Afiliados: Reserve aqui seu hotel...
Regras para transporte de bebidas no avião: mala de mão e despachada Compartilhe:

Regras para transporte de bebidas no avião: mala de mão e despachada

Compartilhe:
Índice:

    Regras para transporte de bebidas no avião: mala de mão e despachada

    As companhias aéreas restringem o transporte de bebidas alcóolicas. Para evitar surpresas, é importante estar atento às regras para transporte de bebidas no avião. A ANAC estabelece a regra geral em seu website oficial. Há restrições adicionais casos as bebidas sejam inflamáveis. Portanto, leiam com atenção as regras para transporte de bebidas no avião contidas neste post.

    Limitação por teor alcoólico e/ou volume

    A saber, é proibido o transporte de bebidas que tenham teor alcóolico superior a 70%! Não importa se foram adquiridas em Duty Free. Você não poderá levá-las nem na mala de mão nem na mala despachada. Nesse caso, só recomendamos comprar bebidas com teor alcoólico acima de 70% quando chegar no seu destino final.

    Além disso, caso o teor alcoólico da bebida varie entre 24% e 70%, a regra geral é que você poderá transportar até 5 volumes por passageiro. Isso vale tanto para bagagem de mão quanto para mala despachada. Vale observar que o produto deverá estar devidamente lacrado em embalagem do varejo, e o volume unitário não poderá ser superior a 1 litro.

    No Brasil, o transporte de bebidas na mala de mão em voos nacionais tem o limite de 5 litros por passageiro (5 garrafas de até um litro cada).

    Algumas companhias aéreas, contudo, restringem ainda mais as regras definidas pela ANAC. Como é o caso da Latam, que informa em seu website que só é possível transportar 3 litros de bebida alcóolica na bagagem despachada, tanto em voos nacionais quanto internacionais.

    Algumas dicas sobre transporte de bebidas no avião

    Por esse motivo, sempre que for viajar e pretender transportar bebidas, leia atentamente as regras para transporte de bebidas no avião impostas pelo país para onde vai e da própria companhia aérea. Assim, você evita surpresas na alfândega e na própria hora de despachar a bagagem. Além do mais, é preciso ficar atento às novas regras locais para transporte de bebidas que surgirão pós-pandemia.

    Exemplo disso é a regra imposta pelo Aeroporto de Guarulhos que, a partir de junho 2020, restringirá o transporte de líquidos com mais de 100 ml na bagagem de mão. A regra será aplicada aos passageiros que estiverem em conexão internacional naquele aeroporto.

    Isso quer dizer que se você comprar bebidas ou perfumes no Duty Free, vindo de outro país, e passar por GRU em conexão internacional, NÃO PODERÁ SEGUIR COM AQUELES LÍQUIDOS NA MALA DE MÃO. Assim, terá que despachá-los.

    Sem dúvida, um verdadeiro transtorno que merece ser evitado!

    Esse tema é de extrema relevância, por exemplo, se vai viajar para o Chile, numa viagem focada em vinhos. Veja, por exemplo, o post Melhores vinícolas no Chile: roteiro dos vinhos chilenos


    Compartilhe:
    Leia mais:
    Priscila Reis

    Baiana, viajante profissional e advogada na área de direito digital, fundou o site #voali depois de muitas andanças pelo mundo, aliado ao seu interesse por tecnologias da internet. Prefere voltar a um lugar amado mil vezes do que conhecer mil lugares.

    Sem comentários ainda

    Deixe seu comentário