Melhores trilhas em Fernando de Noronha Compartilhe:

Melhores trilhas em Fernando de Noronha

Compartilhe:
Índice:

    Melhores trilhas em Fernando de Noronha.  Assim como há diversas praias maravilhosas na ilha, sobre as quais falamos no post Melhores praias de Fernando de Noronha, as trilhas também levam os turistas aos encantos da ilha. Não recomendo sair de lá sem experimentá-las, principalmente se não estiver com crianças. Algumas delas são simplesmente curtas caminhadas até as praias, onde você consegue sair de carro do hotel até certo ponto para dar início a caminhada. Ressalto que as trilhas que estão localizadas na área do Parque Nacional Marinho só podem ser visitadas com a autorização do IBAMA e com acompanhamento de guias credenciados. Somente as trilhas dentro da Área de Preservação Ambiental de Noronha são de acesso livre. Confira também o post Taxa de preservação ambiental em Fernando de Noronha e Regras para entender melhor como funciona esse acesso às trilhas.

    1. Trilha do Farol

    Essa caminhada é super tranquila e tem a sequência de mirantes que possibilitam uma vista encantadora durante o percurso. A trilha começa na Praia do Sancho e termina no farol da Ponta da Sapata e tem ao todo 2.5 km de extensão. Sem dúvidas, é uma das melhores trilhas em Fernando de Noronha! 

    2.Trilha Capim Açu

    Seguindo por essa trilha chega-se a uma das extremidades da Ilha, onde pode-se avistar ruínas de equipamentos construídos durante a Segunda Guerra Mundial. Caminha-se até chegar à Ponta do Capim Açu, e a partir daí uma descida em direção à Praia do Leão, uma das mais bonitas de Noronha. Essa é a trilha mais longa de Fernando de Noronha, portanto exige certo preparo físico. Ela abre somente de agosto a fevereiro e tem 7km de extensão.

    3. Trilha dos Abreus

    Essa trilha é bem tranquila e gostosa de fazer. Você vai de carro até certo ponto, faz uma caminhada por meio de uns campos verdejantes lindíssimos e depois desce uma pequena montanha de pedra com a ajuda de uma corda. Você irá chegar a umas piscinas naturais pequenas mas super gostosas. Um bom passeio para quem já conhece bem Noronha e quer fazer algo diferente.

    4.Trilha Baia do Sancho

    Falando sobre as melhores trilhas em Fernando de Noronha, não poderia deixar de citar a Trilha da Baia do Sancho. A versão radical dessa trilha começa na Praia da Cacimba do Padre, passando pelas montanhas rochosas da Baía dos Porcos (acessível apenas na maré baixa), até chegar à subida do penhasco que leva à Baía do Sancho. Quem não quer andar muito pode ter acesso à Baía do Sancho de carro, chegando a umas passarelas de madeira, tendo como aventura a descida da escada encravada numa fenda por dentro de uma pedra, até chegar à praia que fica lá embaixo. O visual é de tirar o fôlego!

    5. Trilha da Baia dos Golfinhos

    É uma das trilhas mais calmas de Fernando de Noronha, com destino para o Mirante dos Golfinhos, o local perfeito para apreciar a visita dos Golfinhos rotadores. Veja dicas importantes no post Melhor época para visitar Fernando de Noronha. Vale muito a pena fazer essa trilha em Noronha!

    6. Trilha Costa Esmeralda

    O percurso da trilha Costa Esmeralda te permite passar por três praias lindas do Mar de Dentro como a do Bode, Quixaba e Cacimba do Padre, num percurso de 2 horas e 2.200 m de extensão. No caminho é possível avistar as aves em busca de comida mergulhando na água e fazendo manobras no ar, e de presente, no fim da trilha avista-se o Morro Dois Irmãos. Essa trilha em Fernando de Noronha é excepcional e uma das minhas preferidas. O legal de estar com um guia é que você começa na Praia do Cachorro e ele vai mostrando alguns segredinhos da ilha, como essa piscina natural no meio de umas pedras, entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição (foto abaixo).

    7. Trilha Costa Azul

    O ponto de partida dessa trilha é a Vila dos Remédios, lugar onde está erguido o presídio feminino desde o século 18. A partir deste ponto pode-se observar por mirantes naturais em certos pontos da caminhada, as praias do Cachorro e do Meio. A trilha tem seu final na praia da Conceição, onde está o Morro do Pico onde também chega-se às ruínas do Forte de St. Cruz. Um verdadeiro descobrimento da história de Fernando de Noronha.

    8. Trilha da Atalaia

    É a trilha mais famosa e concorrida e não poderia deixar de estar entre as melhores trilhas em Fernando de Noronha. É através dela que se chega ao aquário natural mais lindo ilha, cheio da vida marinha do arquipélago. Há duas possibilidades de percorrer essa trilha, sendo uma mais curta e uma longa. A trilha mais curta dura em cerca de 45 minutos e tem como destino principal a praia do Atalaia e a mais longa aproximadamente 3hrs. Há diversas restrições para quem vai fazer a trilha e nadar nas piscinas naturais, como, por exemplo, a proibição de se fazer uso de protetor solar. Tem que reservar com antecedência, logo no primeiro dia que você chegar à ilha, e só pode fazer a trilha com guia!

    Abaixo fizemos uma tabelinha com as principais trilhas, grau de dificuldade e distância, para que vocês possam se planejar melhor!

    E você, o que achou das dicas? Espero que goste e guarde a nossa tabelinha no bolso!  😛

     

    Compartilhe:
    Leia mais:
    Amanda Zaira Pereira Almeida
    2 Comentários
    • Joyce
      Posted at 18:54h, 30 outubro Responder

      Olá, adorei o seu blog!

      Gostaria de saber se essas trilhas de grau baixo de dificuldade sao possíveis de serem realizadas com crianças pequenas (02 anos de idade) e pessoas com mobilidade reduzida. Quais vc me indicaria? Obrigada!

      • Priscila Reis
        Posted at 22:11h, 05 fevereiro Responder

        Oi Joyce,
        Tudo bem? Essas trilhas não são muito adequadas para crianças pequenas! Há vários passeios, praias com fácil acesso em Noronha, muito mais propícias. Dá uma olhada nos posts de melhores praias 🙂

    Deixe seu comentário