que pode levar na bagagem Compartilhe:

10 dicas para arrumar mala de mão: o que pode levar na bagagem

Compartilhe:
Índice:

    10 dicas para arrumar mala de mão

     

    Neste post daremos dicas para arrumar a mala de mão. Falaremos das regras do que pode levar na bagagem de mão em voo nacional e internacional, além de apresentar 10 dicas para arrumar mala de mão.

     

    1. Escolha uma mala leve

    Primeiramente, selecione uma mala de estrutura leve, como as de policarbonato. Várias marcas vendem essas malas de mão levinhas, a exemplo de Samsonite e Rimowa, que pesam em torno de 4 kg. Perceba que você terá em torno de 6 kg para arrumar a sua mala de mão, se possuir uma mala como essas. Caso a mala seja daquelas pesadas, ainda que sobre espaço, pode faltar “kilos”. Uma balança de mala nessas horas é item indispensável!  

     

     2. Observe os limites de peso e medidas

    A mala de mão deve pesar, no máximo, 10 kg. Além disso, hoje em dia as companhias aéreas exigem um tamanho padrão que caiba numa caixinha. Normalmente, eles colocam essa caixinha vazada sobre a sua mala. Se ela couber lá dentro, quer dizer que o tamanho da sua bagagem de mão está dentro dos padrões. Caso contrário, você terá que despachar.

    A bagagem de mão padrão na maioria das companhias aéreas brasileiras tem as seguintes medidas: 35cm de largura, 25 cm de profundidade e 55 cm de altura. Se variar muito e eles conferirem a sua mala, pode ter que despachar no portão de embarque. Embora mundo afora, muitas companhias aéreas seguem a recomendação da International Air Transport Association (IATA), que sugere a medida máxima de 45 cm x 25 cm x 55 cm.

    3. Como despachar a mala de mão sem custo extra?

    No portão de embarque, em voos nacionais, normalmente as companhias aéreas oferecem para despachar a bagagem de mão, sem custo, desde que ela atenda aos requisitos exigidos pela companhia. Eles fazem isso para desocupar os compartimentos superiores na cabine. Observe que se assim fizer, vale a pena colocar eletrônicos, jóias e outros objetos de valor numa bolsa ou mochila que estará com você dentro da aeronave. Assim, suas coisas ficam mais seguras!

    4. Bolsas, mochilas ou sacolas – artigo pessoal

    Além da bagagem de mão, normalmente, você poderá levar mais um artigo pessoal. Ou seja, uma bolsa, mochila ou sacola. As companhias aéreas tem sido mais rígidas com essa regra. Não adianta ir pendurada(o) com um monte de bolsa, mochila, sacolas e ainda a mala de mão, que eles poderão criar problema para você. Ao chegar na aeronave, recomenda-se que coloque esse artigo pessoal abaixo da poltrona à sua frente, exceto quando estiver viajando na primeira fileira. 

    * Se estiver viajando em alguma companhia low cost, é possível que cobrem um valor separado até mesmo para um item pessoal como bolsa ou mochila. Fique sempre atento às regras! 

    5. Cigarro eletrônico

    Normalmente é permitido levar cigarro eletrônico na bagagem de mão, mas é proibido despachar na mala! No entanto, é proibido fumar qualquer tipo de cigarro no avião.

    6. O que não pode faltar na mala de mão

    Minha mala de mão inclui alguns itens essenciais, tais como documentos, computador, carregador de celular + bateria extra. Ainda incluo remédios para dor (fora da caixa), uma roupa extra (inclusive roupa íntima), casaco + pashmina e livros ou revistas. Também não faltam fone de ouvido, protetor auricular, máscara para os olhos, e o mais novo item essencial, a máscara facial para se proteger contra vírus. Pronto, já pode ir para qualquer lugar com essa mala! Em tempo, vale a pena ler o post Como arrumar a  bagagem de mão: dicas para viajar leve

    7. Bagagem especial

    É possível embarcar levando na mão instrumentos musicais, televisores, obras de artes, dentre outros produtos considerados bagagem especial. As companhias aéreas tem regras próprias para esse tipo de transporte. Como exemplo, a Latam estabelece nas suas regras em caso de voos nacionais. Se for voo internacional, leia com atenção a regra da companhia aérea.

    8. Posso levar bebidas alcóolicas em garrafas no avião?

    É permitido bebida alcoólica na mala de mão em voos nacionais, desde que seja observado o volume determinado pelas companhias aéreas. Em voos internacionais, por outro lado, é proibido! Antes da pandemia decorrente do Coronavírus, era possível transportar na cabine da aeronave bebidas compradas no Duty Free. No entanto, muitos países estão começando a proibir. Para maiores informações, se informe junto à companhia aérea que irá usar e leia o post Regras para transporte de bebidas no avião.

    9. Posso levar outros líquidos na mala de mão?

    Normalmente, a regra para transporte de líquidos na mala de mão em voo internacional tem restrição de até 100 ml por frasco, devendo os mesmos estarem em sacos transparentes tipo Ziploc. Em voos nacionais, contudo, exceto no caso das regras específicas para bebidas alcoólicas já mencionadas neste post, não há ainda essa restrição de volume, na prática. No entanto, algumas companhias aéreas deixam claro que só é permitido transportar líquidos com mais de 100 ml nos seguintes casos:

    – remédios com receita médica, em quantidade suficiente para o voo;

    – alimentos infantis tais como leite e papinhas, em quantidade suficiente para o voo, sempre que estiver viajando com bebês ou crianças

    Atenção: Em tempos pós pandemia, é possível que essas restrições para transporte de líquidos fiquem mais rígidos! A dica, portanto, é ficar atento aos informativos nos sites das companhias aéreas. 

     

    10. Itens proibidos na mala de mão

    Qualquer tipo de aerossol, líquidos inflamáveis – inclusive álcool 70% , objetos cortantes, armas (inclusive de brinquedo), ferramentas, alvejantes, ácidos, venenos, gás comprimido, skates elétricos e isqueiros são proibidos na maioria das companhias aéreas.

    Se os Estados Unidos for o seu destino, também não poderá transportar na cabine produtos em pó em frascos maiores que 350 ml na bagagem de mão.

    Vale muito a pena ler o post O que pode levar na mala de mão e itens proibidos pós pandemia

    OBS: Álcool gel é permitido! O que não pode é levar álcool líquido, por ser inflamável!

    E então? Gostaram do post com 10 dicas para arrumar a mala de mão? Faltou algo? Deixem seus comentários abaixo e boa viagem 🙂

    Compartilhe:
    Leia mais:
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    Sem comentários ainda

    Deixe seu comentário